Da Redação
Espetáculos que ocorreriam neste mês, abertos ao público, mas suspensos pelo agravamento da pandemia foram gravados previamente e agora serão transmitidos nos dias 18 e 20 de março, de graça, no YouTube do Theatro Municipal; repertórios com obras de Bach e Villa-Lobos
O Theatro Municipal de São Paulo suspendeu todas as atividades presenciais em conformidade às orientações do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Plano São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura, que reclassificou todo o estado para a fase mais restritiva da quarentena. Toda a programação que estava prevista foi suspensa, incluindo os concertos da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM). Mas nesta quinta-feira (18/3) e neste sábado (20/3), o YouTube do Theatro Municipal exibe a gravação realizada previamente de mais dois destes concertos. A transmissão começa às 19h40 com uma live que irá reunir maestro e musicistas da OSM em um bate-papo de aquecimento para o concerto que começa às 20h. Quem estiver em casa pode acompanhar de graça, pelo canal do Theatro Municipal no YouTube: . E o conteúdo fica disponível para acesso posterior, a qualquer hora, sem necessidade de agendamento ou cadastro prévio.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
No programa do dia 18, quinta-feira, a Orquestra Sinfônica Municipal, em formação de câmara e sob a regência de Roberto Minczuk, toca Suite orquestral nº 2, do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). Uma obra escrita para instrumentação de violinos, viola e contrabaixo, com destaque para os solos de flauta transversal, interpretados pelo músico Marcelo Barboza. Neste dia, antes da transmissão, o maestro Minczuk também media uma conversa ao vivo com os músicos da Orquestra: o oboísta Alexandre Ficarelli e a clarinetista Camila Barrientos Ossio.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Já no sábado, 20, Minczuk comanda repertório com a obra Bachianas Brasileiras n.2, do brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), um dos grandes representantes do movimento da Semana de Arte Moderna de 1922. A composição, que data de 1930, não deixa de carregar certa identidade entre alguns aspectos com a ficção literária brasileira da época. A OSM interpreta os quatro movimentos da obra: “Canto do Capadócio”, “Canto da Nossa Terra”, “Lembranças do Sertão” e “O Trenzinho do Caipira”. A clarinetista Marta Vidigal e o violinista John Spindler, integrantes da Orquestra Sinfônica Municipal, participam da live que antecede a exibição do concerto e que também será mediada pelo maestro Roberto Minczuk.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Serviço:
Concerto Online
Orquestra Sinfônica Municipal
Clique Aqui para acessar o canal no YouTube
18 de março, quinta-feira, 20h
Roberto Minczuk regência
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Suite orquestral nº 2 em Si menor BWV 1067 20′ (solo flauta)
I – Ouverture
II – Rondeau
III – Sarabande
IV – Bourrée I
V – Bourrée II
VI – Polonaise
VII – Menuet
VIII – Badinerie
20 de março, sábado, 20h
Concerto online
Orquestra Sinfônica Municipal
Roberto Minczuk regência
Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
Bachianas Brasileiras n.2 (1933) – 23
I – Prelúdio (O Canto do Capadócio) – Adagio – Andantino
II – Ária (O Canto da Nossa Terra) – Largo
III – Dança (Lembrança do Sertão) – Andantino moderato
IV- Tocata (O Trenzinho do Caipira) – Un poco moderato