Da Redação
A proposta é transformar São Paulo em uma espécie de retiro urbano aberto, e totalmente gratuito, com 750 atividades autogeridas em 200 diferentes locais de práticas integrativas, além de painéis de debates, cinema, shows e música
Uma vida mais equilibrada, saudável e harmoniosa. É o que propõe o maior movimento do país voltado a atividades de bem-estar e autoconhecimento, a Virada Zen, evento idealizado publicitária Mariana Amaral, que terá sua segunda edição realizada em São Paulo entre os dias 5 e 11 de novembro de 2018.
Durante uma semana, a capital paulista deixa de lado o caos urbano e promove uma série de atividades gratuitas voltadas ao bem-estar físico, mental e espiritual da população. A abertura para convidados acontece no dia 5, das 19h às 21h, no Teatro Vivo, com a apresentação de Chandra Lacombe, ícone da música new age no Brasil.
Três eixos de atuação definiram a programação da Virada Zen: Consciência – palestras, workshops e painéis de debates, um deles sobre Ética e Felicidade, com Monja Coen, Bruna Lombardi e Clóvis de Barros Filho (dia 10/11 no Teatro Vivo); Presença – danças circulares, yoga, massagem, meditação e outras práticas integrativas; e Conexão – apresentações musicais e performances artísticas, entre elas o show da cantora Tiê, que encerra a Virada Zen com uma grande celebração no Parque do Ibirapuera, no domingo, dia 11.
A programação contará com mais de 750 atividades realizadas em cerca de 200 locais diferentes, todas gratuitas e abertas ao público.
Durante a semana, dezenas de espaços e escolas na cidade abrirão suas portas e oferecerão atividades gratuitas para o público, como aulas de yoga, técnicas de meditação e respiração, rodas de conversa, vivências e práticas de dança, entre outras opções.
O festival realizará também uma série de eventos de conteúdo como o Virada Zen Talks, que trará painéis variados para falar sobre a integração da ciência com a espiritualidade, alimentação consciente, ética, cura e ancestralidade. Realizados no Instituto Tomie Ohtake e no Teatro Vivo, os painéis trarão as visões de pesquisadores, cientistas, médicos, psicólogos, professores e lideranças espirituais.
O Cine Debate Virada Zen, realizado na Matilha Cultural e no Centro Cultural Swami Vivekananda, completa a série de conteúdos com a exibição de filmes relacionados ao propósito do movimento, com destaque para o longa Espaço Além, da artista sérvia Marina Abramovic. Depois da exibição dos filmes, haverá rodas de conversa.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Outro destaque da programação é a Wake Festa Matinal, que propõe para as pessoas ressignificarem sua rotina participando de uma festa matinal sem álcool, mas regada a muita música, yoga e alimentação natural. A Virada também contará com um programa para autodesenvolvimento oferecido pela O&O Academy, por meio de vídeos conduzidos por sua principal liderança, a indiana Preethaji.
A Aflora Comunidade, em Pinheiros, promoverá uma programação multidisciplinar durante toda a semana do festival, com destaque para um dia inteiramente dedicado ao feminino.
O centro da cidade também estará sendo ocupado por um palco no Largo São Bento, com o apoio do projeto Centro Aberto da SP Urbanismo. Destaque para a apresentação da Dance MeDREtation, uma atividade vibrante com o DJ Dre Guazelli e Rajany Freixo.
O encerramento acontece no dia 11 de novembro, domingo, com uma grande Celebração no Parque do Ibirapuera, em um palco que abrigará uma agenda de shows, programação Zen Kids e muitas outras atividades para toda a família.
A programação completa pode ser acessada no www.viradazen.com.br