Thiago Paleari
A coluna “Guia SP 24H no Rolê” desta semana é com a jornalista e apresentadora, Vivian Costa. Apaixonada pela cidade de São Paulo, Vivian não só listou seus 5 lugares preferidos, mas escreveu um roteiro que começa na pulsante Av. Paulista, passa por um parque e uma hamburgueria na zona oeste até chegar na hípica de Santo Amaro, afinal, Vivian ama cavalos, equitação e hipismo. Para fechar o rolê de um jeito bem gostoso, a apresentadora citou uma rede de restaurantes que vale muito a pena conhecer.
Confira, abaixo, a lista, que mais se parece com uma crônica, na íntegra, escrita pela própria jornalista.
Avenida Paulista
Ah… minha São Paulo querida, como uma boa paulista, paulistana sou completamente apaixonada por você. A metrópole que nunca para. O barulho frenético das buzinas, o movimento infindável das ruas e a solidão da janela de um apartamento, cercado de grades, à espreita de um sol para sentir-se viva.
Tantos momentos, tantas histórias, em cada fase de minha vida, um canto preferido pra chamar de meu. Mas, como não posso escolher todos, vou selecionar alguns, onde me sinto completamente inserida nesta selva de pedras e o coração bate mais forte.
O primeiro lugar é a boa e velha avenida paulista, lá eu costumo dizer que é o lugar mais eclético da cidade, você encontra desde o alto executivo, até o mais “alternativo”. O lugar das oportunidades, do emprego dos sonhos e aonde a arte pulsa em sua plenitude.
Gosto de caminhar e escolher sem pretensão o destino do passeio. Podemos ir ao MASP, a Casa das Rosas, ao Itaú Cultural, tomar um café na Gazeta, assistir um espetáculo, apreciar os músicos e a arte de rua. Quem sabe, ir embora com belo brinco artesanal. Agora, se tiver disposição, pode ir a pé ao próximo destino. Minha lanchonete favorita, na Avenida Doutor Arnaldo, ou como eu costumo chamar carinhosamente, como a rua das flores.

BURDOG
O Burdog é uma das lanchonetes mais antigas e tradicionais da cidade, existe desde 1968. Vou com meu pai desde pequena e não troco por nada. Várias opções de lanches artesanais, com aquela batata frita mais polpuda e crocante. hummm… me deu até água na boca. Ah! E funciona até ás três horas da “matina”, como o paulistano gosta.

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 232 – Pacaembu, São Paulo – SP
Instagram: @burdoghamburgueria
Parque Água Branca
O Parque da Água Branca, na zona oeste da cidade, também é um lugar muito pitoresco, lá você pode curtir um pouco da natureza, escondida em meio aos prédios e trânsito da cidade. Além de árvores e flores, tem parquinho, lago com patinhos, lugares para caminhada, funciona uma mini fazendinha, onde podemos ter contato com bichos que talvez o paulistano só conheça pela televisão! Rs A entrada é franca e te garanto que vai ter um dia prazeroso e bem diferente.

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo
Clube Hípico de Santo Amaro
Mas falando em animais, você sabia que no bairro de Santo Amaro existe uma hípica, repleta de atletas e cavalos que saltam obstáculos da nossa altura? Pois é, um lugar lindo, cheio de relinchos e requinte, que tem até mico-leão, que você pode tentar fazer amizade com um pedaço de banana, se ele não fugir ou pular na sua cabeça. E no restaurante, o melhor filet au poivrè da região. Mas infelizmente, o clube hípico de Santo Amaro é apenas para sócios.
Porém, em dias de concursos é aberto ao público em geral e entrada gratuita. Ah! Também tem aulas de equitação e equoterapia para não sócios, mas para aprender o esporte é necessário pagar, mas com um valor acessível.

Endereço: R. Visc. de Taunay, 508 – Vila Cruzeiro, São Paulo – SP
Frutaria São Paulo
E por último minha mais nova paixão, a Frutaria São Paulo, restaurante que tem em diversos pontos da cidade, na Oscar Freire, Shopping Morumbi, Pátio Higienópolis, Pátio Paulista, Hélio Pellegrino, Alphaville, entre outros.
Lá eu experimentei meu primeiro poke com um delicioso suco de tangerina. Quem me conhece sabe que sou aquela italiana gulosa, então, fiz uma revista completa no cardápio e adivinha… tem massas, risotos, hamburgueres, tapiocas, enfim, ao gosto do freguês. e, tudo com uma linda apresentação e vem com aquelas florzinhas comestíveis, que eu nunca tive coragem de provar.
São Paulo é enorme, eu mesma não conheço inúmeros lugares. Tem que ser desbravada! Com calma, repetir os lugares, pegar referências, andar a pé, de metrô, de carro, entender sua história e seus moradores. É amor e ódio, barulho e silêncio, oportunidades e dificuldades, alegria e escuridão, mas vai tocar seu coração!