Da Redação
São Paulo reúne os melhores restaurantes da América Latina e do mundo. São mais de 15 mil restaurantes e 20 mil bares que oferecem os mais variados tipos de culinária, dos mais diversos países e dos mais variados preços.
Além disso, São Paulo tem uma culinária própria, oferecendo desde coxinha de siri a brigadeiro de capim santo. Conheça agora algumas guloseimas que você não pode deixar de experimentar quando visita ou mora em São Paulo.
Sanduíche de mortadela
Tradicional lanche da capital paulista, o sanduíche de mortadela é um clássico e não dá para deixar de conferir. Dentro de um pão francês são colocados quase meio quilo de mortadela e são vários os estabelecimentos que oferecem essa iguaria no Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão. Para encontrar a versão mais tradicional, vá ao Bar do Mané cujo sanduíche, além da mortadela, vem acompanhado por queijo prato, alface e tomate.
Pastel de bacalhau
Outro símbolo gastronômico da cidade é o pastel de bacalhau. Recheado com uma porção generosa de bacalhau imerso no azeite, o pastel é um sucesso nas barracas de comida do Mercadão. Para apreciar a versão mais tradicional, vá até o Hocca Bar, que possui tempero secreto e de família.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Bauru
Lanche nascido na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, foi inventado na década de 1920 e é feito com pão francês, quatro queijos derretidos, rosbife e fatias de tomate e pepino. A primeira lanchonete a trazer o lanche para a capital foi a Ponto Chic, inaugurada há mais de 90 anos no Largo do Paissandu, região central da cidade, e que possui Certificado Municipal da cidade de Bauru, que atesta a originalidade e exclusividade de venda do verdadeiro sanduíche.
Pastel da Maria
A barraca de pastel mais premiada da cidade é a da Maria, japonesa que veio para o Brasil em 1963 e que na verdade se chama Kuniko. São mais de 20 sabores, entre doces e salgados, e o de carne é o mais pedido e ganhador de diversos prêmios. Dá para encontrar o Pastel da Maria em cinco feiras livres diferentes, sendo a mais tradicional a da Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, e em mais seis lojas espalhadas pela cidade.
Sanduíche de pernil
Tradicional lanche vendido nos arredores de estádios de futebol, o sanduíche de pernil é feito com pão francês, 200 gramas da carne e vinagrete. Para experimentar, vá até o Estadão Bar & Lanches, no Viaduto Nove de Julho, que foi aberto há mais de 40 anos e funciona 24 horas ou então aproveite para conhecer a Ceagesp, entreposto de abastecimento, e experimente o sanduíche do Zezé.
Pizza
Abrigando a maior colônia italiana do Brasil, São Paulo pode dizer que tem a melhor pizza do país. São centenas de pizzarias que oferecem os mais diversos sabores, desde a clássica marguerita até a exótica de cogumelo shimeji. Não deixe de conhecer a pizzaria 1900, tradicional, possui várias unidades e pizzas especiais como a carciofini, que vai coração de alcachofra e parmesão. A premiada Bráz Pizzaria possui sete unidades em São Paulo e foi eleita pelas revistas Época e Veja como a melhor pizzaria da cidade.
Hambúrguer
Na cidade o simples X-burguer ganha um toque especial e se transforma em hambúrguer marinado na cerveja Pale Ale, na companhia de maionese de cerveja. Para quem prefere um lanche mais tradicional, vale conhecer a Hamburgueria do Sujinho, Hambúrguer do Seu Oswaldo e o Z Deli Sanduíches, que mesmo em um espaço pequeno oferece sanduíches suculentos, macios e famosos. Na Meat Chopper, os hambúrgueres são preparados com 200 gramas de fraldinha moída, lá mesmo, e o house burger, cheese salada umedecido por maionese temperada e relish de pepino, e o onion’n’cheese, composto de queijo emmental e bastante cebola caramelizada são pedidas imperdíveis.
Brigadeiro
Há algum tempo o docinho deixou de ser coisa de festa de criança ou motivo de briga em casa para ver quem lambe a panela. Em São Paulo, são dezenas as lojinhas especializadas nessa sobremesa tão tradicional. A Maria Brigadeiro foi uma das primeiras a se especializar e hoje prepara 40 versões do docinho, e os sabores mais inusitados variam entre limão-siciliano, uísque, mel, pimenta e vinho do Porto. Já a Brigaderia prepara mais de dez mil unidades de brigadeiro para todas as suas unidades. O cardápio apresenta mais de 30 variedades da guloseima, como o de cachaça boa vida, cheescake de goiabada e pistache.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Coxinha
O petisco mais famoso e querido de bares e botequins ganha um toque especial em São Paulo. Em restaurantes como o Mimo, o salgado aparece na versão mini, feito de mandioquinha com raspas de limão-siciliano. A coxinha da Doce & Cia, na Rua Fradique Coutinho, 527, Pinheiros, é uma das mais deliciosas que você pode experimentar. Massa fininha e muito recheada. No Las Chicas, a massa é de mandioca e o recheio de camarão ao queijo roquefort. Se quiser uma versão mais tradicional, conheça o Frangó e o Armazém Veloso.
Massas
Uma das colônias que mais influenciaram a cultura paulistana é a italiana. Seus trejeitos e sotaque foram incorporados pelos moradores, assim como suas festas e culinária. Pela cidade estão espalhadas cantinas que oferecem a melhor e mais tradicional comida italiana. Na Cantina Famiglia Mancini, as entradas são uma atração à parte. O cardápio inclui grande variedade de queijos, azeitonas, sardela napolitana, aspargos, aliche, carpaccios diversos, entre vários outros. Podem ser apreciadas massas como o ravióli de ricota, espinafre e nozes ao molho de tomate, azeitona preta e ervas e o farfalle ao ragú de cabrito. Das carnes, o campeão de pedidos continua sendo o filé à parmegiana. Entre as mais tradicionais do bairro do Bixiga, reduto italiano, estão a Cantina C… Que sabe! e a Generale, decoradas com toalhas quadriculadas e vinhos e azeites à mostra.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Comida de rua
As barraquinhas de comida popular podem ser facilmente encontradas próximo às estações de metrô, terminais de ônibus e universidades. Oferecendo hot dog, milho, pipoca, churrasco, batata-frita, yakissoba e churros a preços populares, as comidas de rua podem até ser gordurosas, mas são deliciosas.
Virado à paulista
Prato tradicionalíssimo é servido às segundas-feiras e é feito com arroz, couve refogada, banana à milanesa, linguiça, torresmo e tutu. A refeição é super simples e qualquer restaurante por quilo, ou à la carte, oferece essa iguaria que é a cara do paulistano.
Fonte: cidadedesaopaulo.com com edição nossa.