Da Redação
Em junho, diversidade e cultura tradicional estarão presentes nas unidades das Fábricas de Cultura da Zona Norte, Sul e Diadema. Encontro com a escritora Cidinha da Silva, espetáculo Drag, show da cantora Paula Lima e os tradicionais arraiais irão animar todos os públicos
As Fábricas de Cultura estão com uma programação animada para o mês de junho. As unidades das zonas Norte e Sul, além de Diadema, oferecerão atividades que valorizam a diversidade e a cultura tradicional. Confira os destaques:
No dia 3 de junho, às 14h30, a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís promove um encontro com a escritora Cidinha da Silva, autora do premiado “Um Exu em Nova York” e do infanto-juvenil “Os nove pentes da África”. Já no dia 4, às 15h, a unidade irá promover uma apresentação da Orquestra Ocadsa Brasil. Fundada em 1951 em Santo Amaro, a orquestra é hoje composta, em maioria, por jovens e crianças das periferias da Zona Sul.
Também na Zona Sul, a Fábrica de Cultura Capão Redondo recebe o espetáculo Tudo é Drag, no dia 4 de junho, às 17h. O espetáculo apresenta a essência da arte Drag de cada artista, mostrando o ator que está por baixo da criação, contando um pouco sobre suas experiências e inspirações. Com duas performances de cada artista, a proposta é trazer tanto o que caracteriza a persona da Drag Queen como uma intervenção mais livre.
O teatro também ocupará a Zona Norte. Nos dias 3 e 4 de junho, a Fábrica de Cultura Jaçanã recebe, às 19h, o espetáculo MANOfestAÇÃO, do grupo Unity Warriors, que traz um manifesto através do estilo de dança breaking, sempre presentes nas Block Parties, originais festas de rua da cultura hip-hop, que em meio ao descanso e ao caos os jovens encontraram como refúgio e espaço de protesto.
A cultura hip-hop continua em destaque com a atividade Pela Transparência Refaço a História, realizada dia 8 de junho, às 10h, na unidade Vila Nova Cachoeirinha. A equipe de biblioteca receberá a artista Soberana Ziza para compartilhar sua pesquisa sobre o apagamento da presença negra nos territórios da cidade e o processo de reinserir personagens negras nestes espaços por meio da técnica de sublimação, além de realizar uma oficina prática com o público.
No dia 11 de junho, o público terá uma dobradinha junina nas Fábricas de Cultura. A unidade Capão Redondo vai até a sede do Bloco do Beco, a partir das 16h, para realizar um arraial com fogueira, quadrilha, comidas típicas e forró pé de serra ao vivo, celebrando as raízes culturais. Além das barracas de comidas tradicionais, a festa terá muita música com o Trio Xote das Meninas, Forró Naldo Araújo Show e roda de viola. Ali do lado, em Diadema, às 18h, tem o Arraiá Tradição na Fábrica com o Bando de Régia canta: As Rainhas do Forró, uma homenagem às grandes vozes femininas que marcaram a história do forró pé de serra. A apresentação contará com intérprete de Libras.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Outra atividade para os interessados em inclusão é Cantando com o Corpo, ministrada pela intérprete de libras Gabrielle Martins na Fábrica de Cultura Brasilândia. No encontro, realizado no dia 14 de junho, às 16h, Gabrielle apresentará as muitas possibilidades da Língua de Sinais, a partir de experimentações com o próprio corpo junto com a musicalidade. Atividade voltada para fluentes e iniciantes em Libras.
A Fábrica de Cultura Jaçanã recebe no dia 18, às 15h, o espetáculo O Direito de Amar, da Cia JS Teatral. A peça é uma comédia musical que narra a vida em uma cidade afastada e conta os dilemas de um grupo de amigos, com o propósito de relatar a vida amorosa de um personagem gay. Com a nuance de comédia e drama, o texto valoriza a representatividade LGBTQIA+.
Já no dia 21, às 14h, a unidade promove o bate-papo Interpretação de Obras com a indígena Day Moreira Tabajara, que fará uma leitura sobre a concepção de obras de arte que retratam fatos da história nacional, os reflexos na construção da identidade do povo brasileiro e a compreensão sobre a história da independência brasileira. A atividade contará com interpretação simultânea em Libras.
Mais para o fim do mês, dois eventos especiais irão movimentar a Zona Norte e Sul da cidade. No dia 25 de junho, às 18h, a Fábrica de Cultura Diadema realiza o encontro Noite Mil Estrelas, que conta com a participação da DJ Aline Vargas, declamação do poema “Saga do Nordestino”, de Leda Sylvia, por Alberto Chagas, além de um show da cantora Paula Lima.
Nos dias 25 e 26 de junho, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe o evento Feira Preta Pocket, uma versão reduzida do famoso Festival Feira Preta, o maior evento de cultura negra da América Latina que acontece anualmente desde 2002. A edição pocket pretende levar um pouco da multi pluralidade cultural afro. O evento na Fábrica de Cultura Brasilândia terá apresentações musicais de artistas como: Iago Reis, Desirée, Vinicius Malta e Tinna Rios. No dia 25, sábado, o evento começa às 10h e vai até às 19h, e no dia 26, domingo, ocorre das 10h às 18h.
A programação completa pode ser acessada pelo hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura.