Da Redação
O Navigator do Renaissance São Paulo Hotel listou o roteiro turístico
O feriado da Independência do Brasil, que é comemorado no dia 7 de setembro, se aproxima, e que tal aproveitar o fim de semana em São Paulo para ter uma experiência inusitada e conhecer lugares que fazem parte dessa história? Para ajudar no roteiro turístico, Gabriel Franco, Navigator do Renaissance São Paulo Hotel, reuniu sete opções incríveis para fazer parte da programação. Confira as dicas do profissional que é especialista em explorar lugares incomuns na cidade, incentivando hóspedes e moradores locais a descobrirem o novo.
MUSEU AFRO BRASIL – Localizado no Parque do Ibirapuera, o Museu Afro Brasil guarda um acervo com mais de 5 mil obras do universo cultural africano e afro-brasileiro. “Muitas das artes e crenças brasileiras são derivadas desse encontro de culturas. O museu afro tem um acervo voltado a evidenciar como essa mistura se deu, com artefatos e documentos que datam da época da colonização”, explica o Navigator.
ITAÚ CULTURAL – O Itaú Cultural, localizado no “coração” de São Paulo, em plena Avenida Paulista, conta com uma série de exposições incríveis. O prédio abriga uma coleção de artefatos e documentos trazidos pela coroa portuguesa ao Brasil. O 4º e 5º andar oferecem uma rica exposição permanente que narra a história do Brasil e como a nação veio a receber esse nome.
PARQUE DA INDEPENDÊNCIA – Com um aspecto bucólico em meio a prédios e casas residenciais, o Parque da Independência abriga o Museu do Ipiranga, Monumento da Independência e a Casa do Grito, ou seja, o espaço exala patriotismo através de sua história – esse é o local onde foi declarada a independência do Brasil, por Dom Pedro I. “Quem gosta de fazer fotos para registrar o momento, andar de bicicleta ou apenas caminhar, esse é o espaço ideal, arborizado e com uma energia incrível”, reforça Gabriel Franco.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
MUSEU DO IPIRANGA – Também conhecido como Museu de História Natural, o local ostenta uma arquitetura neoclássica e possui grandes jardins ao estilo francês no espaço externo. Apesar de estar fechado para visitas internas em função de obras de restauração, a imensidão da construção se destaca em meio aos prédios modernos do bairro e é uma ótima paisagem para apreciar durante o passeio.
CASA DO GRITO – A casa com estilo colonial rústico de pau-a-pique tem características muito semelhantes à da casa retratada na obra “Independência ou Morte” (1888), feita pelo artista Pedro Américo. O local, que é patrimônio da cidade de São Paulo, é aberto à visitação e conta com exposições sobre a história do Brasil e São Paulo.
MONUMENTO À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – Construído em 1922, acima do local onde foi dado o “Grito de Independência” por D. Pedro I, o monumento é uma homenagem ao centenário da independência. Vale muito a pena uma visita ao seu interior, nele está a cripta imperial que abriga o corpo de D. Pedro I e sua esposa Imperatriz Leopoldina de Habsburgo.
MUSEU DA CASA BRASILEIRA – O museu, que também chamado de MCB, é o único do Brasil especializado em design e arquitetura e conta a história do cotidiano da vida doméstica do brasileiro. De arquitetura imponente, ele evidência em seu acervo momentos históricos e traz no segundo andar, mobiliário, louças, cristais e quadros de Fábio da Silva Prado, antigo prefeito de São Paulo e dono da casa. Na agenda cultural, promove mostras temporárias, debates, palestras, cursos e oficinas ligados a design e arquitetura.