Estreia em 15 de setembro, às 20h, marca primeira apresentação de Ismael Ivo e Roberto Minczuk juntos no Theatro Municipal
Em sua montagem original, A Sagração da Primeira, obra que completa 105 anos em 2018, trata do ritual ao deus da primavera. A composição de Igor Stravinsky, coreografada por Vaslav Nijinsky, teve uma estreia tumultuada em 29 de maio de 1913 no Théâtre des Champs-Elysées, em Paris, quando desafiou as convenções estéticas devido a uma música ritmicamente complexa e uma coreografia provocante.
O Balé da Cidade de São Paulo celebra 50 anos de sua fundação com a releitura desta que é uma das mais importantes obras do século 20. Os espetáculos serão acompanhados pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. A produção que sobe ao palco do Municipal é uma criação de Ismael Ivo, diretor artístico da companhia, e se distancia do tradicional ao propor uma reflexão atual das questões ambientais. À frente da orquestra estará o maestro titular Roberto Minczuk. A cenografia é de Marcel Kaskeline, figurinos de Gabriele Frauendorf e iluminação de Marisa Bentivegna.
Em todo o espetáculo, pétalas de rosa cairão. O fluxo se intensifica à medida que a Sagração se desenvolve. “A beleza que se introduz com uma suave chuva de pétalas, dá lugar a uma tempestade, num delírio incessante e incontrolável. Os bailarinos passam a ter muita dificuldade para dançar e o que era bonito, vira uma tortura. Funciona como uma metáfora e uma forma de alarme ao desequilíbrio das condições ambientais”, afirma Ismael Ivo.
No palco, os bailarinos executam uma coreografia que remete ao primitivo, mas ao mesmo tempo sensual, embalados pela música intensa, atonal e tribal de Stravinsky. Se, ao fim, algum sacrifício será feito, Ivo explica que o legado não será a vida que nasce da morte, como na Sagração tradicional, mas a demonstração de uma luta pela sobrevivência.
Durante o prólogo, bailarinos executam uma performance ao som de Fire and Frost Pattern, de Andreas Bick, por 15 minutos. Por meio da composição, é possível ouvir sons que remetem a atividades vulcânicas e degelo.
Em quase dois anos de gestão, esta é a primeira vez que o maestro Roberto Minczuk e Ismael Ivo trabalham juntos em um mesmo espetáculo. E esse primeiro encontro será para a execução de uma das peças musicais mais difíceis do repertório orquestral.
Os ingressos para A Sagração da Primavera custam de R$ 12 a R$ 80. A classificação indicativa é de 14 anos e podem ser comprados pelo site www.eventim.com.br.
SERVIÇO
A Sagração da Primavera
Balé da Cidade de São Paulo
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Onde: Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº – São Paulo, SP
Quando/Horário: Sábado, 15/9, 20h, Domingo, 16/9, 18h, Terça, 18/9, 20h,
Quarta, 19/9, 20h, Sexta, 21/9, 20h, Sábado, 22/9, 20h
Quanto: R$ 80 / R$ 40 / R$ 12
Duração: aprox. 60 min.
Classificação Indicativa: 14 anos
Horário da bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, sábados e domingos, das 10h às 17h. Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal de São Paulo.
Roberto Minczuk – regência
Ismael Ivo e Marcel Kaskeline – ideia e conceito geral
Ismael Ivo – coreografia
Andreas Bick – música do prólogo
Igor Stravinsky – música
Marcel Kaskeline – espaço cênico
Marisa Bentivegna – desenho de luz
Gabriele Frauendorf – figurino
Bailarinos
Alyne Mach, Ana Beatriz Nunes, Antônio Adilson Jr., Ariany Dâmaso, Bruno Gregório, Bruno Rodrigues, Camila Ribeiro, Carolina Martinelli, Cleber Fantinatti, Erika Ishimaru, Fabiana Ikehara, Fabio Pinheiro, Fernanda Bueno, Grecia Catarina, Harrison Gavlar, Igor Vieira, Isabela Maylart, Jessica Fadul, Leonardo Hoehne Polato, Leonardo Muniz, Luiz Crepaldi, Luiz Oliveira, Manuel Gomes, Marcel Anselmé, Márcio Filho, Marina Giunti, Marisa Bucoff, Rebeca Ferreira, Renata Bardazzi, Reneé Weinstrof, Uátila Coutinho, Victor Hugo Vila Nova, Victoria Oggiam, Yasser Díaz