Da Redação
Criação de Ismael Ivo, espetáculo integra a programação do festival “Abril para Dança”, que abre espaço para os movimentos da dança na cidade de São Paulo
O Balé da Cidade de São Paulo sobe ao palco do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, nos dias 26 e 27 de abril (sexta e sábado), às 21h; e 28 de abril (domingo), às 19h, para apresentação gratuita do espetáculo “A Sagração da Primavera”, releitura do clássico do compositor russo Igor Stravinsky (1882-1971), uma das mais importantes obras do século XX e marco da dança moderna mundial. Com criação de Ismael Ivo, o espetáculo integra a programação do festival “Abril para Dança”, que abre espaço para os movimentos da dança na cidade de São Paulo e tem curadoria de Fernando Dourado.
Conforme explica o diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo, Ismael Ivo, “em ‘A Sagração da Primavera’, a beleza se introduz com uma suave chuva de pétalas de rosas. Porém, subsequentemente dá lugar a uma tempestade de pétalas num delírio incessante e incontrolável. Uma metáfora e uma forma de alarme do desequilíbrio das condições ambientais. A coreografia se encaminha a um ritual coletivo onde cada membro se torna um veículo que expressa conflitos contemporâneos, desejos, aspirações, sensualidade e gênero. O corpo tentando despertar seus instintos primários. Um ritual misterioso, que busca a beleza, desejos, sensualidade e aspirações humanas.”
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Em sua montagem original, “A Sagração da Primavera” trata do ritual ao deus da primavera. A composição de Igor Stravinsky, coreografada por Vaslav Nijinsky, teve uma estreia tumultuada em 29 de maio de 1913, no Théâtre des Champs-Elysées, em Paris, quando desafiou as convenções estéticas devido à uma música ritmicamente complexa e uma coreografia provocante.
O festival “Abril Para Dança”, da Secretaria Municipal de Cultura, consolida a linguagem da dança como uma das mais expressivas e plurais em de São Paulo. De 22 a 28 de abril, diversos pontos da cidade, bem como os palcos dos teatros e centros culturais municipais, servirão de vitrine para os mais diversos estilos da dança.
Espetáculos de importantes companhias brasileiras e internacionais de dança contemporânea, urbana, brasileira, flamenca, clássica e africana movimentarão a cidade numa clara demonstração da potência criativa da dança no nosso país. É o mês de abril celebrando e abrindo espaço para os movimentos da dança na cidade de São Paulo.
SERVIÇO
Balé da Cidade de São Paulo em “A Sagração da Primavera”
Abril para Dança
Quando: 26, 27 e 28 de abril 2019
Onde: Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque Ibirapuera (Entrada para carros pelo Portão 3)
Horário: 26/04 – 21h
28/04 – 19h
Duração: 60 minutos (aproximadamente)
Ingressos: Gratuito. Distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa.
[classificação indicativa: 14 anos]
Informações: www.auditorioibirapuera.com.br
Tel.: 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br