Da Redação
Procurando um destino charmoso e próximo a São Paulo para curtir o final de semana?
Quem mora em São Paulo sabe que qualquer feriado ou final de semana é motivo para programar uma viagem curtinha. Para isso, é sempre bom ter opções de cidades próximas a São Paulo que não exigem muito planejamento para conhecer.
Para quem deseja curtir um final de semana fora do agito da capital sem precisar gastar muito, uma boa dica é conhecer cidades pequenas e charmosas próximas a São Paulo. São lugares com passeios bem legais, paisagens de tirar o fôlego e um sossego sem igual.
Para te inspirar a conhecer lugares diferentes sem ir muito longe, preparamos uma lista com cidades pequenas e próximas a São Paulo que valem a visita. Confira na galeria abaixo:
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
GUARAREMA, 80 KM DE SÃO PAULO
A cidade de Guararema fica a aproximadamente 1 hora de São Paulo e é uma incrível opção de viagem curtinha próxima a São Paulo, principalmente para quem quer sair da rotina e conhecer um lugar novo cheio de atrações incríveis.
O local, que chama atenção por sua quantidade de passeios gratuitos, é muito procurado por quem quer conhecer lugares novos sem gastar muito. Por lá, encontramos um charme sem igual: uma cidade antiga que une a natureza com construções históricas. A combinação não poderia ser melhor, o visitante volta ao tempo em uma época onde o tempo passava devagar e o transporte era feito por antigas locomotivas.
Seja para se sentir no interior sem ir muito longe da capital ou até mesmo curtir um momento diferente, você precisa conhecer Guararema.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
CABREÚVA, 80 KM DE SÃO PAULO
A apenas 80 km de São Paulo está a charmosa cidade de Cabreúva: um pedaço da natureza e calmaria sem precisar ir muito longe da capital. O destino é a pedida certa para quem quer fazer um passeio bate e volta diferente ou até mesmo curtir um final de semana longe da cidade. Com opções de hospedagens mais econômicas, trilhas em meio à natureza e um incrível templo budista, Cabreúva é uma daquelas boas surpresas do estado de São Paulo.
Um dos lugares que merecem destaque na cidade é o Centro de Meditação Kadampa Brasil. O local é um ótimo passeio para quem quer conhecer melhor a cultura budista ou até mesmo ter um momento de silêncio em meio à natureza. Por lá existem diversas atividades gratuitas e abertas ao público – palestras e cursos de um dia estão na lista.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
PEDRA BELA, 120 KM DE SÃO PAULO
Pedra Bela é uma pequena cidade localizada a cerca de 120 km de São Paulo. Com 6 mil habitantes, o destino é perfeito para quem quer conhecer lugares novos próximos à capital e que oferecem a simplicidade que só o interior de São Paulo tem. A grande atração da cidade é a Mega Tirolesa de 1.900 metros de extensão que liga o alto de um morro com a cidade lá em baixo. A aventura é tão grande que muitos turistas saem de todos os cantos de São Paulo só para conhecer a tirolesa.
Embora seja um destino indicado para passeios bate e volta, é possível esticar o roteiro e curtir algumas pousadas da região e degustar a culinária local. Nos dias quentes, vale a pena fazer alguma de suas trilhas que levam a refrescantes cachoeiras de águas cristalinas.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
HOLAMBRA, 130 KM DE SÃO PAULO
Conhecida como Cidade das Flores por estar entre as maiores produtoras do Brasil, Holambra é um destino super charmoso, distante apenas 130 km de São Paulo. A cidade abriga lugares bem característicos das regiões da Europa, além de passeios divertidos que agradam a toda família.
A cidade, que foi fundada oficialmente no ano de 1991, recebe fortes influências europeias, sobretudo holandesas e alemãs. A charmosa cidade possui apenas 12 mil habitantes, sendo um lugar limpo e muito bem preservado. Não é à toa que seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um dos mais altos do Brasil.
Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade é o Moinho Povos Unidos, inaugurado em 2008 para comemorar os 60 anos da imigração Holandesa no Brasil. Por lá, é possível observar de perto a construção, visitar seus 5 andares e saber como foi construído o local. O moinho é o mais alto do Brasil.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
MONTE VERDE, 164 KM DE SÃO PAULO
A apenas 164 km de São Paulo, a charmosa cidade mineira de Monte Verde é um dos destinos preferidos dos turistas que gostam de relaxar, mas ao mesmo tempo são fãs aventura e boas gastronomia. Refúgio perfeito e aconchegante para o inverno, a cidade também é a pedida certa em qualquer época do ano e não apenas quando as temperaturas estão baixas.
