Da Redação
1º Festival “A Vida No Centro” conta com programação gratuita de experiências para aumentar o conhecimento e estimular uma nova relação com o centro da cidade
Ocupar o Centro Histórico de São Paulo com arte, cultura e experiências, estimulando assim uma nova relação das pessoas com a região onde a cidade nasceu. Esse é o propósito do 1º Festival A Vida no Centro, com atrações gratuitas, nos dias 9 e 10 de novembro, na Praça Antônio Prado, no Centro de São Paulo, (Coreto da Bolsa), um dos lugares mais charmosos e que melhor simbolizam o novo momento do Centro, que vem se transformando por meio da gastronomia e da cultura.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O festival é uma iniciativa dos empreendedores Denize Bacoccina e Clayton Melo, criadores da A Vida no Centro – plataforma de informação e inteligência especializada no Centro de São Paulo – e Gê Rocha, da CoPlayers, de projetos de comunicação.
O festival traz um conceito de brasilidade e diversidade, cujo perfil abrange pessoas de toda a cidade, bem como turistas que desejam conhecer e aproveitar o que o Centro de São Paulo tem de melhor.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Entre as atrações previstas estão nomes como a cantora paulistana Mariana Aydar, músicos da cena independente, como Thiago Pimentel e Ana Cacimba, festa com DJs no coreto da praça, arena infantil com contadores de histórias, passeios e atividades lúdicas, circuito gastronômico, walking tours e visitas guiadas a prédios históricos do Centro. Haverá ainda ciclos de debates para discutir o presente e o futuro do centro da cidade de São Paulo, aulas abertas de ginástica, edição pocket da Feira Preta, entre outras surpresas. No domingo de manhã, um painel na sede da academia Bio Ritmo na Rua 15 de Novembro vai discutir os riscos do sedentarismo e a importância da atividade física para a saúde.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
No mesmo período, Giselle Beiguelman, artista pioneira no campo de arte digital, leva ao Minhocão uma reflexão necessária e urgente. “Odiolândia” é um animação que reúne comentários retirados de redes sociais sobre a queda do prédio da ocupação do Largo Paissandu. A obra procura destacar um estado mental que parece poluir nossas redes sociais em diversas situações contemporâneas.
Finalmente, nos dias 26 e 27 de outubro, São Paulo recebe o primeiro espetáculo com drones, produzido por um estúdio brasileiro. O “Balé de Drones” trará dezenas de robôs voadores que se posicionam no céu, visível a partir do Monumento às Bandeiras, e formam imagens tridimensionais em pleno ar. Com o auxílio de uma trilha sonora e imagens sequenciais, a experiência é semelhante a de um balé aéreo realizado por vagalumens gigantes. Cada decolagem terá em média 8 minutos e ficará a uma altura de 70 metros do chão, acontecendo de 30 em 30 minutos das 20 h até as 22h.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Todas as atrações são gratuitas – e a maior parte ao ar livre. As apresentações musicais estão concentradas na Praça Antônio Prado – em palcos montados no coreto e no meio da praça – com exceção do show da cantora Mariana Aydar, que acontece no palco que será montado na Rua 15 de Novembro. O público também terá a oportunidade de conhecer prédios históricos e a própria história da cidade em caminhadas guiadas que serão realizadas no entorno.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Programação Festival A Vida no Centro – Datas: 9/11 e 10/11
Sábado (9/11)
Diálogos A Vida no Centro
Local: CCBB (Rua Álvares Penteado, 112)
* Retirada de ingresso na bilheteria do CCBB meia hora antes de cada debate
*Programação preliminar sujeita à confirmação dos participantes
10h30 – 10h45 – Os planos e ações da Prefeitura para o Centro de São Paulo.
10h45 às 11h – “Como a economia criativa está transformando o Centro de São Paulo”, por A Vida no Centro
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
11h às 12h – Painel 1 – Negócios de impacto social: o que são e o que isso têm a ver com o Centro de SP
Em 2015, a ONU propôs uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um desses objetivos é tornar as cidades mais sustentáveis e inclusivas. É nesse contexto que entram em cena os negócios de impacto social, que têm o propósito de transformar positivamente a realidade por meio de inovações criadas, por exemplo, pelas startups. Mas qual o papel das empresas no fomento desse processo? Como o setor privado pode, num esforço conjunto com o poder público e toda a sociedade, impulsionar mudanças positivas em São Paulo?
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
14h às 15h – Painel 2 – Como a gastronomia está transformando o Centro de São Paulo
A região central vive uma grande efervescência gastronômica, com a abertura de uma série de novos bares e restaurantes, que atraem frequentadores e turistas e geram empregos. Uma pesquisa do Dieese, por encomenda da Prefeitura de São Paulo, registra que apenas os distritos da Sé, República e Consolação reúnem cerca de dois mil estabelecimentos, quase 10% do total registrado na cidade. Esses dados são de 2016, antes, portanto, do atual boom gastronômico do Centro de São Paulo. Quais os fatores que levaram a região a se tornar o polo de gastronomia mais vibrante da cidade e qual o impacto disso no desenvolvimento do Centro?
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
15h às 16h – Painel 3 – O poder da diversidade no Centro de São Paulo e os benefícios da pluralidade para o desenvolvimento
O Centro é o território onde a diversidade se apresenta com mais força em São Paulo, seja no ponto de vista de gênero, racial, origem étnica ou classe social. Como a sociedade pode aproveitar todo esse potencial, desenvolvendo talentos, estimulando o empreendedorismo e contribuindo assim para uma sociedade mais justa do ponto de vista social?
Feira Preta/Afrolab (Praça Antônio Prado)
16h à 1h – Feira Preta Pocket – Roupas, acessórios etc.
Comida de rua (Praça Antônio Prado)
16h à 1h – Comida de rua em diferentes pontos da Praça Antônio Prado e Rua João Brícola
Praça Antônio Prado
16h às 18h – Thiago Pimentel Quarteto
18h às 20h – DJ no coreto
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Visitas Guiadas no Centro Histórico (horários a confirmar)
- Edifício Martinelli
- Edifício Matarazzo
- CCBB
Palco Principal – Rua 15 de Novembro
20h às 22h – Mariana Aydar
Praça Antônio Prado
22h à 1h – Festa com DJ
Domingo (10/11)
Bio Ritmo (Rua 15 de Novembro, 194)
10h às 12h – Debate na Bio Ritmo – A importância da atividade física e os riscos do sedentarismo
Arena infantil (Praça Antônio Prado)
10h às 13h – Atividades para o público infantil, como contação de histórias, pintura, brincadeiras
Praça Antônio Prado
10h às 18h –– Feira Preta Pocket Roupas, acessórios etc
Comida de rua
10h às 18h – Comida de rua em diferentes pontos da Praça Antônio Prado e Rua João Brícola
Praça Antônio Prado
12h às 13h – Aula aberta Bio Ritmo – Zumba
Passeios e Visitas Guiadas no Centro Histórico
- 10h – Walking Tour “O Centro de São Paulo pelo olhar da arquitetura”, pela guia Tayana Santos.
- 11h – passeio CalçadaSP
- 14h30 – Free Walking Tour
Visitas Guiadas no Centro Histórico (horários a confirmar)
- Edifício Martinelli
- Edifício Matarazzo
- CCBB
Praça Antônio Prado
13h às 18h – DJ
17h – Ana Cacimba