Da Redação
Entre os destaques na última semana de abril estão bate-papos sobre gordofobia, exposição sobre arquitetura e periferia e espetáculo circense Cálice do Coletivo Mariás
As Fábricas de Cultura de Brasilândia, Jaçanã e Diadema estarão movimentadas na última semana de abril com uma programação voltada para as questões de gênero e diversidade. As unidades fazem parte do programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e são gerenciadas pela Poiesis. Confira os destaques da programação:
No dia 26 de abril, a partir das 10h, o Coletivo Mariás apresenta Cálice, espetáculo que tem como norte o corpo que sangra, nutre, gera vida e tem o dom de curar, na Fábrica de Cultura Brasilândia. Esse corpo ambíguo que é forte e frágil, firme e gentil, profano e sagrado. Assim, o Coletivo Mariás apresenta quatro corpos que sangram em um único corpo cênico no espetáculo: Cálice. A apresentação circense será feita por Bruna Milani, Mainá Yamachi, Nathália Dias e Nayara Dias. A direção artística do espetáculo é de Dani Rocha-Rosa.
A programação do mês será finalizada com atividades focadas nos debates sobre gordofobia. No dia 29 de abril, às 18h30, a Fábrica de Cultura Jaçanã convida Lu Big Queen, produtora cultural, influencer preta, performer, modelo gorda, dançarina, atriz e ativista decolonial para falar sobre a emancipação e libertação de corpos de pretas e gordas.
Já às 19h30, a Fábrica de Cultura Diadema promove a intervenção-debate Poesia Através das Estrias. Nessa intervenção, três mulheres pretas questionam a relação de tempo/espaço trazendo visões pretas, periféricas com a poesia, dança, canto e ancestralidade, traçando um caminho com dados estatísticos dos lugares de solidão afetiva na perspectiva do corpo negro e gordo.
EXTRA: Até o dia 28 de maio, a unidade Diadema recebe a exposição Laboratório Diadema, que foi pensada como um movimento de retomada e compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Escola da Cidade em parceria com a Prefeitura de Diadema, no 1º semestre de 2021, num momento crítico de isolamento causado pela pandemia.
O ponto de partida para a definição das áreas de intervenção dos trabalhos apresentados na exposição foi de territórios que apresentavam características de centros de bairros, pontos nodais, onde poderiam se articular os equipamentos existentes, adequando sua arquitetura ao entorno e a condição urbana ou a requalificação do desenho urbano, criando territórios de convivência. Estas escolhas foram provocações para que os alunos realizassem percursos virtuais, reflexões e pudessem estabelecer pontes com a cidade real e as possibilidades de transformação do espaço para melhorar a qualidade de vida das pessoas que ali habitam e o usam coletivamente.
As pesquisas, o desenvolvimento dos trabalhos e os resultados obtidos permitiram integração entre as diversas disciplinas do curso e dos diferentes anos. É possível conferir os trabalhos expostos na unidade de terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h.
Para entrada nos prédios das Fábricas de Cultura é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, com duas doses ou dose única, de acordo com o decreto nº 60.989, da PMSP. Em razão do avanço da pandemia, algumas atividades podem ser alteradas ou canceladas. Antes de ir, entre em contato com a unidade. As unidades do programa recomendam o uso da máscara de proteção nos ambientes internos.
A programação completa pode ser acessada pelo hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura.
SERVIÇO:
Fábrica de Cultura Brasilândia
CÁLICE COM COLETIVO MARIÁS
26/4 — Terça-feira — 10h
Atividade Livre
Lotação máxima: 40 pessoas
Local: Av. General Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP
Ficha Técnica
Concepção: Gêmeas Dias
Direção Artística: Dani Rocha-Rosa
Elenco Coletivo Mariás: Bárbara Francesquine; Cintya Rodrigues; Nathália Dias; e Nayara Dias
Técnica: Mateus Bonassa
Produção Executiva: Dente de Leão Cultural
Fábrica de Cultura Diadema
A POESIA ATRAVÉS DAS ESTRIAS
29/4 — Sexta-feira — 19h30
Faixa Etária: maiores de 14 anos.
Lotação máxima: 40 pessoas
Local: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP
EXPOSIÇÃO “LABORATÓRIO DIADEMA”
Até 28/5 — Terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 10h às 17h
Atividade Livre
Lotação máxima: 40 pessoas
Local: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP
Ficha Técnica
Realização
Prefeitura de Diadema e Escola da Cidade
Curadoria e expografia
Luiz Fellipe Machado e Luiz Sobral Fernandes
Conselho Técnico Escola da Cidade
Guilherme Paoliello e Felipe Noto
Apoio
Fábrica de Cultura Diadema
Agradecimentos
Álvaro Razuk, Assis, Bruna Anjos, Débora Filippini, Felipe Noto, Francisco Assis, Guilherme Paoliello, Léo Sarabanda, Mario Reali, Thiago, Wilson Julião.
Registro da Exposição e edição de vídeos
Baú Escola da Cidade
Alexandre Benoit
Clarissa Mohany, Lúmina Kikuchi, Mariana Macedo, João Pedro Puntoni e Júlia Deccó
Fábrica de Cultura Jaçanã
GORDOFOBIA NÃO É PIADA – BATE-PAPO COM LU BIG QUEEN
29/04 — Sexta-feira — 18h30
Atividade Livre
Lotação máxima: 40 pessoas
Local: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – Conjunto Habitacional Jova Rural – São Paulo/SP
——
Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240
Fábrica de Cultura Diadema
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180
Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270