Da Redação
Celebração inclui diversas atividades espalhadas por mais de 200 pontos de São Paulo e grande reencenação do Grito da Independência
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. A celebração vai além do grito de Dom Pedro I, para apresentar o grito de todas as vozes do país. O Projeto Vozes da Independência conta com mais de 50 atividades, espalhadas por mais de 200 pontos da capital paulista, além de grandiosa remontagem histórica, no dia 7 de setembro.
“Completar 200 anos da Independência é motivo de orgulho para todos os brasileiros e, em especial, aos paulistanos. O grito pela autonomia do país aconteceu no nosso querido e histórico bairro do Ipiranga, palco esse ano de muitas comemorações e lembranças revitalizadas.”, destaca o prefeito, Ricardo Nunes.
“Estamos preparando uma comemoração plural, descentralizada e grandiosa, como a nossa São Paulo merece. Uma comemoração que representa as múltiplas vivências que construíram a história do nosso país. Nesse evento, colocamos as diversas narrativas brasileiras como protagonistas”, afirma a secretária municipal de cultura, Aline Torres. “Esse é o Bicentenário de todos os gritos da independência”, finaliza.
A céu aberto, um grande espetáculo ocupa o Parque da Independência para uma encenação do Grito de Dom Pedro com um percurso histórico, social e cultural. Abordando o sentimento de independência por várias óticas e vivências, o espetáculo tem como objetivo, valorizar a cultura nacional e sua importância na construção social, cultural e econômica do país.
“O dia 7 de setembro terá uma remontagem histórica do Grito de Dom Pedro, em um percurso finalizado nos arredores do Monumento à Independência, com toda uma dramaturgia, uma encenação bonita, passando por locais onde a sociedade civil viveu”, explica Aline Torres. “Estamos convidando a todos e todas para estar lá, no dia 7 de setembro, no Parque da Independência, revivendo esse momento histórico com a gente”.
“O projeto Vozes da Independência foi elaborado com o objetivo de convidar o público a refletir sobre essa data e os seus significados sociais, culturais e econômicos”, afirma Higor Advenssude, Curador e Produtor Executivo do projeto. “Cada personagem celebrado nas exposições, intervenções artísticas, painéis e no espetáculo refletem desejos de quem ‘reexiste’ a muito tempo.”
Atividades artísticas, marcadas por vozes diversas, também compõem a celebração da data – dentre elas, música, teatro, cinema, artes visuais, literatura, dança, intervenções artísticas e debates. As programações ocupam pontos da cidade relacionados à ocasião, tal como a Praça do Patriarca, que recebe a escultura de José Bonifácio, patrono da independência.
Além disso, para integrar o projeto, ações especiais acontecem em outros pontos culturais da cidade: Theatro Municipal, Solar da Marquesa, Casa do Grito, Casa de Cultura Chico Science e Vila Itororó, que completa 100 anos em 2022. No conjunto histórico do Parque da Independência, são pensadas intervenções artísticas especiais para permanecer para além dos eventos comemorativos, como exposições, iluminação especial e áudios-guias. Além das intervenções, a Spcine integra a programação com uma curadoria especial de filmes que refletem o conceito do projeto, para o Circuito Spcine e Cineclubes.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Clique no link e confira a programação completa