Da Redação
Shopping Frei Caneca e projeto Cãodeirante promovem encontro que incentiva quebra de preconceitos
Depois do grande sucesso na primeira edição, o Shopping Frei Caneca, em parceria com o projeto Cãodeirante, realiza neste sábado, 30, a 2ª Feira de Adoção de Animais com Deficiência. São cãezinhos que estão esperando pela chance de ganhar uma nova família, entre eles cadeirantes, cegos e epiléticos.
O evento busca promover o encontro das famílias que estão à procura de um novo melhor amigo, com pets que precisam desse carinho e oportunidade. Historicamente, animais idosos ou com alguma deficiência, na maioria das vezes, não são cogitados na hora da escolha. “Todo o evento foi planejado com muito carinho junto com o projeto. Na primeira edição, que aconteceu em fevereiro, conseguimos dar voz a essa causa com um sucesso de público e visitantes. Esse evento busca não só dar oportunidade de um lar para esses animais, como também espalhar informações e quebrar preconceitos” comenta Eliane Oliveira, coordenadora de marketing do Shopping Frei Caneca.
Os interessados em levar um novo amigo para casa devem ter mais de 21 anos, apresentar CPF, RG e comprovante de residência. Todos passam por uma entrevista e, após aprovação, assinam um termo de adoção e iniciam o processo de adaptação do novo integrante da família. No evento também é possível tirar dúvidas sobre a rotina dos pets e os cuidados necessários para cada um.
Sophia Porto, psicóloga, fundadora do Projeto Cãodeirante e tutora do Marrom, cachorro paraplégico que inspirou a criação do projeto, fala da dificuldade da adoção desses animais, que muitas vezes passam a vida nos abrigos de resgate. “Sou voluntária há muitos anos em ONGs da causa animal e foi assim que conheci o Marrom, o meu ‘cãodeirante’. Observamos, durante muitos anos, animais que não ganham uma família por conta de suas deficiências. Nosso projeto tem o objetivo de cuidar desses pets e desmistificar o preconceito”, explica.
Segundo Porto, sua motivação para criar o projeto veio com a decisão de se tornar tutora do Marrom, após vê-lo esperando pela adoção por mais de dois anos. “Já passaram pelo projeto inúmeros animais que seriam eutanasiados e hoje, com muito carinho e cuidado, alguns até voltaram a andar. Poder levar informação para mais famílias, dar oportunidade para conhecer esses pets e entender que de ‘coitadinho’ só o preconceito, é fundamental para ampliar a adoção”, explica.
Com dois anos de existência, o Projeto Cãodeirante já recebeu o apoio de diversas celebridades e influenciadores, incluindo a cantora Anitta. A 2ª Feira de Adoção de Animais com Deficiência acontece das 12h às 17h na entrada principal do shopping.