Da Redação
Evento gratuito e ao ar livre traz shows de Hamilton de Holanda, Antonio Neves, Jazzmin’s BigBand e Nômade Orquestra, DJ Sets, Performances artísticas e atividades para crianças, o FAM Festival – FOOD, ART & MUSIC, celebra a retomada do calendário cultural de São Paulo com a edição 2021
Com quase toda a população adulta de São Paulo vacinada, a cidade começa a retomar o seu calendário de atividades culturais e prepara-se para receber nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, a quinta edição do FAM Festival – Food, Art & Music. Promovido pela Agência Scheeeins, e curadoria da programação musical realizada por Luiza Morandini, o Festival reúne ao longo de um final de semana o melhor da música, arte, performances, atrações gastronômicas e lazer para toda a família, no Parque Burle Marx, Zona Sul da capital. O evento é gratuito, ao ar livre, e segue todas as medidas sanitárias e de segurança.
Na última edição promovida em Julho de 2019, que também aconteceu no Parque Burle Marx, o evento reuniu em cerca de 30 horas de programação atrações como Ed Motta, Alma Thomas, Toninho Ferraguti, Black Mantra, Grupo Ares com seu espetáculo de dança em um paredão vertical com bailarinos acrobatas suspensos por cordas, atrações no palco infantil dedicado às crianças, feira de economia criativa com marcas e produtores locais, além de restaurantes e food trucks como Pobre Juan, The Ribs, Rota do Acarajé, que marcaram presença na última edição.
Confira abaixo a programação oficial e detalhada com as atrações da 5ª edição do FAM Festival 2021. Salve a data na agenda e aproveite!
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
PROGRAMAÇÃO FAM FESTIVAL:
SÁBADO
– Antonio Neves
Jovem arranjador e multi-instrumentista carioca, nova aposta do selo britânico Far Out Recordings, especializado em música brasileira, apresenta pela primeira vez em São Paulo, no Fam Festival, seu mais recente show “A Pegada agora é essa”!
– Rubens Oliveira e Yanel Matos apresentam “SER.VIR” – Dança e Música
SER.VIR é uma performance que nasce a partir do encontro de dois artistas: o bailarino Rubens Oliveira, e o músico cubano radicado em São Paulo Yaniel Matos.
– Nômade Orquestra
Em crescente visibilidade no atual cenário da música instrumental brasileira, o grupo traz consigo uma característica singular e de vanguarda, explorando diferentes vertentes e expressões musicais que interagem de forma única, desenvolvendo um trabalho autoral de música instrumental com influências do funk70, jazz, dub, rock, afro beat, ethio grooves e outras expressões musicais.
– DJ Ronaldo Evangelista (Som Veneno)
DJ, pesquisador e produtor musical, Ronaldo Evangelista integra o selo Som Veneno, o coletivo de DJ Veneno Sound System e o projeto Goma-Laca, que explora o universo musical brasileiro gravado em discos de 78 rotações (entre 1902 e 1964). Ronaldo foi produtor musical dos álbuns “Olorum” de Mateus Aleluia e “Donato Elétrico” do João Donato. É jornalista e foi curador musical de eventos como Cedo e Sentado do Studio SP, da festa Olé no Tapas Club e de projetos especiais na gravadora YB.
– Live Painting com Mari Mats, Belca e Maravilixo (Andrea Ribeiro e Carol Cherubini)
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
DOMINGO
Hamilton de Holanda Maxixe Samba Groove
O bandolinista, improvisador e compositor multipremiado Hamilton de Holanda lança seu mais novo trabalho Maxixe Samba Groove, que é uma ode ao balanço, aos ritmos brasileiros e universais que deixam as pessoas conectadas com o groove. Inspirado na alegria de sua experiência com Baile do Almeidinha, que o músico faz há 10 anos no Circo Voador, o show é para mexer as cadeiras, jogar o braço para o alto e ser feliz. As composições são um misto de Choro, Samba, Bossa nova, Xote, Jazz, Reggae, Afro, Maxixe, Pop, Rock, Música Indiana, Baião, Flamenco entre outros.
Ricardo Herz e Vanille Goovaerts com Alice Vaz e Guegué Medeiros – “Ronco do Violino, Forró de Rabeca”:
Um dos grandes nomes do violino popular, Ricardo Herz, idealizou esse forró instrumental onde, com a instrumentista francesa, Vanille Goovaerts (também no violino e rabeca), e com os brasileiros Guegué Medeiros e Alice Vaz (nos zabumba e triângulo), o violino se confunde com a rabeca numa misturada onde a lei é o balanço. Xote, baião, forró, xaxado, choro, clássicos em versões instrumentais e composições próprias são as pedidas desse baile. Nesse forró a tradição e o novo se convidam para dançar e não se largam mais a noite inteira.
