Da Redação
As atividades voltadas para públicos de todas as idades integram as comemorações do mês dedicado ao livro
Para celebrar o Dia da Biblioteca (09/04), o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais (23/04), a Biblioteca Parque Villa-Lobos , instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, preparou uma série de atividades para incentivar o hábito da leitura. São eventos, oficinas e cursos voltados para a produção de textos, ilustrações e HQs, além de encontros do Clube de Leitura e Clube do Audiolivro. Veja abaixo os destaques da programação. As inscrições podem ser realizadas pelo link: bvl.org.br/inscricao.
As comemorações começaram com o lançamento de quatro livros da Coleção Caravelas, editada pela Editacuja, no último dia 9 de abril. Estiveram presentes na biblioteca os escritores Ana Cláudia Romano Ribeiro (Ave, Semente), Marco Catalão (No Cravo e na Ferradura), Pedro Marques (Saques & Sacanagens) e Pablo Simpson (O Tio da Caminhonete).
Para mostrar que a produção e a divulgação de textos exigem responsabilidade, João Varella, fundador da editora Lote 42 e das livrarias Sala Tatuí e Banca Tatuí, ministra a oficina on-line, ao vivo, Como Saber que a News é Fake. A facilidade de acesso a vários conteúdos faz com que os cuidados sobre o que é verdade, mentira, exagero ou manipulação sejam redobrados. O encontro promove uma discussão sobre fake news e como abordar o assunto com amigos e familiares, além de atividades práticas para estimular um ambiente saudável de circulação de informações. A atividade acontece no dia 12 de abril, das 10h às 11h30, e é indicada para pessoas a partir de 12 anos.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Ainda com foco na produção de qualidade para as redes sociais, a BVL realiza no dia 13 de abril, das 10h às 13h, a oficina on-line, ao vivo, Fotografia Digital para Instagram, ministrada pela fotógrafa e produtora cultural Bruna Grassi. O objetivo é apresentar o universo da fotografia digital por meio de smartphones e dar dicas sobre o uso da luz, copywriting, processos criativos e narrativas. Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio sobre fotografia. Indicada para pessoas a partir de 16 anos.
No mesmo dia (13/04), das 14h às 17h, os fãs de quadrinhos poderão participar da oficina on-line, ao vivo, Produção de uma HQ Independente, com o ilustrador Daiandreson Victor, autor das tiras Afroboy no Instagram e desenhista do selo Bruttal do Omelete. Durante o encontro, os inscritos aprendem a fazer a produção de HQs e conhecem as ferramentas necessárias e os meios ideais de publicação e divulgação. Indicada para pessoas a partir de 16 anos.
A produtora cultural Bruna Grassi ministra no dia 14 de abril, das 10h às 13h, mais uma oficina on-line, ao vivo. A Criação de Conteúdo para Redes Sociais tem o intuito de ampliar o engajamento do público e aborda, entre outros assuntos, a fotografia digital, a narrativa visual e a produção de elementos gráficos e textuais.
Mesmo quem não sabe escrever é capaz de contar lindas histórias feitas com as próprias mãos. Essa é a atividade proposta pela ilustradora e escritora Nina Anderson para comemorar o Dia Mundial do Livro. A oficina presencial Livros Imaginários acontece no dia 23 de abril, das 14h às 15h30, e convida crianças a partir de 5 anos a criarem um livro-objeto, produzido com imagens, códigos e suportes totalmente inusitados. No fim da aula, os participantes poderão levar a lembrança para casa. Não é necessário inscrição.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Uma imagem também contém muitas histórias. Para comprovar, a escritora e artista plástica Lúcia Hiratsuka ministra o Curso de Ilustração – Palavras, Imagens, Silêncio e Movimento, nos dias 27 e 28 de abril, das 15h às 18h. A proposta das aulas é contextualizar a linguagem do livro ilustrado e promover uma vivência artística com a criação de ilustrações para um poema ou um trecho curto de um conto, além de experimentar diferentes materiais. É indicado para pessoas a partir de 16 anos e não há necessidade de saber desenhar.
Para quem precisa de incentivos extras para ler com regularidade, a BVL possui duas atividades especiais: o Clube de Leitura e o Clube do Audiolivro. Em abril, os encontros serão presenciais, o que torna a dinâmica dos debates ainda mais atrativa. O Clube do Audiolivro é dirigido a jovens de 11 a 14 anos e discute no dia 26 de abril, das 14h30 às 16h, a obra As Melhores Histórias de Andersen, de Hans Christian Andersen. Para a reunião do Clube de Leitura, no dia 29 de abril, das 15h às 17h, o livro escolhido é A Pediatra, de Andréa Del Fuego.
Encerrando as atividades do mês, o escritor, ilustrador e pesquisador Odilon Moraes participa do programa Segundas Intenções, no dia 30 de abril, das 11h às 13h. Formado em arquitetura e urbanismo pela USP, Odilon preferiu construir livros em vez de casas. Ganhou quatro vezes o Jabuti por seus trabalhos de ilustração e como escritor recebeu o prêmio de “melhor livro do ano para crianças”, dado pela Fundação Nacional do Livro para Infância e Juventude (FNLIJ), pelas obras Pedro e Lua, A Princesinha Medrosa e Rosa. O encontro presencial é mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, com transmissão ao vivo pela página da BVL no Facebook. Não é necessário inscrição.
Serviço
Biblioteca Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP