Da Redação
Com 70% das obras milionárias de restauro concluídas, a previsão de reinauguração do Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, fechado para o público desde 2013 devido a péssimas condições físicas e estruturais, já tem data de reabertura confirmada.
Segundo a Universidade de São Paulo (USP), gestora do museu, o local será entregue no dia 7 de setembro de 2022, data da comemoração do bicentenário da Independência do Brasil e três anos depois do início dos trabalhos.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Construído no fim do século XIX pelo engenheiro e arquiteto Tommaso Gaudenzio Bezzi, o museu apresentava, além de rachaduras e infiltrações do teto ao chão, fiação exposta, e não possuía sistema eficaz de combate a incêndios.
Passada a obra orçada até agora em R$ 178 milhões – bancada majoritariamente por empresas por meio de incentivos fiscais -, o espaço de 6.600 m² e tombado pelos órgãos de patrimônio federal, estadual e municipal, ganhou mais 6.845 m² de áreas destinadas à visitação, mais que dobrando sua capacidade.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Edificada no subsolo, ao lado dos blocos de fundações originais e com acesso pelo nível da Praça do Monumento, a área vai abrigar uma sala de exposições temporárias, cafés, auditório, bilheterias e lojas.
Dali, os visitantes subirão de elevador ou escada rolante até o edifício histórico. Um mirante no topo do prédio, a restauração de um jardim francês e a construção de um restaurante completam as novidades do local. Com isso, a expectativa de público será de 1 milhão de pessoas por ano, o dobro do que era verificado até seu fechamento. As informações são da revista Veja São Paulo.