Da Redação
Em parceria com o Museu do Imigração, o complexo gastronômico recebe a primeira exposição que é produto de uma expedição à região do Rio São Francisco e que foi inspiração para o menu e a temporada atual do espaço Priceless; entrada é gratuita
Até o próximo dia 31 de março, o complexo gastronômico e cultural Priceless, localizado no terraço do Shopping Light, recebe a mostra fotográfica Sertões – Às Margens do Rio São Francisco, produzida durante a expedição realizada pelo fotógrafo Claus Lehmann e a cenógrafa Patrícia Sobral, responsável pela ambientação e instalações artísticas do projeto. As imagens serão expostas no Ateví, um dos espaços do local voltado para manifestações culturais. A entrada é gratuita.
Como ponto de partida para a concepção do complexo Priceless foi realizada uma expedição ao Sertão Brasileiro, onde ao longo de 11 dias, o Chef Onildo Rocha, Patrícia Sobral e um time de mais 4 especialistas que fazem parte do projeto, embarcaram na aventura de conhecer a região do Rio São Francisco, da foz a nascente. A partir disso, trouxeram elementos para a construção do menu da casa, carta de drinks, vinhos e cervejas, e foram acompanhados pelo fotógrafo Claus Lehmann.
Após essa expedição além do desenvolvimento de um menu autoral e muita inspiração na cozinha nordestina, foi produzido é um acervo de fotos da região mostrando um pouco da viagem, onde é possível ver um sertão diferente do imaginário comum. Serão apresentadas fotos abstratas da paisagem e elementos que fazem parte dos povoados que circundam o Velho Chico que trazem vida ao local. Além das fotos o público também terá acesso a áudios, concedidos pelo Museu da Imigração, de imigrantes nordestinos contando a saga e parte de suas histórias como retirantes em São Paulo.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Para Claus a expedição foi uma oportunidade de entrar em contato com a vida, cultura e os sabores dos sertões. “As fotos são uma interpretação poética do que vivenciei durante a viagem: As sensações, os sons, os sabores, os aromas, as texturas. Essas imagens representam minhas memórias sensoriais da expedição. E encontrar a melhor maneira de apresentá-las ao público foi uma parte muito gratificante, ao lado da Patrícia Sobral e toda equipe, onde tivemos ricas e criativas trocas de ideias, uma somando à outra, sempre se complementando e ampliando as possibilidades, até chegarmos no formato final”.
A responsável pela ambientação da exposição é a Patrícia Sobral. Também é ela que está por trás do projeto arquitetônico, da ambientação e das instalações artísticas do Priceless. Na mostra, o público verá as fotos reproduzidas dentro de malas antigas, que fazem parte da ambientação produzida pela artista que também se inspirou na expedição: “Escolhi a mala como metáfora desta viagem para criar o cenário que fala daquilo que sempre carregamos na partida ou na chegada, guardando o que não queremos perder- ‘ as boas lembranças’. Assim nasceu essa instalação que toca o nosso imaginário, invocando as recordações que guardamos dentro de nós.
Cada uma das imagens capturadas pelas lentes do Clauss fala dessa história vivida por cada um de seus integrantes. Uma aventura nos Sertões do Brasil vivendo a cada dia a sua diversidade, seus extremos, sua gente e suas riquezas naturais. Achamos muito importante nesta exposição homenagear o povo imigrante do sertão, trazendo a sua voz e compartilhando conosco os tesouros que trouxeram em “suas malas”, conta Patrícia.
SERVIÇO
Priceless
Ateví (espaço de exposição)
Endereço: Edifício Alexandre Mackenzie, R. Formosa, 157. — Rooftop (mesmo edifício do Shopping Light) – Entrada exclusiva para o Priceless no estacionamento do prédio, subsolo.
Entrada: gratuita (será exigido a carteira de vacinação com as duas doses da vacina contra covid)
Horário de funcionamento: 2a a 5a das 12h às 23h / 6a e sábado das 12h à meia-noite/ domingo das 12h às 16h