Com um pouco mais de 6 mil habitantes, Monte Verde conquista pelo seu charme, localização e atrativos. Embora esteja em meio às montanhas mineiras, por lá encontramos ares de cidade pequena ao mesmo tempo em que é possível realizar diversos passeios legais.
Visitar uma incrível fábrica de cerveja, conhecer melhor a produção de chocolates artesanais ou quem sabe fazer trilhas pela natureza? Esses e outros passeios podem ser encontrados pela cidade. Já para quem gosta mesmo é de descansar, curtir as pousadas podem ser uma ótima opção também.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, 170 KM DE SÃO PAULO
A apenas 170 km de São Paulo, no coração da Serra da Mantiqueira, está a charmosa cidade de Santo Antônio do Pinhal, que está conquistando cada vez mais fãs. A mil metros de altitude, o local é uma ótima alternativa à badalada Campos do Jordão, já que fica a apenas 20 km de distância da cidade. Ou seja, opção mais barata e tranquila de hospedagem e passeio na região!
Com pousadas charmosas, muitas áreas verdes e um ar de cidade pequena do interior, Santo Antônio do Pinhal conquista por seu charme e simplicidade. Com um pouco mais de 7 mil habitantes, os turistas encontram por lá um ambiente perfeito para fugir das grandes multidões.
Uma das melhores formas de conhecer as cidades vizinhas é através de um charmoso passeio de trem que sai de Santo Antônio do Pinhal e tem como destino Campos do Jordão. Trata-se do Trem do Mirante, que oferece um roteiro de 2h30, que passa pelo centro de Campos do Jordão, trechos da Serra da Mantiqueira e um dos pontos ferroviários mais altos: Alto do Lajeado com 1.743 metros de altura.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
BUENO BRANDÃO, 180 KM DE SÃO PAULO
Bueno Brandão é a típica cidade mineira que abriga incríveis atrações e uma gastronomia de deixar qualquer pessoa com água na boca. Localizada a cerca de 180 km de São Paulo, a cidade do sul de Minas encanta por sua simplicidade, charme e nada menos do que 33 cachoeiras.
O destino é um daqueles ‘tesouros’ escondidos próximos a São Paulo já que muita gente ainda não conhece. Com um pouco mais que 11 mil habitantes, visitar Bueno Brandão é como descobrir um universo recheado de cachoeiras.
Para os amantes da natureza, a cidade é um prato cheio, já que possui um extenso leque de opções que envolvem águas naturais e curtir a natureza. Para quem gosta de trilha, o local abriga um dos mirantes mais bonitos da região: o Pico da Torre, que tem 1800 metros de altura.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
CAMPOS DO JORDÃO, 180 KM DE SÃO PAULO
A cidade de Campos do Jordão, a cerca de 180 km de São Paulo, é o destino de inverno preferido dos paulistas. Com 50 mil habitantes, o destino é uma das maiores cidades do roteiro, embora ainda consiga manter o charme de cidadezinha pequena.
Pousadas e hotéis aconchegantes em meio às montanhas, restaurantes com fondue e muitas paisagens de cair o queixo é o que não falta por lá. Afinal, como resistir a tanto encantos, né? A melhor parte da cidade é que é possível encontrar programas para todas as idades e gostos – ou seja, dá para explorar a região durante o dia e à noite sair para jantar ou, quem sabe, curtir uma festa durante a alta temporada.
Esqueça o clichê de que viagem no campo é monótona: em Campos você pode conhecer uma fábrica de cerveja com degustação, fazer passeio de trem, fazer trilhas, comer muito e até mesmo curtir um passeio pela charmosa rua principal da cidade.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
GONÇALVES, 210 KM DE SÃO PAULO
A cidade de Gonçalves fica a aproximadamente 210 km de São Paulo e conta com muitos atrativos que agradam a todos os tipos de viajantes, principalmente àqueles que buscam sossego. A cidade combina o típico clima mineiro com restaurantes e pousadas rústicas.
