Da Redação
“Paisagens de Van Gogh” tem entrada gratuita e abusa de recursos multimídias, incluindo aromas, para criar uma experiência de imersão; mostra fica em cartaz até 15 de setembro
Já imaginou entrar em “A Noite Estrelada”, de Vincent Van Gogh (1.853-1.890)? Ou sentir os aromas das flores tão comuns em suas obras? Pare de imaginar, porque isso tudo vai virar realidade com a exposição imersiva “Paisagens de Van Gogh”.
A mostra é inspirada em paisagens retratadas em cinco das suas telas mais famosas, nas centenas de cartas pessoais que o pintor holandês escreveu ao longo dos seus 37 anos de vida e a partir dos 38 lugares em que morou, em quatro países. Arrepiou, né?
Toda essa montagem convida o visitante a entrar no universo de Van Gogh, por meio de recursos multimídia de cores e sons. O visitante também vai conhecer um pouco da vida do artista e suas impressões do mundo, com trechos de suas cartas pessoais, que são apresentadas em locuções ao longo da exposição.
Imersão em oito cenários
Suas obras com céus estrelados, girassóis, plantações que parecem balançar ao vento, com cores ousadas e traços à frente de seu tempo foram as inspirações para definir o conceito visual da exposição, que conta com oito cenários, dos quais seis são representações gigantes das famosas paisagens retratadas em suas telas.
A viagem pelo universo de Van Gogh começa por uma pequena sala branca, com um postal tridimensional, com texto extraído integralmente de carta do pintor a seu irmão caçula, Theo. O postal reproduz a sua letra, o papel e o selo da época.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A visitação segue pelos seguintes cenários:
- Campo de Trigo com Corvo
Projeção em tela onde o trigo se movimenta e os corvos surpreendem os visitantes. Esta tela, que faz parte do Museu van Gogh (Amsterdam), foi produzida durante as últimas semanas de vida do pintor e evidencia sua capacidade de transformar suas dores e angústias em imagens vibrantes; - Labirinto Flor de Íris (Obra de referência, Irises)
Com recursos de cenografia e aroma, o visitante se sente como parte da tela; - Praça da Amendoeira (Obra de referência, Amendoeira em Flor)
A cenografia inclui amendoeira florida, bancos de madeira e pontos de som para os visitantes ouvirem as trocas de correspondência entre Vincent e Theo; - Banho de Lua (Obra de referência, Starry Night Over the Rhone)
O cenário inclui recursos de realidade virtual e cadeiras giratórias sobre um chão reflexivo; - Sinfonia da Noite Estrelada (Obra de referência: A Noite Estrelada)
Por meio de projeção imersiva, visitantes podem conhecer os grandes marcos da carreira e da vida de van Gogh; - Foto Pintada
Os visitantes tiram uma foto, com um filtro que remete a um retrato criado por van Gogh, que podem compartilhar em suas redes sociais. - Bosque de Espelhos
Saída da exposição, com cenografia com bosques pintados por van Gogh, multiplicados por efeito de espelhos.
Se você, assim como nós, está curioso para se aventurar pelo mundo particular do artista, anota aí: a exposição fica em cartaz até 15 de setembro, no vão central do Shopping Pátio Higienópolis.
“Paisagens de Van Gogh” tem entrada gratuita e fica aberta para visitação de segunda a sábado, das 10h às 21h, e de domingo e feriado, das 11h às 20h. É necessário agendamento prévio online, pelo site paisagensdevangogh.eventbrite.com.br
Fonte: catracalivre.com.br