Da Redação
A cidade de São Paulo é efervescente, cheia de oportunidades, interessante e, também, com vários lugares subterrâneos. Por isso, listamos 4 lugares para comer, beber, ler e conhecer que ficam no andar de baixo.
Bar dos Arcos
É no subsolo do Theatro Municipal de São Paulo, região central, que se “esconde” o Bar dos Arcos, um bar/portal inspirado no filme “O Iluminado”, de Kubrick. Balcões iluminados e labirínticos, cercados por arcos construídos há mais de 100 anos. No lugar de cimento, os tijolos foram assentados com gordura de baleia, conchas esmigalhadas e areia das praias de Santos. Entre um corredor e outro, é possível conhecer não apenas os mistérios que habitam o antigo porão do Municipal, como também drinques autorais e clássicos da coquetelaria, além de um menu que faz veganos e carnista sorrirem.
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, República, São Paulo.
Informações: https://bardosarcos.com.br/
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Cripta da Catedral da Sé
Também situada na região central, mais precisamente no marco zero de São Paulo, a Catedral da Sé é uma das obras arquitetônicas (estilo neogótica) mais importantes do século XX. Dentro da igreja, sete metros abaixo do piso do altar, há uma cripta com os restos mortais do cacique Tibiriçá e dos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, além de outros importantes personagens da história da cidade. A Cripta da Catedral da Sé completou 100 anos em 2019.
Endereço: Praça da Sé – Sé, São Paulo
Informações: (11) 3107-6832, pessoalmente na Secretaria, ou por e-mail: contato@catedraldase.org.br
Centro da Terra
Localizado em Perdizes, zona oeste, é espaço cultural independente brasileiro, sem fins lucrativos. A programação dirigida a todos os públicos tem como foco produções, apresentações e ações de formação em Música, Cinema, Artes Cênicas e Visuais que priorizem a linguagem contemporânea, e que dialoguem com a pesquisa da Kompanhia do Centro da Terra.
As instalações do Centro da Terra abrangem um teatro com palco italiano, um ateliê, uma praça de convivência com um café, além de um terraço e salas multiuso. O teatro está situado doze metros abaixo da superfície terrestre. Foi inaugurado no dia 3 de setembro de 2001, após dez anos de obras e escavações de um edifício, no bairro do Sumaré. O nome vem da sua localização subterrânea e é, também, uma homenagem ao espetáculo Viagem ao Centro da Terra realizado, em 1992, pela Kompanhia do Centro da Terra.
Endereço: R. Piracuama, 19 – Perdizes, São Paulo
Informações: http://www.centrodaterra.org.br/
Passagem Literária
Ligação subterrânea que atravessa Rua da Consolação (altura com a Av. Paulista), a Passagem Literária é um caminho construído pela arte e a cultural. Inaugurado na década de 1970, desde 2005 o local é gerido pela Associação Via Libris, entidade de livreiros que atuavam na Rua Augusta. Desde então, o espaço ganhou novos ares e uma programação cultural.
Endereço: R. da Consolação ao lado do Ex- cinema Belas Artes. Horário de funcionamento: Segunda a sexta – das 7h às 20:00h Sábado, e alguns feriados – das 10h às 20:00h domingo é fechado
Informações: Página no Facebook