Com um pouco mais de 4 mil habitantes, o destino possui opções de roteiros para quem quer descansar e até mesmo para quem busca atividades em meio a natureza. São diversas cachoeiras com ótimos poços de banho e trilhas com roteiros das mais diversas dificuldades. Além disso, Gonçalves desponta como uma das maiores produtoras de alimentos orgânicos do Brasil, por isso, o destino é rico em variedades gastronômicas de qualidade.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
CUNHA, 223 KM DE SÃO PAULO
Você já ouviu falar de Cunha?! A cidade serra entre São Paulo e Rio de Janeiro é um daqueles lugares charmosos que mais parece ter saído de um conto de fadas. Em meio à Serra do Mar, o destino é o refúgio perfeito para curtir atrações naturais e paisagens surpreendentes. Com 22 mil habitantes, o destino fica a 223 km de São Paulo e é procurado, principalmente, por casais que buscam curtir os charmes da serra. A principal atração e o cartão-postal de Cunha é certamente seu Lavandário: um incrível campo com flores roxas que transforma o local em um cenário dos sonhos.
Para deixar tudo ainda melhor, hotéis e pousadas completam a experiência. Seja para curtir em um final de semana ou nas suas férias, com certeza Cunha vai te surpreender.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
EMBU DAS ARTES, 32 KM DE SÃO PAULO
A pouco mais de 30 quilômetros de São Paulo, Embu das Artes atrai muitos turistas por causa de suas feiras de artesanato e artes, que reúnem quase 800 expositores com pinturas, peças de artesanato, móveis, produtos de couro e tecido, entre muitos outros artigos. A feira acontece todos os finais de semana e feriados, das 9h às 18h.
Conheça o centro histórico da cidade, que oferece restaurantes, bares, ateliês, lojas de móveis rústicos e galerias de arte. Confira também o Parque do Lago Francisco Rizzo, se gosta de natureza, o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, para um passeio mais histórico, ou a Cidade das Abelhas, uma ótima pedida para entreter as crianças.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
BOITUVA, 120 KM DE SÃO PAULO
Uma cidade bem próxima da capital, a menos de duas horas de viagem, Boituva é destino para quem busca esportes radicais e sossego. Lá, localiza-se o Centro Nacional de Paraquedismo e a cidade também oferece passeios de balão. Se quer algo mais família, também há outras atividades, como pesca no Hotel Boitupesca. Já os apreciadores de cachaça vão querer conhecer a Fazenda do Pinhal, onde é produzido a cachaça local Três Coronéis.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
SOCORRO, 135 KM DE SÃO PAULO
A 135 quilômetros de São Paulo se encontra a cidade de Socorro, na região da Serra da Mantiqueira. A cidade é um dos pontos de encontro dos aventureiros, com opções de ecoturismo com muita emoção: arvorismo, rafting pelo Rio Peixe, tirolesa de 1 km de extensão, entre muitos outros. A Gruta do Anjo também é outra atração de Socorro, onde os visitantes podem adentrar a gruta de pedalinho e apreciar a caverna com águas cristalinas. Se sua praia é fazer trilhas, Socorro também possui ótimas opções, como a Pedra da Boa Vista, que fica a 1.300 metros de altura e atrai praticantes de trekking, rapel, caminhada e de voo com paraglider.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
PEDREIRA, 136 KM DE SÃO PAULO
Pedreira chama a atenção por seu artesanato local em porcelana, que é muito vendido nas lojinhas do centro da cidade, que vendem utensílios de cozinha, louça, esculturas, vasos e quadros. O Museu da Porcelana também conta a história desta arte feita na região – desde a instalação dos italianos até os dias mais atuais. O centro ainda possui passeios interessantes por igrejas, lojas de porcelana, feira de arte e artesanato, cafés e o Casarão Real Pedreira, que é uma casa estilo colonial com diversos objetos da época em exposição.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
ÁGUAS DE LINDÓIA, 186 KM DE SÃO PAULO
A cidade de Águas de Lindóia é uma estância hidromineral, que fica a 945 metros a altitude. É destino perfeito para quem busca águas termais, sendo uma ótima opção para idosos e crianças. A cidade possui o parque aquático Thermas Regionais, que atrai muitas crianças pelos tobogãs e piscinas. Um dos atrativos da cidade é a Gruta de Nossa Senhora de Fátima, sagrada aos religiosos que desfrutam da água mineral da fonte. Outro ponto turístico da região é o Morro Pelado, com 1400 metros de altitude e que oferece uma vista panorâmica da região.
Fonte: www.guiadasemana.com.br