Da Redação
Atividades espalhadas por São Paulo celebram a arte circense e são abertas para todos os públicos
A Prefeitura de São Paulo anuncia as comemorações do Dia do Circo, com atividades nos dias 25, 26 e 27 de março. As atrações ocupam diversos espaços da cidade, como o Centro Cultural Tendal da Lapa, da Prefeitura, e o recém-inaugurado Mundo do Circo, no Parque da Juventude, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Amigos da Arte. O Dia do Circo é realizado em parceria também com o Programa Circo Social, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
Celebrada em 27 de março, a data homenageia a tradicional arte circense, estabelecida no país ao longo do século XIX. O dia se consolidou como uma homenagem a Abelardo Pinto, o palhaço Piolin, que viveu o auge de sua carreira durante a década de 1920.
No próximo final de semana, dias 25 e 26, O Mundo do Circo SP apresenta cerca de doze atrações, incluindo os espetáculos “Balburdia”, que traz as relações de um casal contada por meio da arte circense; “MAGOTE”, que mistura dança e acrobacia e traz pro picadeiro a importância da coletividade; a fanfarra do “Cumbia Calavera”; além do circo-teatro “Carrilhão”; e o movimento negro no picadeiro representado pelos “Prot(agô)Nistas”. A programação acontece das 13h às 20h.
O Tendal da Lapa também recebe atrações no final de semana: o espetáculo “Cabaré?”, no dia 25, imagina um circo sem a figura emblemática do seu apresentador; já no domingo, dia 26, três palhaços se empenham em um show de mágica em “123 SOME”; e, por fim, o espetáculo “Construtores”, do Coletivo Vertigem.
Em parceria com a SMADS, diversos circos sociais recebem programação: Vila Ré, Brasilândia, Dom Bosco, Águia de Haia e Grajaú. Entre os destaques, estão os espetáculos “Reprise”, no Circo Social Brasilândia, e “A Obra”, no Circo Social Vila Ré.
Confira os destaques da programação abaixo. Mais informações: https://www.capital.sp.gov.br/noticia/secretaria-municipal-de-cultura-celebra-dia-do-circo-com-atracoes-no-tendal-da-lapa-mundo-do-circo-e-programa-circo-social
Carlos Felipe em Apuros
Cafi Otta, ou Carlos Filipe para os íntimos, se utiliza de habilidades circenses como malabares, monociclo e equilíbrio para criar um ambiente de diálogo entre o artista, o público e o espaço que os rodeia. Com uma técnica apurada, muito charme e pitadas de delicadeza, Carlos Filipe seduz plateias de todas as idades. “Carlos Filipe em Apuros” foi criado em 2012, e nestes 11 anos de trajetória foi apresentado em diversos festivais de circo e teatro no Brasil, além de uma turnê em Moçambique. E desde 2021 o espetáculo também passou a ser apresentado em ruas e praças de São Paulo, com ingressos no chapéu. “Estar na rua passando meu chapéu é a realização de um sonho. Um sonho que se sonha junto com o público”.
| Circo Social Vila Ré. 25/03 às 10h.
Cabaré?
Coloca em dúvida o formato de espetáculo que se propõe ser: na ausência de um apresentador que, conforme é esperado, cumpre o papel de guiar a sequência de números circenses e apresentar os artistas, o elenco entrelaça as suas cenas e se desdobra para ocupar o palco e a banda simultaneamente. Divertindo o público com as virtuoses dos malabaristas, acrobatas e do palhaço, o espetáculo não deixa de carregar a linguagem do circo contemporâneo que alimenta a companhia.
| Tendal da Lapa. 25/03 às 11h.
Itinerantes Margarida
Artistas circenses brincam e interagem com o público demonstrando suas habilidades em uma ação itinerante! Pernas de pau, malabaristas e muita palhaçaria!
| O Mundo do Circo (externo). 25/03 às 13h.
A Obra
O espetáculo A OBRA traz para a cena três clowns, que utilizam de seu dia a dia em uma obra para fazer uma grande palhaçada! Entre andaimes, carretéis de fio, sacos de areia e escadas e trapalhadas, eles realizam números acrobáticos, de equilíbrio, tecido aéreo, parada de mão, monociclo e malabarismos.
| Circo Social Vila Ré. 25/03 às 14h.
Reprise
Ao chegarem no local de sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa. Depois de infrutíferas tentativas de provar um ao outro sua prioridade no picadeiro, decidem realizar este trabalho juntos. No decorrer do show, percebem que juntos seus talentos se multiplicam e também é uma boa oportunidade de renovar o repertório.
| Circo Social Brasilândia. 25/03 às 14h.
Balburdia
Balbúrdia é o segundo espetáculo de uma trilogia criada por Artinerant’s sob a direção de Lu Lopes. Esta obra nasce da vontade de transformar em espetáculo as experiências artísticas mais atuais do grupo, e também dos diálogos e desafios que dão vida à relação dos integrantes. Tendo como ponto de partida os estímulos que se apresentam nos momentos de transformação e reorganização de antigas referências, a construção das personagens e da dramaturgia se fundamenta na ideia do desmoronamento de grandes estruturas, na constante mudança e na provocação. As personagens vivem situações adversas permeadas de jogos, procurando o equilíbrio para seguir adiante. Pesquisando sobre as diferentes possibilidades de fazer arte no meio da desordem, Balbúrdia é um recorte de momentos da existência de uma relação a dois que se modifica, se multiplica e se reinventa. Na encenação os artistas utilizam movimentos e imagens que desconstrói a estrutura circense tradicional em uma desorganização barulhenta. As cenas se desenvolvem em circuitos curtos que acontecem ciclicamente, com engrenagens como inspiração. O fio condutor é a comicidade leve deste casal que se relaciona no meio da balbúrdia.
| O Mundo do Circo (lona multiuso). 25/03 às 14h.
Malabamétrico
MALABAMÉTRICO é uma criação solo de circo-dança-teatro com interpretação de Artur Faleiros. Em cena um malabarista com Transtorno Obsessivo Compulsivo vivencia a busca eterna de uma apresentação impecável. Uma coreografia milimetricamente marcada permeada de improvisações absurdas que unem malabarismo, acrobacia e dança com toques de limpeza, destreza e fracassos. Uma apresentação na medida.
| Circo Social Brasilândia. 25/03 às 16h.
Circo Rock Shorts
King Rock Shorts – a banda que só toca de shorts – apresenta o espetáculo Circo Rock Shorts. A banda apresenta seu repertório autoral do rock irreverente recheado com números circenses e bonecos manipulados pelos atores e atrizes.
| Circo Social Grajaú. 25/03 às 16h.