Da Redação via Catraca Livre
Painéis com onze releituras das obras de Candido Portinari serão expostos na Estação da Sé do Metrô. A ação inédita é uma parceria entre o MIS Experience – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo –, o Museu do Catavento e o programa Fábricas de Cultura.
Os trabalhos assinados por grafiteiros da capital paulista permanecerão em exibição até 24 de abril. Com o apoio da Companhia do Metropolitano de São Paulo, sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), a proposta é que a exposição circule por outras estações nos próximos meses.
Na estação Sé, os painéis serão alocados no mezanino, logo após as catracas, e contam com reproduções criadas pelos artistas Lais da Lama, Ana Kia, Del André, PRETOtna, Dimas Miguel, Mari Pavanelli, Pixote Mushi, Tiago Zaka, Fernando Berg, Thiago Monster Ectoplasma e Rodrigo Mandi.
“O Mestiço” (1934), “Cangaceiro” (1951), “Retirantes” (1944) e “Chorinho” (1942), de Portinari, foram alguns dos trabalhos que inspiraram os artistas. Livres para criar, os grafiteiros trouxeram um novo olhar para temáticas genuinamente brasileiras – uma marca de Portinari. O pintor produziu cerca de 5 mil obras ao longo da sua vida e é considerado um dos artistas que mais retratou seu país e sua gente.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Serviço
Até 24 de abril de 2022
Todos os dias
Das 4h40 às 00h29
Estação Sé do Metrô – Praça da Sé, S/N – Centro Histórico de São Paulo