Da Redação
A mais tradicional festa italiana no Brasil, realizada no bairro do Bixiga, espera receber 25 mil pessoas todas as noites do mês de agosto; público poderá se deliciar com as mais diversas comidas típicas italianas
A tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita vem aí! Em sua 93ª edição, o também tradicional bairro do Bixiga recebe durante o mês de agosto, sempre aos finais de semana, sábados e domingos, a festança em homenagem à padroeira do bairro, que começou com a chegada dos imigrantes italianos, no início do século passado.
A celebração já é parte do calendário de eventos turísticos oficiais da Secretaria de Turismo da cidade de São Paulo, e mais de 1.000 pessoas, todas voluntárias, trabalham com muita dedicação e amor durante os cinco finais de semana de agosto, para homenagear Nossa Senhora Achiropita e colaborar com a manutenção das Obras Sociais.
Com entrada gratuita, a Festa acontece nos dias 03 e 04, 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25, 31 de Agosto e 01 de Setembro de 2019, (sábados e domingos) com 36 barracas instaladas pelas ruas 13 de Maio, São Vicente e Luiz Barreto, oferecendo pratos típicos da culinária italiana preparados pelas “mamas”.
Lá você poderá se deliciar com fogazzas, fricazzas, polentas, antepasti, polentas, peperoni, melanzas ao forno, macarrão, pizzas e calabrezas, além de muito vinho e diversos tipos de doces, inclusive os típicos italianos.
Dentre as atrações estão a linha de produção das fogazzas com mais de 200 pessoas preparando essa deliciosa comida italiana, com um toque especial e inconfundível e um queijo provolone com dois metros de comprimento e aproximadamente 100 quilos.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A história
No início do século XX, os primeiros imigrantes italianos chegaram ao bairro do Bixiga. Junto com eles, uma imagem de Nossa Senhora Achiropita, que ganhou um altar de madeira na rua de terra batida. Missas e festas eram realizadas na região com o objetivo de construir uma capela para ela.
Nossa Senhora Achiropita foi ganhando espaço, cativando e mobilizando cada vez mais os moradores. Durante a Segunda Guerra Mundial as quermesses tiveram de cessar. Mas as festas voltaram com força na década de 1950 e, desde então, só crescem.
Na década seguinte, surgiu a primeira barraca de comida. Senhoras da comunidade vendiam sanduíches de pernil, que foram muito bem recebidos pelos participantes.
Provavelmente, nesta época, os organizadores nem imaginavam que o sucesso seria tanto e que seria preciso toneladas de alimento para a preparação dos diversos pratos italianos. Nem imaginavam que uma barraca, que apareceu pela primeira vez em 1979, venderia em apenas uma noite 12 mil fogazzas!
SERVIÇO
93ª Festa da Achiropita
Quando: Todos os finais de semana de agosto e 01 de setembro de 2019
Onde: Ruas 13 de Maio, São Vicente e Luiz Barreto – Bixiga – São Paulo
Quanto: Entrada gratuita