Por Redação
Iniciativa gratuita, disponível no site do Farol Santander, é passeio cultural online para toda a família, sem sair de casa;
O Farol Santander, um dos ícones de cultura, empreendedorismo, lazer e gastronomia, de São Paulo, disponibiliza, a partir de 30 de março (terça-feira), tours virtuais pelas exposições abertas entre janeiro e fevereiro deste ano. O público poderá conferir online as mostras O Jardim das Maravilhas de Miró; Floresta de Números e A Arte da Moda – Histórias Criativas. As atrações somam-se à versão virtual de ExFinito, que está no ar desde março de 2021.
O passeio online faz parte das ações que o Farol Santander tem tomado desde o ano passado, promovendo a cultura e oferecendo opção de entretenimento no contexto do distanciamento social. Os tours virtuais ficarão disponíveis enquanto o edifício se mantiver fechado para visitas presenciais, de acordo e alinhado com as recomendações das autoridades.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O Jardim das Maravilhas de Miró (24º andar)
Link para o tour Clique Aqui
Com produção da YDreams Global e curadoria de Aline Sultani, Karina Israel e Paulo Solano. A mostra, destinada a toda a família, apresenta um percurso inspirado nas obras e litografias da série Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró, do poeta espanhol Rafael Alberti.
As áreas da exposição foram inspiradas nessa obra criada sobre a homenagem literária que Rafael, pertencente ao grupo de escritores andaluzes da geração de 1927, prestou ao catalão Joan Miró e sua esposa Pilar, memorando uma viagem a um jardim imaginário cheio de flores, plantas exóticas, pássaros, insetos, pequenos animais, gnomos, o sol, a lua e as estrelas.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Floresta de Números (23º andar)
Link para o tour Clique Aqui
A primeira exposição da artista e arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux no Brasil, com produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo), apresenta uma instalação desenvolvida por Moureaux em 2017, para a comemoração de dez anos do The National Art Center (Tóquio). A obra é homônima ao título da mostra e conecta arte, design e arquitetura.
O trabalho de Emmanuelle Moureaux provoca uma sensação de quietude em todo ambiente expositivo, preenchido por mais de quinze mil peças numéricas de 0 a 9, feitas de papeis e fios em cem tonalidades de cores. Os números coloridos são suspensos no ar e alinhados em camadas, numa imersão à floresta colorida em grades tridimensionais, pela qual o público pode caminhar entre as fileiras numerais.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A Arte da Moda – Histórias Criativas (20º e 19º andares)
Link para o tour Clique Aqui
Com curadoria de Giselle Padoin, a exposição apresenta as relações entre arte e moda, além do desenvolvimento do trabalho de criação dos ateliês no Brasil e na Europa (especialmente na França). Dividida em dois andares, o tour permite que os visitantes apreciem, por meio de 170 itens, como vestidos, casacos, acessórios, fotos, vídeos de coleções clássicas e contemporâneas; a história da moda e a sua evolução do clássico ao contemporâneo.
Entre os destaques estão estilistas e marcas como Coco Chanel; Christian Dior e Coleção Rhodia, além de Itens originais do vestido de Tarsila do Amaral, usado em seu casamento com Oswald de Andrade, inéditos ao público.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
ExFinito (22º andar)
Link para o tour Clique Aqui
ExFinito apresenta a primeira grande mostra do artista chileno Iván Navarro no Brasil. Sob curadoria de Marcello Dantas e colaboração de Courtney Smith, artista visual e companheira de Iván, o passeio permite que o público conheça 14 obras de Navarro, além da instalação Escada (Caixa d’Água), intervenção externa na Praça Antônio Prado, localizado em frente ao Farol Santander.
A ideia conceitual das obras é provocar dúvidas, potencializar os nossos sentidos e descobrir quem somos e o que refletimos, com elementos que exploram luzes, espelhos, vidros e eletricidade, para o envolvimento do espectador no trabalho desenvolvido pelo artista.