Da Redação
Para evitar o circuito turístico tradicional, confira 10 opções de roteiros para conhecer São Paulo e se surpreender.
Área de Proteção Ambiental
Com Mata Atlântica intocada, passeios de escuna, cachoeiras, trilhas ecológicas e pousadas rurais, visitar uma Área de Proteção Ambiental, APA, é uma maneira de escapar da correria cosmopolita de São Paulo. Na APA Capivari-Monos, localizada no extremo sul da capital, é possível observar animais e plantas nativas, além de visitar as aldeias indígenas Tenondé, Porã e Krukutu. Também localizada no sul de São Paulo, é possível chegar à APA Bororé-Colônia de carro, metrô e trem combinados com ônibus. Lá, além da beleza natural, é possível conhecer a Asé Ylê do Hozoouane, sociedade beneficente afro-brasileira que tem, em seu espaço, ambientes dedicados aos Orixás, samba de roda e capoeira.
Cemitérios
O Cemitério da Consolação é o mais antigo de São Paulo e possui esculturas feitas entre os séculos XIX e XX. A obra de maior destaque se chama “É o Sepultamento” e foi premiada em 1923 pelo Salão de Outono de Paris. Tarsila do Amaral e a Marquesa de Santos também estão enterradas lá. Outra opção para apreciar arte tumular é o Cemitério do Araçá, localizado na região das Clínicas, entre os bairros Pacaembu e Pinheiros. Inaugurado em 1887, os mausoléus, fortemente ornados com esculturas de influência cristã, são principalmente de tradicionais famílias da antiga elite cafeeira.
Museus Curiosos
Com peças como óculos para pingar colírio, palitos de dente com sabor e piano dobrável, o Museu Contemporâneo das Invenções, também conhecido como Inventolândia, localizado em Perdizes, preza pela criatividade.
O Museu da Voz tem mais de 3500 itens e só é possível visitá-lo aos sábados, na Praça Benedito Calixto, zona Oeste de São Paulo. Idealizado pelo jornalista aposentado Luiz Ernesto Kawall, dono das peças em exposição, é possível ter acesso a discos de vinil, fitas cassetes, CDs e DVDs com músicas antigas, declamações de poemas e gravações do canto dos pássaros.
O Museu Catavento é um incrível passeio para toda a família se divertir enquanto aprende. O Museu está localizado no centro da cidade em um edifício construído em 1924, que já abrigou a prefeitura da cidade até 2004. O público pode mexer, experimentar, sentir e brincar, enquanto faz uma série de descobertas. As 250 atrações estão divididas em quatro áreas: universo, vida (biologia e geografia), engenho (física e química) e sociedade (história e geografia). Monitores bem preparados organizam brincadeiras e ajudam a manipular as engenhocas.
Fora do Eixo
Um coletivo que reúne 16 gestores de diferentes partes do país e instalado no bairro da Liberdade: isto é o Fora do Eixo. A ideia é aprimorar, compartilhar e experimentar diferentes formas de fazer cultura. A programação é diversificada e os eventos vão desde palestras sobre sustentabilidade, até baladas e saraus organizados nos mais diversos espaços da cidade.
Ceagesp
As cores e cheiros prometem uma experiência sensorial única. Na Feira das Flores, que ocorre às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, além do preço mais em conta, é possível encontrar uma vasta variedade de orquídeas, plantas e mudinhas. Às quartas-feiras, sábados e domingos acontecem o “Varejão”, e juntamente com a feira, é possível apreciar pratos de diversas culinárias, como a japonesa e italiana.
Galerias de Arte alternativas
O Ateliê 397 está localizado na Vila Madalena e, fundado em 2003, tem como objetivo unir o fazer e a exposição de peças de artes plásticas contemporâneas. O local conta com cursos voltados para a arte e uma lojinha. Outra opção é a Casa da Xiclet, na Rua Fradique Coutinho. Lá, as obras contemporâneas são expostas até no banheiro e, em alguns casos, a dona da galeria se surpreende ao ver algumas peças, já que os visitantes podem deixar suas criações pelos cômodos da casa.
Passeio de helicóptero
Com até uma hora de duração, os passeios de helicóptero pela capital paulista são opção para quem quer ver a cidade por outro ângulo. A empresa Andanças Tur, por exemplo, oferece um roteiro que decola do Campo de Marte, na zona Norte, e sobrevoa a Estação da Luz, Terraço Itália, Praça da República, Catedral da Sé, Pateo do Collegio, Theatro Municipal, Museu do Ipiranga, Avenida Paulista, Masp, Parque do Ibirapuera, Autódromo de Interlagos, Ponte Estaiada, Estádio do Morumbi, Memorial da América Latina e Sambódromo do Anhembi. A VoeSP oferece roteiros que sobrevoam o Zoológico, Simba Safári e a Represa Billings.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Capela do Cristo Operário
Escondida sob as árvores da Rua Vergueiro, 7290, a Capela do Cristo Operário guarda segredos modernistas. Com quatro vitrais pintados por Alfredo Volpi e pia batismal projetada por Elisabeth Nobiling, a capela, erguida na década de 1950, abre as portas para o público somente nas missas de sábado, às 19h e domingo, às 8h30.
