Da Redação
O Museu de Arte Moderna de São Paulo promove neste sábado (17/9) o evento de lançamento do catálogo da exposição 37º Panorama da Arte Moderna – sob as cinzas, brasa -, com uma conversa entre os curadores Cauê Alves e Claudinei Roberto da Silva, e as curadoras Cristiana Tejo e Vanessa Davidson. O evento acontece no auditório do MAM e será aberto ao público. Não é necessária inscrição prévia para a participação, a entrada estará sujeita à lotação máxima — o auditório possui capacidade para 200 pessoas.
O catálogo inclui textos dos quatro curadores, bem como uma apresentação escrita pela presidente do MAM São Paulo, Elizabeth Machado. Os registros fotográficos das obras e vistas da exposição são de Renato Parada e o projeto gráfico do volume é assinado pelo Estúdio Campo. Os primeiros exemplares serão vendidos com desconto do Vale+ Cultura, a R$ 50. Posteriormente, os catálogos custarão R$ 160.
Panorama da Arte Brasileira
A série de mostras Panorama da Arte Brasileira foi iniciada em 1969, momento em que o MAM São Paulo ingressou em uma nova fase de sua história e se instalou na marquise do Parque Ibirapuera.
Cada uma das edições do Panorama marcou a história do museu por ter contribuído direta e efetivamente na formação da coleção de arte contemporânea do MAM.
Aos poucos, o Panorama do MAM se tornou uma das mostras mais relevantes do calendário artístico do país, sempre cumprindo com o seu propósito de apresentar um recorte atual da arte brasileira. Assim como ocorreu com diversas mostras bienais pelo mundo, em função da pandemia de covid-19 a 37ª edição programada inicialmente para 2021 foi transferida para 2022. Ocupando toda a área expositiva do MAM, inclusive o Jardim de Esculturas, a mostra, pela primeira vez em sua história, se estende até o Museu Afro Brasil, reforçando a parceria entre o MAM e outras instituições do Parque Ibirapuera. Em 2023, um recorte do Panorama irá itinerar em unidades do Sesc no interior do estado de São Paulo, o que permitirá que a mostra alcance um público mais amplo.
O 37º Panorama tem a curadoria de Cauê Alves, curador-chefe do MAM, Claudinei Roberto da Silva, Cristiana Tejo e Vanessa K. Davidson, membros da Comissão de Arte do museu, que selecionaram 26 artistas e coletivos de diversas regiões, assim como de diferentes gerações, identidades étnico-raciais e de gênero – veja a lista completa de artistas no site do museu. Questões culturais e sociais que permeiam a história do país são abordadas considerando as efemérides do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e do bicentenário da Independência do Brasil. Com o título Sob as cinzas, brasa, o Panorama da Arte Brasileira do MAM segue contribuindo para o debate sobre a arte contemporânea e a atualidade.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Ficha técnica
Catálogo do 37º Panorama da Arte Brasileira – Sob as cinzas, brasa.
Elizabeth Machado (apresentação); Cauê Alves, Claudinei Roberto da Silva, Cristiana Tejo, Vanessa K. Davidson (textos e curadoria); Estúdio Campo (designer gráfico); Ana Ban (tradução); Renato Salem (coordenação editorial); Renato Parada (fotografias).
São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2022.
240 p.
Textos em Português e Inglês.
ISBN 978-65-84721-04-3
Projeto gráfico: Estúdio Campo
Fotografias internas: Renato Parada
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Serviço
37º Panorama da Arte Brasileira – Sob as cinzas, brasa.
Local: Auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo
Curadoria: Cauê Alves, Claudinei Roberto da Silva, Cristiana Tejo, Vanessa Davidson
Data: 17 de setembro, sábado, a partir das 16 horas
Ingressos: Sem agendamento prévio
Acessibilidade: Intérpretes de Libras
Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
Telefone: (11) 5085-1300