Da Redação
Evento “Abril Pra Dança” ocorre entre os dias 22 e 30 de abril com apresentações gratuitas em todas as regiões da cidade
A Prefeitura de São Paulo anuncia a nova edição do Abril Pra Dança. Entre os dias 22 e 30 de abril, todas as regiões da cidade recebem espetáculos em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril desde 1982. Entre os destaques, estão apresentações do Ballet Stagium, do Balé da Cidade de São Paulo e de Nelson Triunfo, além de uma homenagem ao coreógrafo Ismael Ivo.
A abertura acontece no Teatro Paulo Eiró, dia 22, com o Ballet Stagium, que completa 50 anos em 2022. Na ocasião, são apresentadas as coreografias “Memória” e “Fluorescência”. A primeira se baseia nas memórias da companhia e nos momentos mais marcantes desse meio século de existência. A outra interpreta o tempo/espaço presente. O Stagium, vale ressaltar, é uma companhia que teve como influência artística o movimento da Semana de Arte Moderna de 22, cujo centenário é celebrado pela Secretaria Municipal de Cultura com o projeto 22+100.
O Balé da Cidade, tradicional companhia de dança da Fundação Theatro Municipal, apresenta gratuitamente o espetáculo Isso dá um baile, que tem como inspiração o “passinho”, estilo de dança que surgiu nas periferias do Rio de Janeiro, nos bailes funk. O espetáculo acontece dia 23, na Praça das Artes; e dia 30, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
Ex-diretor do Balé da Cidade, Ismael Ivo é homenageado no dia 10, em evento que antecipa o Abril Pra Dança, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). O encontro “1 ano do Encantamento de Ismael Ivo – Novas perspectivas a partir do legado para a dança e corpo território” propõe uma roda de conversa sobre o bailarino e coreógrafo, falecido em 8 de abril de 2021, em decorrência da Covid-19.
O Abril Pra Dança também traz diversos espetáculos em parceria com o Mês do Hip Hop. Entre os destaques, está a apresentação de Nelson Triunfo e Baile Black, dia 23, na Praça das Artes, e dia 30, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. O dançarino, considerado um dos pais do hip hop nacional, mostra a evolução da dança no seguimento, desde os tempos do Soul Funk até os dias atuais com B.boy, Popping, Locking, House e Waacking.
Outros destaques ficam por conta da Cia Base, que apresenta espetáculo de dança vertical no histórico prédio do Centro Cultural dos Correios, no centro da cidade, com duas apresentações no dia 29; e o espetáculo “Sem Conservantes”, da Gira Dança, apresentado por bailarinos com deficiência, dias 23 e 24, no Teatro Paulo Eiró.
Como parte do 22+100, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, a Cia Druw apresenta o espetáculo infantil Vila Tarsila, nos dias 23 e 24, no Teatro Cacilda Becker. O Centro de Referência da Dança apresenta a mesa Modernismo, Antropofagia e Dança, com Marika Gidali (do Ballet Stagium) e os professores e pesquisadores Casé Angatu e Juma Pariri e mediação de Lígia Tourinho.
A programação completa do Abril Pra Dança está no site da Secretaria Municipal de Cultura. Sujeita à alterações.
INGRESSOS:
Centros Culturais – Distribuição de ingressos 1h antes da apresentação/exibição.
Teatros – Distribuição de ingressos 1h antes da apresentação.
Casas De Cultura – Não é necessário retirar ingresso.
INSCRIÇÕES:
Oficinas: inscrições através da bio do espaço onde ocorrerá a atividade.
Confira a programação completa aqui.