Da Redação
A Biblioteca Mário de Andrade e a Estação da Luz ganharam mais luz e cor o projeto de intervenção urbana SAMBA DA LUZ, do artista Felippe Moraes. O projeto é apresentado pela Secretaria Municipal de Cultura de SP e a ação consiste de dois letreiros de grande escala em néon citando trechos das canções “Canta, canta, minha gente” e “Não deixe o samba morrer”. As instalações foram inauguradas no último dia 10 de junho e ficarão visíveis publicamente por um mês até 10 de julho de 2021.
O título SAMBA DA LUZ faz menção tanto ao bairro da Luz e sua importante e histórica estação de trem, como à luminosidade do néon e do próprio saber contido nessas canções. A ação pretende ser uma voz de alento e esperança para os cidadãos e cidadãs, além de uma nota sobre a sabedoria da cultura popular.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Na fachada da Biblioteca Mário de Andrade foi instalado um néon vermelho de 7m de largura com os dizeres “CANTA FORTE” e “CANTA ALTO” alternando entre si, a evocar o refrão da canção composta por Martinho da Vila. Já na passarela interna da Estação da Luz sobre as plataformas de embarque, o público poderá encontrar outro letreiro alternando entre “Não deixe o samba morrer” e “Não deixe o samba acabar” fazendo referência à canção homônima de Edson Conceição e Aloísio Silva, tornada famosa na voz de Alcione.
O artista diz que “o samba é o saber ancestral dos terreiros em movimento no mundo, transformando-o e nos ensinando a viver em meio à precariedade. É a própria possibilidade de reinvenção de nossos modos de viver e pensar. Ao ocorrer em junho, o projeto é também uma saudação a Exú, orixá celebrado nesse mês e que é a própria essência desse saber inventivo, brincante e em movimento na rua, nas encruzilhadas e no Carnaval.”
Felippe Moraes é artista, pesquisador e curador independente desde 2009. Seus trabalhos estão geralmente ligados a espiritualidade, mitologia e ancestralidade como possibilidades de reencantamento do mundo.
Creditos das fotos: @felippemoraes
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
SERVIÇO
SAMBA DA LUZ – Felippe Moraes
de 10/06 a 10/07 de 2021
ENTRADA FRANCA
Biblioteca Mário de Andrade
R. da Consolação, 94 – República
visível da rua 24h por dia
Estação da Luz
Pça. Da Luz, 1
visitação das 04h às 00h
Mais informações:
#SambaDaLuz @felippemoraes
www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura
www.instagram.com/felippemoraes