Da Redação
A Rota Centro Novo, um passeio gratuito de bicicleta pelo centro novo da capital realizado pelo Bike Tour SP volta a acontecer a partir deste sábado (6); para a edição deste ano, o passeio contará com AudioTour em português, inglês e espanhol, além de novidades no percurso, incluindo o Aquário Urbano e a Tokyo.
Se você curte andar de bike, vai amar essa novidade! Um roteiro turístico e cultural feito de bicicleta, que percorrerá 6 km pelo Centro Novo de São Paulo, com 14 paradas nas principais atrações da região. Quem faz o passeio é a Bike Tour SP, uma associação especializada em passeio de duas rodas.
O tour ocorrerá todos os sábados, a partir do dia 06 de março, saindo da Biblioteca Mário de Andrade, localizada na Rua da Consolação, 94, em quatro horários: 9h, 11h, 13h e 15h. Serão grupos de até 10 pessoas, acompanhados por monitores e guiados pelo nosso AudioTour, que contará a história, a cultura e as curiosidades de 26 pontos turísticos. Tudo apresentado em português, inglês, e em espanhol também, para atender o turista estrangeiro. E não há necessidade de levar bicicleta, pois a estrutura conta com as bikes disponibilizadas aos participantes, além de equipamentos de segurança, como capacetes e coletes de identificação.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Passeio seguro
“Passeios de bicicleta, ao ar livre e em pequenos grupos são uma excelente opção de lazer e turismo no momento em que estamos vivendo. Prezamos sempre pela segurança de todos os participantes, seguindo firmemente todos os protocolos de segurança,” explica Wesley Alves, coordenador do Bike Tour SP.
Roteiro
O percurso abrange o chamado Centro Novo, área localizada a partir do Vale do Anhangabaú, tendo no Viaduto do Chá seu grande divisor. Seu nome tem relação com o final do século XIX e início do século XX, quando a região era sinônimo de prosperidade e representava o bom momento econômico da cidade, impulsionada pela produção cafeeira e chegada da ferrovia, da industrialização e dos imigrantes. A construção de prédios icônicos e edifícios que seguiam o Art Déco, movimento arquitetônico em alta na época, é hoje uma forte característica da região.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
“Procuramos montar uma rota que aliasse cultura, acessibilidade e segurança ao ciclista. Por isso, a maioria do trajeto é plano, utilizando a malha cicloviária já existente no centro da cidade e explorando toda a riqueza de sua arquitetura”, informa Daniel Moral, cofundador do Bike Tour SP.
Entre os pontos turísticos estão duas novidades para a edição deste ano, o Aquário Urbano e a Tokyo, além da Praça das Artes, o Sesc 24 de Maio, o Teatro Municipal de São Paulo, o Bar dos Arcos, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a Galeria Metrópole, os edifícios Itália e COPAN, a Gastronomia no Centro, a Praça da República, a Praça Princesa Isabel, a Estação Júlio Prestes e Sala São Paulo, o Museu da Resistência, a Estação Pinacoteca, a Pinacoteca do Estado, a Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa, o Parque da Luz, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Santa Efigênia, o Largo do Paiçandu, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a Galeria Olido e a Galeria Do Rock.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Passeio Inclusivo
Além de incentivar a prática esportiva e cultural, todo o projeto, que tem o apoio do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, foi planejado de forma a contribuir com a sociedade e ser inclusivo. “Nossa ideia é que o passeio seja cada vez mais inclusivo, essa rota conta com um triciclo trenzinho que comporta pessoas com deficiência física e visual, idosos e mobilidade reduzida. E também foram colocados tablets acoplados nas bicicletas que contam com acessibilidade em libras,” explica André Moral, confundador do Bike Tour SP.
O passeio é gratuito. Para ingressar na pedalada, basta se inscrever antecipadamente pelo site centronovo.biketoursp.com.br e levar 2 quilos de alimentos não-perecíveis por participante. Os donativos arrecadados serão repassados para duas instituições que auxiliam centenas de famílias carentes, incluindo um trabalho com adultos em situação de rua e crianças carentes que moram na região do Centro: o Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes (NABEM) e o Clube de Esperança Nova Aurora (CENA).