Da Redação
Quem fica na cidade de São Paulo durante o feriado da Revolução Constitucionalista, no dia 09 de julho, encontra programação intensa, principalmente, cultural pela capital. Dentre as diversas opções, a Japan House São Paulo apresenta a nova exposição ‘DO – A Caminho da Serenidade’ e, na ocasião, os visitantes poderão acompanhar ao vivo a montagem de um arranjo de ikebana. No segundo piso, a mostra JAPÃO 47 ARTESÃOS segue em cartaz e, para os amantes da gastronomia nipônica, há ainda o novo Café Sabor Mirai e o restaurante Aizomê.
Exposição: DO – A Caminho da Serenidade
JAPAN HOUSE São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52
Quando: De 29 de junho a 04 de agosto de 201
Outra parada obrigatória para quem estiver na região da Avenida Paulista é o Café do Mirante por Suplicy Cafés, que oferece além de diferentes métodos da bebida, uma carta de drinques especiais e comidinhas de boteco. O feriado é também ótima oportunidade para ver São Paulo em 360° com a incrível vista do Café do Farol por Suplicy Cafés Especiais, acompanhada pelo menu assinado pelo chef convidado, Victor Dimitrow.
Confira a seguir os destaques para o feriado:
JAPAN HOUSE SÃO PAULO: DESVENDA A ARTE JAPONESA DA IKEBANA E O FAZER MANUAL
Cultivando o simbolismo e a tradição da Ikebana, a arte da vivificação floral por meio de arranjos, o térreo da Japan House São Paulo ganha novas cores e formas com a exposição ‘DO – A Caminho da Serenidade’, em cartaz até 04 de agosto, com curadoria de Erisson Thompson de Lima Junior, Presidente da Associação de Ikebana do Brasil.
No dia 09 de julho, acontece às 11h, uma demonstração de Ikebana, onde o público do centro cultural poderá acompanhar a montagem de um arranjo. Nesse mesmo dia, o espaço estará renovado com 10 novos arranjos, além de uma instalação permanente.
Ainda em cartaz até dia 25 de julho na JAPAN HOUSE São Paulo, está a exposição JAPÃO 47 ARTESÃOS. Combinando design, artesanato, contemporaneidade e tradição, a mostra com curadoria do designer japonês Kenmei Nagaoka, do D&DEPARTMENT PROJECT, traça um amplo panorama do fazer manual no Japão atual, com itens que revelam histórias e características individuais das províncias e se utilizam de designs típicos, inclusive para subvertê-los.
Exposição: JAPÃO 47 ARTESÃOS
JAPAN HOUSE São Paulo
Quando: De 22 de abril a 25 de julho de 2019
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/
PARADA OBRIGATÓRIA PARA UM CAFÉ: SUPLICY CAFÉS ESPECIAIS
Instalado em dois pontos turísticos da cidade, as lojas Café do Farol por Suplicy Cafés Especiais e Café do Mirante por Suplicy Cafés, oferecem um cardápio delicioso com sanduíches, tartines, drinques com cafés e pratos para um almoço de dar água na boca.
Os visitantes que passarem pela unidade localizada no 26º andar do Farol Santander, tem como opção, além da vista 360 da cidade, um saboroso brunch servido aos sábados e domingos, com menu assinado pelo chef convidado, Victor Dimitrow. Já a unidade do Mirante 9 de Julho, que ocupa espaço histórico na cidade de São Paulo com vista para a Avenida Nove de Julho, oferece diferentes métodos da bebida, uma carta de drinques especiais e comidinhas de boteco, além de ser um espaço pet-frindly, ideal para curtir o dia ao lado dos pets.
Suplicy Cafés
Café e Cozinha do Mirante por Suplicy – Mirante 9 de julho
Endereço: Rua Carlos Comenale, S/N (a 100 metros da estação Trianon do metrô).
