Da Redação
A mostra do artista paranaense Rafael Silveira, no 20º andar, terá iluminação, sonorização, imagens que se movem, esculturas derretidas, paredes animadas e quadros que piscam
A retomada da vida cultural em São Paulo está de vento em popa, e promete ser um ano recheado de muita arte e cultura por toda a cidade. A tendência das exposições imersivas e instagramáveis já se firmou, e desta vez, o Farol Santander São Paulo anuncia a abertura de uma das exposições mais aguardadas do calendário de 2022: a mostra Espuma Delirante de Rafael Silveira, com curadoria de Baixo Ribeiro (Choque Cultural), que marca o retorno do artista paranaense a São Paulo com grande mostra individual no icônico centro cultural.
Explorando técnicas que mesclam características de pinturas e esculturas clássicas com alta utilização tecnológica, Silveira leva ao Farol Santander uma série de pinturas-objeto, instalações, vídeo-mappings e esculturas inspiradas em seu conceito de sorvete derretido. A exposição será aberta ao público em 25 de março e permanece em cartaz até 07 de agosto.
Fotos: Marra Comunicação | Divulgação
A Espuma Delirante de Rafael Silveira é uma exposição que cada centímetro quadrado foi pensado para proporcionar aos visitantes uma experiência de múltiplos estímulos sensoriais. A exposição é formada por ambientes que se conectam, integrados por combinação de elementos que amplificam o impacto da imersão: iluminação, sonorização, imagens que se movem, esculturas derretidas, paredes animadas. Tudo isso forma, em seu conjunto, novos modos de viver uma exposição de arte.
Ao todo, são dezessete obras que fazem parte da mostra: seis esculturas em fibra de vidro representando sorvetes derretendo; cinco video-mappings sobre quadros com molduras esculpidas em madeira; quatro video-walls que criam uma narrativa 180º graus, uma escultura interativa central e uma instalação de site specific no cofre que fica no hall de entrada do Farol Santander.
Antes mesmo de entrar na galeria do 20º andar, um corredor gráfico recebe o público como uma provocação psicodélica. No primeiro ambiente, uma instalação com nove pinturas-objeto apresenta formas fragmentadas e abstratas espalhadas pelo chão e parede. Simulando um sorvete derretido, as obras são compostas por cores e grafismos psicodélicos.
Na sequência do circuito pela mostra, os visitantes se deparam com um dos principais destaques da exposição. No centro da segunda sala expositiva, uma escultura de 6 metros revela um enorme sorvete derramado. Projeções em mapping e video-wall interagem com a escultura e completam a experiência no espaço, alternando momentos de excesso e introspecção.
O terceiro e último ambiente tem cinco video-mappings sobre quadros com molduras esculpidas em madeira. Essas estruturas recebem projeções que simulam pinturas com leves movimentos.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Serviço
Espuma Delirante de Rafael Silveira
Onde: Farol Santander SP
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Quando: 25 de março a 07 de agosto de 2022
Telefone: (11) 3553-5627
Funcionamento: terça-feira a domingo
Horários: 09h às 20h
Ingressos: R$ 30,00
Compra online: Clique Aqui ou vendas também na bilheteria local.
Classificação: livre
* Instalações acessíveis para cadeirantes