Bolsa de Valores
Dá para conhecer a Bolsa com visitas guiadas e gratuitas. Com o objetivo de mostrar como a Bolsa funciona na prática, o passeio é rico em informações sobre o mercado de ações. Com atrações como cinema 3D e Mesa de Operações, as visitas podem ser feitas individualmente ou em grupos de 20 a 60 pessoas, e acontecem de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Casa Guilherme de Almeida
Jornalista, tradutor, poeta e ensaísta, Guilherme de Almeida participou da Semana de Arte Moderna de 1922, desenhou, ao lado de José Washt Rodrigues, o brasão da cidade de São Paulo e lutou na Revolução Constitucionalista de 1932. A casa onde ele morou na Rua Macapá, 187, hoje abriga o acervo completo do escritor. É possível ver 520 obras de arte, mais de cinco mil itens, entre cartas, periódicos e fotografias, além de cerca de seis mil volumes de livros, entre eles as primeiras edições autografadas de Oswald de Andrade e Manuel Bandeira.
SERVIÇO
APAS
Capivari-Momo: Como chegar: de carro, o principal acesso é a Avenida Sadamu Inoue. A partir do centro de Parelheiros pode-se acessar a APA via Estrada de Engenheiro Marsilac, até o bairro de Engenheiro Marsilac, ou via Estrada da Colônia, até a Estrada da Barragem. Outros acessos possíveis são via Embu-Guaçu, pelo distrito de Cipó e por São Bernardo do Campo e pela Estrada do Rio Acima, uma via de terra muito utilizada que interliga a região da Barragem com o km 37 da Rodovia dos Imigrantes.
Boboré-Colônia: Como chegar: de carro: Seguir em direção centro-bairro da Av. 23 de Maio em direção à Av. Interlagos. Continuar pela Av. Senador Teotônio Vilela. A partir desse ponto existem duas opções, uma é virar à esquerda na Av. Dona Belmira Marin e continuar nela até chegar à primeira balsa da Ilha do Bororé e acessar a APA pela região do Bororé. A outra opção para chegar à APA é continuar pela Av. Senador Teotônio Vilela, seguir pela Av. Sadamu Inoue, no fim da mesma deve-se virar à esquerda na Estrada de Colônia e seguir até o Terminal Parelheiros, por onde se acessa a APA via o bairro de Colônia. Metrô/ônibus: Na Estação Vila Mariana do metrô, pegar o ônibus Terminal Parelheiros para acessar a APA via o bairro de Colônia. Para chegar à APA via o Bairro do Bororé, descer na estação de trem Grajaú e pegar o ônibus Ilha do Bororé (6L11-10) até a primeira balsa. Trem/ônibus: Trem até a Estação Grajaú, e depois há duas opções, uma pegando o ônibus Ilha do Borore (6L11-10) e descer na primeira balsa. A segunda opção é andar da estação de trem Grajaú até a Av. Senador Teotônio Vilela, 5402 e pegar o ônibus Terminal Parelheiros (6000-10).
Tel.: (11) 5925-1835 ou 5925-2736
Cemitério da Consolação
Dias de visitação guiada: terças e sextas.
Horário das visitas monitoras: terças e sextas, às 9h ou 14h, com duração de 1h30.
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 7h às 18h.
End.: Rua da Consolação, 1660 – Consolação.
Grátis.
Tel.: (11) 3256-5919
Cemitério do Araçá
Horário de funcionamento: das 8h às 18h.
End.: Avenida Doutor Arnaldo, 666 – Cerqueira César.
Grátis.
Tel.: 3256-6486.
Museu Contemporâneo das Invenções (Inventolândia)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 17h.
End.: Rua Doutor Homem de Mello, 1109 – Perdizes.
Tel.: (11) 3670-3411
Museu da Voz
Horário de funcionamento: sábados, das 8h às 19h.
End.: Praça Benedito Calixto, s/nº – Pinheiros.
Grátis.
Tel.: (11) 5181-2259.
Museu Catavento Cultural
End.: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n – Brás
Quanto: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada)
Fora do Eixo
End.: Rua Scuvero, 282 – Liberdade.
Tel.: (11) 4304-1537.
Ceagesp
Horário de funcionamento: varia conforme a feira.
End.: Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina.
Grátis.
Tel.: (11) 3643-3700.
Ateliê 397
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 14h às 19h.
End.: Rua Wisard, 397 – Vila Madalena.
Preço: varia conforme exposição.
Tel.: (11) 3034-2132.
Casa da Xiclet
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 14h às 20h; sábado e domingo, das 14h às 18h.
End.: Rua Fradique Coutinho, 1855 – Pinheiros.
Preço: varia conforme exposição.
Tel.: (11) 2579-9007.
VoeSP
End.: Av. Olavo Fontoura, 1078 – Santana.
Tel.: (11) 2376-2999.
Capela do Cristo Operário
Horário de funcionamento: sábados, a partir das 19h e domingos, a partir das 8h30.
End.: Rua Vergueiro, 7290 – Liberdade.
Grátis.
Tel.: (11) 5062-5520.
Bolsa de Valores
Horário das visitas: de segunda a sexta, das 9h às 17h (exceto quando estiver ocorrendo evento de mercado).
End.: Praça Antônio Prado, 48 – Sé.
Grátis.
Tel.: (11) 2565-6826.
Casa Guilherme de Almeida
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h.
End.: Rua Macapá, 187 – Perdizes.
Preço: varia conforme a programação.
Tel.: (11) 3672-1391.