Da Redação
Quer fazer um passeio gratuito, mas não sabe qual que realmente vale a pena? O GUIA SP 24H te conta!
Não importa a situação financeira: fazer um passeio gratuito sempre é uma boa ideia. Afinal, quem não gosta de sair da rotina e fugir dos roteiros clichês sem gastar muito? Se a maioria dos lugares que você acha legal é muito caro ou já te cansou, talvez seja a hora de dar uma chance para os passeios gratuitos.
Pensando nisso, a gente listou 17 passeios gratuitos em SP que realmente valem a pena. Confira:
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
PARQUE DA ÁGUA BRANCA
O Parque da Água Branca, que tem a entrada de animais proibida, guarda um pedaço do interior cafeeiro de São Paulo em meio à zona oeste da capital. O local guarda refúgios em meio à cidade e nem parece que se encontra na imensa Avenida Matarazzo – lá é normal encontrar galinhas, cisnes e filhotes de aves andando harmoniosamente em meio aos visitantes. Seja para ler um livro, fazer exercícios ao ar livre, meditar, participar de aulas de yoga ou fazer um piquenique ou almoço em família nas mesas de madeira em meio a árvores e muito verde, a ida ao Parque da Água Branca realmente vale a pena.
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca
Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 06h às 20h
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
SOLO SAGRADO
O Solo Sagrado é um daqueles passeios que fazem qualquer um se encantar pelas belezas da natureza – sem mencionar que parece que estamos fora de São Paulo! O local foi construído em 1945 para ser um protótipo do Paraíso Terrestre, deixando para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal. Ao todo são mais de 300 mil metros quadrados com jardins com paisagismo, cachoeiras artificiais, árvores e espaço para caminhada – tudo isso às margens da Represa de Guarapiranga, uma das maiores represas da capital. As visitas ocorrem apenas na 4ª semana do mês e não é preciso fazer agendamento (apenas para grupos acima de 15 pessoas).
Endereço: Av. Profº Hermann Von Ihering, 6567 – Jardim Casa Grande
Horário de funcionamento: Quinta a domingo, das 7h30 às 15h (apenas na quarta semana do mês)
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
VIVEIRO MANEQUINHO LOPES
Um passeio muito bacana dentro do Parque do Ibirapuera é a visita ao Viveiro Manequinho Lopes, espaço de produção de mudas para plantio em áreas públicas da cidade. O local possui coleções vivas de espécies vegetais com um rico acervo de 200 espécies diferentes de plantas com potencial paisagístico e à disposição dos visitantes. A paisagem colorida deixa qualquer um encantado e certamente faz qualquer um esquecer dos problemas.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1288 – Ibirapuera
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
CINEMATECA BRASILEIRA
O matadouro municipal, de onde saíam toneladas de carne para serem vendidas por toda São Paulo no início do século 20, é hoje o local onde muitas histórias são contadas por meio do cinema. O espaço conhecido como Cinemateca, na Vila Mariana, adaptou as instalações para abrigar salas de projeção, conservação e restauro de filmes – para saber mais sobre a programação, clique AQUI. Além disso, é possível fazer um passeio pelo espaço apenas para conhecer ou até mesmo realizar um piquenique, sendo autorizada a entrada de cães de pequeno porte.
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
Horário de funcionamento: Segunda a quarta, das 8h às 18h; quinta a domingo, das 8h às 21h
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
RED BULL STATION
O Red Bull Station ocupa um edifício de 1926 tombado como patrimônio histórico, onde antigamente funcionava a subestação de energia Riachuelo, desativada em 2004. O prédio reabriu as portas em outubro de 2013 trazendo muita programação musical e cultural gratuita aos paulistanos! São cinco andares que contam com programas permanentes de residências e ocupações, além de uma cafeteria com preços acessíveis, um terraço com fonte luminosa e um estúdio de música. Para ficar de olho na programação, basta acessar o site clicando AQUI.
Endereço: Praça da Bandeira, 137 – Centro
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 11h às 20h; sábado, das 11h às 19h
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
MUSEU DA ENERGIA
Após um ano fechado, o Museu da Energia reabriu em janeiro de 2018 e conta com novas salas e recursos audiovisuais que abordam temas como a história da iluminação pública na cidade e o uso sustentável da energia, além de um Espaço das Águas. Com dois andares, o visitante pode conhecer por meio de vídeos, fotos e objetos museológicos, a história dos serviços de iluminação pública na capital, além de entender o caminho da água: desde os reservatórios até a torneira.
Endereço: Alameda Cleveland, 601 – Campos Elíseos
Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 17h
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
JARDINS DO MUSEU DO IPIRANGA
O Museu do Ipiranga é um dos pontos turísticos mais importantes de São Paulo, considerado um passeio obrigatório para todos que desejam conhecer melhor a história da cidade e do Brasil. Por motivos de reforma, ele permanecerá fechado até 2020, mas é possível se aventurar pela área externa do museu – que por si só já vale a visita. O chamado Parque do Ipiranga guarda inúmeras surpresas em meio à cidade movimentada: seus jardins ornamentados e minuciosamente moldados são um verdadeiro colírio para os olhos. Seja para praticar exercícios ao ar livre, andar de skate ou simplesmente fazer uma deliciosa caminhada, o local é uma ótima pedida.
