Da Redação
Assistir a um filme ou show nunca foi tão confortável – e barato – quanto ficar deitado no sofá de casa. Com os cinemas e casas de espetáculo fechados por conta da quarentena na pandemia do novo coronavírus, as plataformas digitais de vídeo e música ganharam ainda mais espaço.
Cinema em casa
E em São Paulo, metrópole que respira cultura, algumas iniciativas valorizam o acesso a conteúdos audiovisuais, como a plataforma de streaming SPCine Play, que liberou todo o catálogo gratuitamente por 30 dias e tem, atualmente, 250 produções – incluindo raridades de cineastas clássicos do cinema brasileiro, como Hector Babenco, Zé do Caixão e Suzana Amaral. Além disso, há conteúdos exclusivos da programação cultural da cidade de São Paulo, como shows, espetáculos e performances para assistir sem sair de casa.
Acesse: www.spcineplay.com.br
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Já o tradicional Festival Varilux de Cinema Francês em Casa oferece, durante quatro meses a partir de 28 de abril, uma seleção com 50 filmes franceses de graça em streaming. Nesta edição, para substituir as sessões em salas de cinema, o público poderá conferir sucessos anteriores de grandes astros franceses como Gérard Depardieu (Tour de France), Isabelle Huppert (Branca Como Neve), Catherine Deneuve (O Reencontro, A Última Loucura de Claire Darling), Juliette Binoche (Quem Você Pensa que Sou, Tal Mãe, Tal Filha, Vidas Duplas), Omar Sy (Jornada da Vida, O Doutor da Felicidade) e Marion Cotillard (Rock and Roll, por trás da fama, Um Instante de Amor), entre outros. Os filmes estão disponíveis no site festivalvariluxemcasa.com.br
Música no sofá
A plataforma #CulturaEmCasa realiza uma programação especial de lives e conteúdos culturais de alta relevância e qualidade. Nomes como os artistas Marcelo Jeneci, Vanessa Jackson, João Donato, Ailton Graça e a turma do Casseta & Planeta farão apresentações diárias, sempre às 21h30. E no dia 27/4 estreia a série Intensivão #CulturaEmCasa, com 60 aulas especiais nos campos da arte e da criatividade, todos os dias, às 12h.
Acesse: culturaemcasa.com.br
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Quem ainda não teve oportunidade de visitar presencialmente a belíssima Sala São Paulo, na região da Luz, pode ter uma pequena mostra na visita virtual clicando aqui:
Depois deste “aperitivo”, aproveite as apresentações do projeto “Concerto em casa”, com performances da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e outras atividades neste link.
O Sesc São Paulo – cujas unidades são muito conhecidas e frequentadas pela vasta programação cultural – tem promovido várias transmissões ao vivo de música. Já se apresentaram artistas como Chico César e Roberta Sá e os próximos são João Bosco e Zélia Duncan (25 e 26 de abril). Para acompanhar as lives e saber de novas apresentações, confira as redes sociais do Sesc no Instagram @sescaovivo , Youtube e Facebook (perfil “sescsp” em ambas plataformas).
O blog do Visite São Paulo separou algumas listas de música do Spotify nas quais é possível conhecer a capital paulista por meio de canções de grande ícones da música nacional. Basta colocar o fone de ouvido e viajar pelas ruas paulistanas sem sair de casa:
blog.visitesaopaulo.com/conheca-a-sao-paulo-das-musicas