Da Redação
O artista plástico, ativista político, intelectual, escritor, diretor e ator Abdias Nascimento (1914-2011) é tema da mostra “Abdias Nascimento: Um Artista Panamefricano”, exibida no Museu de Arte de São Paulo (MASP) até o dia 5 de junho, às terças-feiras, das 10h às 20h; e de quarta a domingo, das 10h às 18h.
A mostra ocupa grande parte do museu, com mais 62 pinturas e vários documentos e fotografias distribuídas na galeria, no mezanino e no 1º subsolo.
Os ingressos custam até R$ 50 (exceto às terças, quando a entrada é gratuita) e são vendidos/reservados obrigatoriamente pelo site: https://masp.byinti.com/#/event/gDLgryvDWK-XuTt_7IHP
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Com curadoria de Amanda Carneiro e Tomás Toledo, a mostra é realizada em parceria com o IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, instituição criada pelo artista em 1981 e que é responsável por preservar o acervo dele. Além disso, está inserida no contexto de exibições do museu dedicadas às Histórias Brasileiras.
Além da grande capacidade intelectual e contribuições culturais, Abdias Nascimento foi um dos maiores representantes da cultura negra do país. Por conta disso, a mostra carrega em seu título uma referência ao movimento pan-africanista e ao imaginário amefricanista, termo proposto pela filósofa e ativista Lélia Gonzalez (1935-1994), que foi amiga e interlocutora do artista, para se referir à experiência negra na América Latina.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Serviço:
Mostra “Abdias Nascimento: Um Artista Panamefricano”
Onde: MASP (Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP)
Período: de 25 de fevereiro a 5 de junho