Endereço: Rua Brigadeiro Jordão, 149 – Ipiranga
Horário de funcionamento: Diariamente, das 05h às 20h
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – CCSP
O Centro Cultural de São Paulo (CCSP) é um espaço com uma das programações culturais mais interessantes da cidade. O local reúne a Pinacoteca Municipal, a discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, um conjunto de bibliotecas, espaços expositivos, cursos diversos, teatro e cinema, além de uma horta comunitária – tudo aberto ao público.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 20h; sabado e domingo, das 10h às 18h
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ
O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade, com 1.135 metros de altitude. Para quem ainda não conhece, o local proporciona ao visitante um incrível panorama da capital. Existem algumas maneiras de chegar até lá, como os quatro quilômetros da Trilha do Zé Pai, que valem a pena pelo remanescente de Mata Atlântica, ou a Trilha do Silêncio, melhor para iniciantes.
Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luisa
Horário de funcionamento do parque: Diariamente, das 7h às 17h
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
BIBLIOTECA DE SÃO PAULO
Localizada em Santana, na Zona Norte, a Biblioteca de São Paulo foi inaugurada em 2010 e conta com mais de quatro mil metros quadrados de área e mais de 35 mil itens! O espaço modelo, construído onde antes ficava a Penitenciária do Carandiru, é impressionante.
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630, Santana
Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 9h30 às 18h30
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
AVENIDA PAULISTA ABERTA
Um dos cartões postais da capital também se transforma em uma verdadeira praia urbana aos domingos e feriados. Sem a passagem de carros e ônibus no local, os pedestres podem explorar a Avenida Paulista, com seus 2,7 km, a pé. São diversos tipos de programas para fazer por lá: além de curtir os parques, praças, restaurantes e passear nas diversas lojas, é possível andar de bicicleta, skate, praticar esportes ao ar livre e até mesmo levar cadeiras de plástico para curtir um dia tranquilo! Geralmente rola até show ao vivo, organizado no vão do Centro Cultural Fiesp, por exemplo.
Fechada para carros, aberta para pedestres: domingos e feriados, das 9h às 19h
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
COPAN
Projetado na década de 1950 por Oscar Niemeyer, o prédio se tornou um dos símbolos da cidade e um de seus pontos turísticos mais procurados. Entre as centenas de apartamentos residenciais e dezenas de estabelecimentos comerciais, são organizadas visitas gratuitas durante a semana que levam o visitante até o topo do edifício de 115 metros de altura. E apreciar nossa cidade do alto é uma experiência que sempre vale a pena!
Endereço: Av. Ipiranga, 200 – Centro
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
BECOS DA VILA MADALENA
A Vila Madalena, em sua diversidade, é frequentemente considerado o bairro mais cool da cidade. Com diferentes opções gastronômicas, milhares de bares, lojas e escolas, destaca-se também por disseminar a arte, com uma vasta galeria ao ar livre e muitos centros culturais. O local, único, tornou-se ponto de encontro e também ícone da cidade de São Paulo. O bairro em si já é um passeio que vale a pena, mas ele se destaca pelos seus famosos Becos do Batman e do Aprendiz, cobertos de grafites, inclusive de artistas famosos.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
MIRANTE 9 DE JULHO
Depois de muito tempo abandonado e esquecido, o Mirante 9 de Julho tornou-se um local único para quem ama arte, música e cultura. Mais que um monumento histórico reocupado, é também espaço cultural, cafeteria e restaurante, um ponto de encontro para turistas, moradores, trabalhadores e curiosos da região mais efervescente da cidade. Hoje, com diferentes atrativos e um clima deliciosamente cult e alternativo, o Mirante é aberto para todos e conta com programação que inclui shows e projeções de filmes.
Endereço: Rua Carlos Comenale, s/n – Bela Vista
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 22h
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
MUSEUS DE SÃO PAULO
Você sabia que grande parte dos ótimos museus de São Paulo oferecem ao menos um dia de entrada gratuita durante a semana? É o caso do MASP, por exemplo, gratuito às terças, ou da Pinacoteca, gratuita aos sábados. Clique AQUI para conferir uma lista com outros ótimos museus que você pode visitar de graça pela cidade.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – CCBB-SP
O Centro Cultural Banco do Brasil é um dos espaços culturais mais lindos da cidade. Iniciou suas atividades em 2001 e, desde então, recebe visitantes interessados em participar de projetos ligados à arte. Dividido em alguns espaços, o imóvel abriga diversas atividades culturais, como exposições e exibições de filmes. Sua atenção ficará dividida entre sua belíssima arquitetura e as instalações artísticas.
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 – Centro
Horário de Funcionamento: Quarta a segunda, das 9h às 21h
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
UNIDADES DO SESC
Todas as unidades do SESC são passeio certo. Muitas delas organizam exposições gratuitas e até shows gratuitos. Na unidade da Paulista, ainda, você tem uma bela vista para a avenida mais famosa da cidade – e a vista do 24 de Maio também não decepciona.
Clique AQUI para conferir a programação das unidades do SESC espalhadas pela cidade e encontre a opção perfeita para você.
Fonte: www.guiadasemana.com.br com edição nossa.