JAZZMIN`S BIGBAND
Pioneira por ser exclusivamente feminina a partir de instrumentos dos universos popular e erudito, as 17 musicistas combinam seus talentos em uma experiência musical única. Como resultado, a banda tem sido reconhecida pela crítica como uma das principais revelações da música instrumental latino-americana. Idealizada pela saxofonista Paula Valente e pela pianista Lis de Carvalho, a Jazzmin’s, com particular sonoridade, cria uma combinação de diferentes instrumentos, como vibrafone, clarinete, clarone, trompa e flautas.
O concerto do FAM Festival será o primeiro concerto após o hiato da pandemia e também o primeiro desde a partida precoce da querida guitarrista Renata Montanari, a quem o grupo presta homenagem neste show.
Leandro Cabral celebra Letieres Leite
Pianista, compositor, arranjador e educador, Leandro é um músico de São Paulo de destaque em sua geração. Influenciado pelos mundos coloridos de Letieres Leite e Tânia Maria, alça seus vôos também inspirado em Hancock e Glasper. Em seu álbum, “Alfa”, gravado ao vivo no Teatro Alfa em São Paulo, Leandro, junto ao seu trio, mescla a improvisação do jazz em composições autorais baseadas em ritmos pouco usuais para essa formação, como o vassi e o ijexá, ambos oriundos do universo percussivo afro-brasileiro.
Esse show visa celebrar a memória e obra doe Letieres, gigante baiano que nos deixou tão cedo. Letieres, um dos maiores nomes da música brasileira do século, foi e é revolução negra de proporções ainda inimagináveis e sua dança ecoa pelo país invocando as claves ancestrais.
DJ K_ri
Karine Rossi aka DJ K_ri é uma artista ligada ao poder que a música tem de transformar o estado emocional das pessoas. Sua mistura de ritmos da black music, com temas étnicos de várias nacionalidades, garante sets alegres, muito dançantes e com um refinamento que se transformou em sua marca registrada. A DJ, que já tocou nos principais clubs paulistanos, apresenta sets elegantes de eletronic music e repertório exclusivo de vertente negra, que vai do original funk ao afro-funk, numa dinâmica surpreendente.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
SÁBADO E DOMINGO
“Corpos Suspensos – Uma experiência vertical” – Cia Base | Performance
Com direção de Cristiano Cimino, o show/instalação “Corpos Suspensos” apresenta coreografias que mostram a relação de afeto e superação do corpo com a cidade,onde artistas desafiam seus limites, habitando e fomentando de forma sensorial e atuante o seu patrimônio arquitetônico, artístico, cultural, social e ambiental, criando formas geométricas e desenhos no ar, transmitindo sensações e transformando o espectador. No contexto do FAM Festival no Parque Burle Marx, bailarinas voadoras em situação limítrofe onde a natureza e a dança vertical se encontram. Uma viagem sensorial entre a dança, a natureza, o movimento e a arquitetura.
*Dupla Equilibra Performance com Gustavo Ollitta e Lucero Ponce | Performance
Gustavo Ollitta (@gollitta) é um artista circense que vem desde 2007 fazendo pesquisas no meio das Artes Circenses e manipulação de Malabares, como o Buugeng o qual foi o artista pioneiro no Brasil a levar a mesma arte para seu país e mundo afora. Formado no curso de formação circense na Scuola Di Cirko Vertigo (Itália), Lucero Ponce (@chaskasiri) artista a qual vem dedicando sua vida em pesquisas na Dança do Ventre, Manipulação de Bambolês e Flow arts envolvendo o Fogo, Luz em suas performances.Formada Recentemente como Professora de Yoga na Tailândia e Dançarina de Dança do ventre a 6 anos, Lucero traz um estilo original em suas pesquisas levando à audiência um show místico e memorável. Juntos formam a companhia “Equilibra”, uma combinação de culturas e técnicas únicas.
Kombi dos sonhos | Espaço criança
Este projeto especial é da empreendedora cultural Tatiana Weberman, que lançou os bem-sucedidos Slow Movie e SlowKids.
*IMPORTANTE: O evento disponibilizará serviço de vans gratuito a partir do estacionamento do Hipermercado Extra Morumbi (Av. das Nações Unidas, 16741)
SERVIÇO
5ª edição do FAM Festival
Onde: Parque Burle Marx
Endereço: Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade, São Paulo – SP
Quando: 11 e 12 de dezembro
Horário: entre 10h e 21h
Evento Gratuito