Da Redação
A exposição “Tarsila para Crianças” utiliza tecnologia, interatividade e cenários imersivos para retratar o imaginário de seres, cores e formas de Tarsila do Amaral; Sessão especial traz reprodução tátil dos quadros Abaporu e Floresta, criada especialmente para pessoas com deficiência visual
O Farol Santander inaugura, em 26 de novembro, a inédita exposição “Tarsila para Crianças”, com a curadoria de Tarsila do Amaral (sobrinha neta da artista), Karina Israel e Patricia Engel Secco e produção da YDreams Global.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Aberta ao público até 02 de fevereiro de 2020, a mostra utiliza tecnologia sensorial, cenários imersivos e narrativas integradas para retratar o imaginário de seres, cores e formas da pintora modernista Tarsila do Amaral. Na exposição, é possível passear por cenários oníricos de grande beleza e até mesmo interagir com criações da artista, que apresentam e transmitem o significado de suas obras sob a ótica do universo infantil, a partir de sentidos e sensações.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Os andares 20º e 19º do Farol Santander serão divididos em 7 estações temáticas, num total de 490m² de área expositiva que apresentam a criatividade da artista. Uma oportunidade única para crianças e adultos participarem de uma jornada entre diferentes dimensões do universo da pintora mais conhecida do Brasil.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Logo na entrada da mostra, no 20º andar, há quatro estações: Vila dos Sentidos, Toca da Cuca, Universo Tarsila e Floresta Negra.
Na Vila dos Sentidos, onde a exposição começa, há um cenário bucólico que remete à infância de Tarsila na fazenda São Bernardo, onde cresceu brincando com seus mais de 40 gatos e fazendo bonecos de mato. Uma mini vila caipira será formada por quatro casinhas tridimensionais, rodeadas por cestos de frutas, com inspiração no quadro A Feira. Cada casinha apresentará uma característica marcante relacionada à infância da pintora, como o quarto com sua caixinha de música e bonecas de mato, a sala de estar com piano, foto de família e seus gatos de estimação, seu perfume favorito (Moment Supreme do Jean Patou), o sabonete (Pinot), objetos daquele tempo, e a cozinha com as frutas. Algumas casas têm janelas que remetem a vista da fazenda pintadas por Tarsila.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Na Toca da Cuca, inspirado no quadro A Cuca, o público encontrará um espaço com uma projeção com os bichos divertidos inspirados nos seres imaginários presentes na obra de Tarsila do Amaral, que passarão em uma espécie de tapete imersivo, projetado dentro da Toca da Cuca cenográfica, com acesso pelo túnel da lagarta. Também estão nesse andar áreas inspiradas em “Cartão Postal”, “Urutu”, “O Touro” e “Floresta” – este último tem uma versão sensorial, pensada para pessoas com deficiência visual.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A exposição continua no 19º andar do Farol, com mais 3 estações: Jardim Afetivo, As Cores de Tarsila e Papo com Abaporu.
No Jardim Afetivo, os visitantes são convidados a embarcar em uma viagem sensorial, com animações e sons, como por exemplo, os ruídos da estação de ferro, da caixinha de música, o coaxar do sapo, os grilos, que remetem diretamente a 4 quadros de Tarsila: “O Sapo”, “Estação de Ferro”, “A Boneca” e “Passagem com Touro I”.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
No ambiente As Cores de Tarsila estarão expostos reproduções de diversos quadros impressos e as principais cores da paleta da artista (Cores Caipiras: azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo e verde cantante) para a pintura brasileira e internacional. Ao centro, duas redes coloridas penduradas do teto até quase o chão, representando pinceis. Os visitantes serão convidados a se posicionar nas redes-pinceis, e percebem que no chão há uma projeção que repercute o movimento de cada pincel e vai misturando as cores e dando origem a uma infinidade de pinturas digitais aleatórias.
O público poderá responder a um quiz para adivinhar qual quadro está com a paleta de cores da artista.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
E no espaço Papo com o Abaporu há vários cactos cenográficos e flores holográficas, o espaço abrigará instalações inspiradas em três obras importantes, Abaporu, o gigante pintado por Tarsila do Amaral em 1928, Sol Poente e A Lua.
Com cenografia inspirada na obra Sol Poente, este espaço será completamente instagramável, com um fundo cenográfico projetado com os círculos cor laranja concêntricos em movimento e pufes espalhados a frente que representam os animais da obra de Tarsila.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Papo com Abaporu – em frente a uma reprodução do quadro Abaporu, que se transformou na mais importante obra de arte do país, símbolo do modernismo brasileiro e do movimento antropofágico, haverá dois totens touchscreen com perguntas que serão respondidas pelo enigmático personagem de cabeça minúscula e um pé enorme, via inteligência artificial, matando a curiosidade e o interesse de todos os presentes sobre antropofagia e seu contexto. Acessibilidade, outro tema de suma importância, terá uma reprodução tátil do quadro Abaporu, criado especialmente para que deficientes visuais conheçam a obra de Tarsila do Amaral.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Atualmente, estão no Farol Santander as exposições de arte Machado de Assims (Marcello Dantas), até 12 de dezembro de 2019. ETNOS – faces da diversidade (Marcello Dantas) e Contemporâneo, sempre – Coleção Santander Brasil (Agnaldo Farias e Ricardo Ribenboim), ambas até 05 de janeiro de 2020.
Serviço
Farol Santander – Tarsila para Crianças
Quando: 26/11/2019 a 02/02/2020
Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Funcionamento: terça a domingo
Horários: 09h às 20h (terça a domingo)
Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander)
site e bilheteria física no local
Acessibilidade: Banheiros e elevadores adaptados, rampas de acesso