Da Redação
O 23º Cultura Inglesa Festival é o maior festival de cultura britânica na América Latina, com programação multicultural e totalmente gratuita, com shows, exposições, mostras de cinema, espetáculos de dança e teatro e programação infantil espalhados pela cidade de São Paulo. O Festival começou no dia 24 de maio e acontece até o dia 16 de junho.
Durante esta semana, 03 de junho a 09 de junho, o festival conta com uma programação que agrada todos os gostos. Confira!
Terça-feira, 4 – Mostra “Curtas-metragens” – Instituto Moreira Salles (IMS)
Finalizando a programação de cinema, a mostra curtas-metragens apresenta “Vitorianna” e “Antes que seja tarde”, duas obras inspiradas na cultura britânica e produzidas pelo edital público da Cultura Inglesa, que fomenta a produção artística nacional. As exibições acontecem no dia 04 de junho no Instituto Moreira Salles, seguida de bate-papo com os diretores.
Dirigido por Gabriela Capello, com produção executiva de Daniel Pech, “Vitorianna” conta a história de Anna, uma fantasma adolescente da era vitoriana, que abandona a rotina entediante de mais de um século morando sozinha em um sótão para viver uma grande aventura em terras tropicais. Com um humor dark, o filme traz o não-lugar do adolescente e uma mensagem positiva do sonhar.
Inspirado na música “I’m your man” do cantor britânico George Michael, que por anos sofreu de depressão por ser obrigado a esconder sua sexualidade do grande público, “Antes que seja tarde” apresenta a história de Cauê & Julian, dupla de famosos cantores sertanejos, ídolos Pop-Teen do momento que, para manter o status de “sex symbols”, são forçados pelo empresário a viver uma vida regada de mentiras. Os personagens encontram no quarto de hotel o único lugar em que se sentem seguros e podem expor suas angústias e verdadeiros sentimentos. A trama mostra que, em meio a essa opressão e ao contexto político em que vivem, eles precisam declarar o seu amor para todos, como um ato de resistência e liberdade, antes de que seja tarde.
MOSTRA CURTAS-METRAGENS
Data: 04 de junho às 20h
Local: Instituto Moreira Salles – Av. Paulista, 2424, Consolação, São Paulo/SP
Capacidade do local: 145 pessoas
Acessibilidade: Sim
Ar condicionado: Sim
Entrada gratuita: Retirada de ingressos 1 hora antes do início da sessão (sujeito a lotação)
Quinta-feira, 6 – Espetáculo de Dança: IMAGINE (leia em português)
Nos dias 06 a 09 de junho, entre em cartaz o espetáculo “Imagine” (leia em português). A peça convida o público a pensar até onde a imaginação pode nos levar, como pulso e impulso dentro da sociedade em que vivemos. Com uma criação coreográfica contemporânea, por Beatriz Sano e Julia Rocha, apresenta a dança como uma camada não verbal ativada pela letra da música de John Lennon. A poeta Angélica Freitas e o artista visual Fabio Morais foram convidados para criar um texto para a peça inspirado na letra da música e indagados pela pergunta “como seguir imaginando dentro do contexto atual?”.
A criação surge a partir de um cenário em que há necessidade de promover uma experiência sensível e poética, e lançar no horizonte do teatro um momento de reflexão, uma abertura para provocar o sensível e promover um espaço em que as pessoas possam se desarmar de suas certezas e se abrir às delicadezas do mundo.
IMAGINE (leia em português)
Data: 6 a 9 de junho
Horário: De quinta a sábado às 21h, domingo às 19h
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre
Sábado e Domingo – 08 e 09 de junho – PROGRAMAÇÃO INFANTIL COM JOGOS E PEÇAS DE TEATRO
Mergulhando no universo dos games, a programação infantil conta com 12 atrações gratuitas com oficinas, workshops e instalações que exploram os videogames, jogos de tabuleiro, jogos de rua e muito mais.
Os destaques da programação é a programação de teatro, que conta com duas peças inéditas selecionadas no edital da Cultura Inglesa e que ganham vida para o Festival.
“O Rouxinol e a Rosa” é um projeto do Coletivo GRÃO. Em uma co-criação do ator cego Edgar Jacques e da atriz surda Mariana Ayelen na busca de criar um ambiente no qual o espectador explore diferentes formas de perceber a clássica história de Oscar Wilde. O Coletivo pretende debater a representatividade artística da diversidade sensorial e as diferentes perspectivas de expressão.
Já a obra “A travessia de Maria e seu irmão João”, inspirada no conto clássico Hansel & Gretel, de Neil Gaiman, conta com a direção de Soledad Yunge e homenageia a jornada de coragem e superação das crianças que passam por situações de guerra, medo e fome. Maria e seu irmão João enfrentam o medo do abandono, o escuro da floresta e os terríveis planos de uma bruxa. Com coragem, inteligência e de mãos dadas, fazem a travessia que os levará de volta para casa.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Domingo, 09 de junho – Shows Lily Allen, Duda Beat e Mad Mother’s (Memorial da América Latina)
No domingo rola a tarde de shows super esperada pelo público. Sobem ao palco do 23º Cultura Inglesa Festival a cantora britânica Lily Allen, que retorna ao Brasil depois de 10 anos para um show gratuito, assim como a cantora pernambucana Duda Beat, conhecida como a rainha da sofrência, e promete um setlist com versões especiais de clássicos do pop britânico como Spice Girls, George Michael e The Police.
O festival confirmou a abertura de um novo lote de ingressos no dia 5 de junho, próxima quarta-feira.
Durante a semana inteira, até dia 16 de junho – EXPOSIÇÃO INTERATIVA “I, GAME: INTERPRETAR, INVESTIGAR, IMAGINAR:
A cada ano uma temática é escolhida para apresentar a cultura britânica, e este ano o universo gamer toma conta da programação.
A exposição interativa será realizada no Centro Cultural São Paulo e tem curadoria dos especialistas Pablo Miyazawa e Flavia Gasi. A exposição tem como objetivo convidar os visitantes a brincar a partir de experiências lúdicas e interativas nas quais será possível conhecer a história, a riqueza e a inteligência existentes por trás do desenvolvimento dos videogames e sua influência na cultura pop.
A exposição recebeu um grande público no primeiro final de semana. A grande sensação foi a instalação de “Sandbox” – típico britânico – que demonstra o conceito de construção de mundo por meio de um tanque de areia que fica colorido com projeção mapeada com Kinect. Além de outros displays que permitem mergulhar no universo dos games e compreender a inteligência por trás deles.
No próximo final de semana também haverá degustação de jogos de PlayStation 4 ao lado da exposição para fãs de game.
A exposição fica aberta até dia 16 de junho.
SERVIÇO
23º Cultura Inglesa Festival
Quando: 24 de Maio a 16 de Junho de 2019
Shows: 09 de Junho, na praça Cívica do Memorial da América Latina
Abertura dos portões: 15h30
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo . SP
Entrada Gratuita
Mais informações no site: www.culturainglesasp.com.br/cultural