Horário de funcionamento:
Terça-feira à domingo (e feriados) 10h às 22h
Café do Farol por Suplicy Cafés Especiais
Endereço: Rua João Brícola, 24 – 26º andar – Centro
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 09h às 20h
CASA MELHORAMENTOS, A CASA DA MOEDA PAULISTA
Quem quiser fazer um passeio cultural em um ponto histórico da cidade, pode visitar, gratuitamente, a Casa da Moeda paulista, na Rua Tito, Lapa. Além de ser um novo e respeitável espaço cultural na região oeste de São Paulo – inaugurado em outubro passado -, o prédio da Casa Melhoramentos faz parte de um importante período da história de São Paulo: o edifício foi a Casa da Moeda durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
EXPOSIÇÃO HISTÓRICA
A exposição Melhoramentos 128 Anos é baseada no acervo histórico da Cia. Melhoramentos e apresenta aos visitantes um rico patrimônio documental e museológico. É possível observar mudas das principais árvores que servem como base para a produção das fibras de alto rendimento. Também são explorados os principais momentos da produção de papel no Brasil, além da história do edifício, construído em 1948 e tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo, que abriga a Casa Melhoramentos. Estão também expostos móveis antigos que resgatam o ambiente de escritório da Cia. Melhoramentos na época, cédulas que foram impressas pela Editora durante a Revolução de 32 e ainda exemplares de matrizes de litogravura – técnica de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária) com um lápis gorduroso – que davam origem aos livros.
Exposição Melhoramentos 128 anos
Quando: Segunda e sexta-feira, das 9 às 18 horas. Entrada sujeita à capacidade do evento.
Endereço: Rua Tito, 479 – Vila Romana – São Paulo-SP
VISITA GRATUITA AO EDIFÍCIO MARTINELLI
Outra opção bacana e gratuita é uma visita ao icônico Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu da América Latin. O edifício está localizado no centro de São Paulo, entre a Rua São Bento, Av. São João e a Rua Líbero Badaró.Tente ir ver o pôr do sol de lá. A vista da cidade lá do alto é incrível!
A visitação é coordenada pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de São Paulo, com operação da SPTuris, e recomendamos que você chegue pelo menos 1h30’ antes da visita, já que é um roteiro concorrido, mas que vale muito a pena.
O Edifício foi projetado e idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli e simbolizou o progresso da cidade na década de 1920. Mais de 600 operários trabalharam nas obras da construção, que foi iniciada em 1924.
Edifício Martinelli
Endereço: Avenida São João, 11 a 65.
Dias e horários de visitação ao Mirante:
Diariamente (segunda a domingo e feriados)
11h – 12h – 13h – 14h30 – 15h30 – 16h30 – 17h30 – 18h30 – 19h30
As inscrições para as visitas são feitas 30 minutos antes de cada visita.
Cada horário é realizada com grupo de, no máximo, 15 pessoas.
É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto.
Em caso de chuva, a visita é cancelada.
FESTIVAL RISADARIA
Em sua décima edição, o Festival Risadaria chega à capital paulista com mais de 200 artistas e 103 espetáculos na programação. As apresentações, que são gratuitas, vão ocorrer entre os dias 5 e 28 de julho em quatro locais diferentes de São Paulo.
No palco do Tietê Plaza Shopping, localizado na zona Oeste, artistas como Mauricio Meirelles e Leo Lins vão se apresentar. Já no Teatro João Caetano, na zona Sul, humoristas como Ane Freitas e Emerson França realizarão seus números em quatro noites.
Na região central, na Sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso, a programação acontece de 15 a 18 de julho, com atrações como Oscar Filho e Rafael Cortez.
O evento também contará com uma programação especial para as crianças, com atrações como peças infantis e ventriloquia, que acontecerão no Tietê Plaza Shopping e na Sala Paschoal Carlos Magno.
10º Festival Risadaria
Quando: 5 a 28 de julho de 2019.
Entrada Gratuita
Mais informações: Site oficial | Facebook.