Da Redação
Evento acontece nos dias 27 e 28 de outubro, das 11h às 20h, com Festival de Tacos e entrada gratuita
De acordo com a tradição do México Antigo, no Dia dos Mortos os vivos se encontram com os mortos para celebrar a vida e a morte em um banquete de sabores, cores e música. Este ano, a festa, considerada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – para toda a família terá apresentações musicais típicas, feira de artesanato, exposição de altares, exibições e workshops de luta livre, palestras, exposição fotográfica sobre a celebração do Día de Muertos, intervenção artística em graffiti, concurso de fantasias (infantil, juvenil e adulto), Espaço Kids com monitores e atividades recreativas para o público a partir de três anos, exibição da animação Viva – A vida é uma Festa no Cinetransformer (sala móvel de cinema), e Festival Gastronômico de Tacos. Tudo isso em um lugar de fácil acesso por transporte público (metrô/trem Barra Funda ao lado e pontos de ônibus pertinho), bike (ciclofaixa no canteiro central da Av. Auro Soares de Moura Andrade e bicicletário no portão 9) e carro (diversos estacionamentos pagos ao redor).
Durante a Fiesta, o público poderá conhecer os dois altares vencedores – um de cada categoria, ETEC e FATEC – do concurso organizado pelo Centro Paula Souza em parceria com o Consulado do México, envolvendo ETECs e FATECs do estado de São Paulo. Parte importante da cultura mexicana do Dia dos Mortos, os altares reúnem os elementos mais queridos daqueles que já partiram e este ano homenageiam o mexicano Rayo de Jalisco, ícone da luta livre, e a atriz Beatriz Segall, falecidos em julho e setembro deste ano, respectivamente. Haverá também um altar interativo chamado Espaço Comunidade, em que fotos enviadas pelo público com a #homenagemamimuerto poderão ser exibidas ao longo do final de semana como forma de honrar entes queridos já falecidos.
Para quem curte artesanato, cerca de 20 expositores levarão à festa diversos produtos típicos como muñecas de Frida (bonecas de Frida Kahlo), caveiras decorativas, roupas e acessórios mexicanos, piñatas e outros objetos de decoração, e máscaras de lutadores. Dois postos farão maquiagem artísticas no público com a temática Día de Muertos.
Outra atração bacana é um ringue da Brazilian Wrestling Federation (BWF) que será montado no evento onde o lutador Bob Junior, comandará apresentações de luta livre e workshops para que o público interessado possa aprender os fundamentos básicos dessa modalidade.
Ainda, uma sala móvel de cinema exibirá a animação da Disney/Pixar “Viva – A Vida é uma Festa”, relacionada ao Dia dos Mortos, e abrigará palestras realizadas por especialistas na tradição mexicana do Día de Muertos. O acesso ao espaço será livre e gratuito, sujeito a disponibilidade.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Concurso de Fantasias
Uma das mais aguardadas atrações do evento é o concurso de fantasias dividido em três categorias – infantil (3 a 12 anos), juvenil (13 a 17 anos) e adulto masculino e feminino (acima de 18 anos) – que acontecerá no domingo (28). Para participar é preciso se inscrever até 30 minutos antes do início do concurso (programação abaixo) apresentando um documento oficial e a fantasia deverá ter relação com o tema e com a cultura mexicana. Os vencedores receberão prêmios de acordo com suas categorias como ingressos para parques, teatro e cinema IMAX, brinquedos, jantar no Taco Tuesday, tequila e hospedagem em hotel.
Programação
Sábado, 27/10
13h – Migrante Calavera, grupo que apresenta música com variadas origens, sentimentos, loucura (palco Praça da Sombra)
Exibição da animação Viva – A vida é uma festa (CineTransformer)
14h – Danilo Dunas, cantor paulistano com fortes laços com a cultura mexicana (palco Praça da Sombra)
Palestra sobre a tradição de Día de Muertos com Victor Barrionuevo (CineTransformer)
15h – Mariachi Sol de América, grupo hispano-americano que coloca a música a serviço da felicidade (palco Praça da Sombra)
16h – Música mexicana com artistas convidados (palco Praça da Sombra)
Workshop de luta livre com Bob Júnior (ringue Praça da Sombra)
17h – Exibição de luta livre com a participação de Bob Júnior (ringue Praça da Sombra)
Palestra sobre Gastronomia Mexicana com Marsia Serrano, nutricionista e pesquisadora da faculdade de farmacobiologia da USP (CineTransformer)
18h – Triptico Caribe, banda formada por músicos colombianos que apresentam uma autêntica festa caribenha (palco Praça da Sombra)
Workshop de luta livre com Bob Júnior (ringue Praça da Sombra)
Domingo, 28/10
12h – Migrante Calavera, grupo que apresenta música com variadas origens, sentimentos, loucura (palco Praça da Sombra)
Exibição da animação Viva – A vida é uma festa (CineTransformer)
13h – Apresentação musical a confirmar (palco Praça da Sombra)
14h – Concurso de fantasia – categoria infantil (palco Praça da Sombra)
Palestra sobre a tradição de Día de Muertos com Tom Almeida (CineTransformer)
15h – Concurso de fantasia – categoria juvenil (palco Praça da Sombra)
Exibição da animação Viva – A vida é uma festa (CineTransformer)
16h – Mariachi Sol de América, grupo hispano-americano que coloca a música a serviço da felicidade (palco Praça da Sombra)
17h – Concurso de fantasia – categoria adulto (palco Praça da Sombra)
Palestra sobre ingredientes tradicionais do México com Hugo Delgado, promotor da gastronomia mexicana no Brasil e fundador do Taco Tuesday Brasil (CineTransformer)
18h – Exibição de luta livre com a participação de Bob Júnior (ringue Praça da Sombra)
Palestra sobre a tradição de Día de Muertos com Victor Barrionuevo (CineTransformer)
19h – Workshop de luta livre com Bob Júnior (ringue Praça da Sombra)
SERVIÇO
Fiesta Día de Muertos – https://www.facebook.com/events/2399268553439805/
Festival de Tacos – https://www.facebook.com/events/543664419389665/
Quando: 27 e 28 de outubro
Onde: Memorial da América Latina (ao lado do metrô Barra Funda) – Praça da Sombra
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Horário: das 11h às 20h
Estacionamento (pago): portão 15, mais próximo do auditório (preço único 25 reais); portão 8 (R$10,00 a 1ª hora; R$10,00 cada hora adicional)
Bicicletário: portão 9