Da Redação
Evento que integra a 16ª edição da Primavera dos Museus acontece no dia 24 de setembro, das 12h às 17h, na área externa do MAB
O Museu Afro Brasil (MAB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove no dia 24 de setembro (sábado), das 12h às 17h, a 2ª edição da MAB–MARGENS, feira de artes gráficas que reúne cerca de 20 artistas e coletivos de São Paulo.
O evento integra a programação da 16ª Primavera dos Museus, que tem como tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias” e faz uma reflexão sobre o bicentenário da independência do Brasil ao mesmo tempo que desdobra, de forma crítica, o significado de independência para além do fato histórico.
A feira será realizada na marquise do equipamento, com acesso livre e sem a necessidade de fazer inscrição. Além de apresentar uma variedade de produções dentro do universo das artes gráficas, essa edição da MAB-MARGENS também prestará homenagem ao fundador e curador do Museu, Emanoel Araujo, que faleceu no dia 7 de setembro. O evento será aberto com a leitura do texto “Um conceito em perspectiva”, de autoria de Araujo e, ao longo da ação, será feito um painel inspirado em sua produção artística, que ficará exposto no decorrer da feira.
Em sua segunda edição, a MAB–MARGENS, tem como tema “Histórias de Independência”, e amplia as noções de “independência” por meio de narrativas plurais sobre o Brasil, evocando sujeitos e histórias constituídas à margem da História oficializada. Para Joyce Farias, pesquisadora do MAB, “a feira é uma ação que vem se consolidando um espaço de divulgação da produção de artes gráficas, mas também propicia reafirmar a potência dos artistas que ficam à margem de instituições museais. Nesta edição, novamente, reforçamos esse diálogo entre arte e o lugar da arte”.
Nesse sentido, o Museu Afro Brasil tem o objetivo de alcançar artistas independentes e suas respectivas obras, que contam suas histórias como indivíduos e artistas, oferecendo um espaço de venda e troca de seus trabalhos.
Entre os participantes estão Aziza Editora, Blenda Souto Maior, Cordel Urbano, Dani Rampi, Di Favela, Editora Marginal, Guinho Nascimento, Gustavo Nascimento, Helo Rodrigues, JAMAC, Leia Tavares, Major Mage, May Solimar, Tiago Galberto e Xiloceasa. O som ficará por conta dos DJs Fran Dourado, Diego e Scott, além de uma oficina de Samba Rock, com o professor Nando Sagatiba, que será realizada das 16h às 17h. Haverá venda de drinks e comidas artesanais.
Vale ressaltar que na compra de qualquer arte na MAB–MARGENS, o público receberá um voucher duplo para visitar gratuitamente o Museu durante a tarde do evento (24/09), além de concorrer a um kit especial do MAB no fim do evento.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Serviço
2ª edição MAB–MARGENS: “Histórias de Independência”
Data e horário: 24/09, das 12h às 17h
Local: Área externa do Museu Afro Brasil
Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 10 (Estacionamento pelo Portão 3)
Ingressos: R$ 15 (meia-entrada R$ 7,50) / Entrada gratuita às quartas-feiras Ingressos online: Link