Da Redação
A convite da coluna ‘Guia SP 24H no Rolê’, o casal de influenciadores Cesar Antônio e Gabriela Almeida, do @fizemosumrole, selecionaram 5 passeios imperdíveis que não costumam estar nas rotas principais das pessoas quando visitam SP; os rolês são gratuitos
Todo mundo sabe que na cidade de São Paulo existem inúmeros passeios incríveis e que combinam com todos os tipos e estilos de pessoas. Porém, na prática, essa diversidade não é tão aguçada assim. Afinal, é bastante comum ver as pessoas indo sempre nos mesmos lugares e fazendo sempre as mesmas coisas.
“Se tem um lugar que amamos conhecer e explorar, é São Paulo, essa cidade tem uma riqueza cultural inesgotável, principalmente se tratando de cultura e patrimônio. Por isso nós selecionamos 5 rolês que não costumam estar nas rotas principais das pessoas quando vem visitar a cidade, mas valem muito a pena a visita”, diz Gabriela.
O projeto @fizemosumrole foi criado em 2018, com o objetivo de ser um facilitador de cultura, fotografia e turismo, e desde então é um sucesso no Instagram com as fotos e vídeos incríveis, que mostram a cultura nas cidades, inspirando o turismo nos lugares por onde passa. Atualmente o perfil conta com mais de 90 mil seguidores inscritos na rede social.
Assim, pra te ajudar a sair da mesmice e fazer um rolê diferentão, o casal de influenciadores indicam 5 rolês diferentes e gratuitos em SP e que valem muito a pena a visita. Confira!
PARQUE CASA MODERNISTA
Considerada a primeira residência modernista no Brasil, a casa é projeto de Gregori Warchavchik da década de 20. Ela leva esse título justamente pela adoção de formas puras e pela ausência de ornamentos, até então obrigatórios na época. A casa é um exemplar tão importante que recebe tombamento nas três esferas: municipal, estadual e nacional.
Por que visitar?
Patrimônio cultural e histórico
Primeiro exemplar modernista no Brasil
Parque ao redor da casa
Casa conta um pouco da história da São Paulo antiga
Endereço: Rua Santa Cruz, 325 (Museu) – Vila Mariana
MAB FAAP – MUSEU DE ARTE BRASILERA
O Museu de Arte Brasileira da FAAP abriu ao público em 10 de agosto de 1961, atualmente, o museu conta com aproximadamente 2.500 a 3.500 obras de arte. Dentre estas, há obras acadêmicas e obras relacionadas à ruptura dos padrões de arte devido a Semana de Arte Moderna em 1922.
Por que visitar?
Saguão com vitrais icônicos de Anita Malfati, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, etc
Pórticos de Aleijadinho
Exposições
Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo
PARQUE CIDADE DE TORONTO
O parque nasceu de uma parceria entre a prefeitura de São Paulo e de Toronto, no Canadá. São mais de 100 mil metros quadrados com diversas opções de lazer, tem playground pros pequenos (com brinquedos típicos do Canadá), tem trilha para caminhadas, muitos espaços para piquenique, um lago, com uma ponte de madeira e muitos cantinhos para fazer fotos lindas.
Por que visitar?
Playground para as crianças com brinquedos típicos do Canadá
Trilha para caminhada
Espaço para piquenique
Lago com ponte de madeira
Endereço: Av. Cardeal Motta, 84 – City América, São Paulo
MEMORIAL DA RESISTÊNCIA
O edifício inaugurado em 1914 foi sede e armazém da Sorocabana Railway Company, assim como muitos edifícios da São Paulo antiga, o projeto foi de Ramos de Azevedo seguindo o estilo eclético. Posteriormente o local se tornou sede do DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social) no período da ditadura militar, cujo principal objetivo era reprimir qualquer manifestação contrária ao regime, através de prisões arbitrárias, fazendo ameaças, executando sessões de tortura e causando desaparecimento e morte de pessoas por motivos meramente políticos. Lá estão as celas reais das vítimas da ditadura e mostra as condições a que eram submetidas.
O memorial fica dentro da Pina Estação e conta parte dessa história que não podemos esquecer!
Por que visitar:
Patrimônio histórico
Conta toda a história do golpe e da ditadura militar
É possível visitar as celas dos presos políticos
Importante memorial sobre o período e uma lembrança para não repetirmos esse erro
Lembrete para não exaltarmos torturadores e para desconfiarmos de quem faz isso
Acervo fixo sobre direitos humanos
Projeto de Ramos de Azevedo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo
MUSEU DE ZOOLOGIA
O Museu derivou a partir do Museu Paulista após a doação da coleção de história natural do Coronel Joaquim Sertório no final do séc. XIX, mas apenas na década de 40 o museu ganhou um edifício próprio para abrigar seu acervo. Sua exposição é fixa e possui fósseis, réplicas de fósseis e até mesmo exemplares de animais empalhados.
Por que visitar?
Esqueleto de dinossauro gigante
Bichos de diferentes origens
Traz muita biodiversidade
O acervo conta com mais de 800 peças
Endereço: Av. Nazaré, 481 – Ipiranga, São Paulo
O perfil lançou recentemente um infoproduto incrível para você explorar ainda mais a cidade de São Paulo: o “100 ROLÊS EM SP“. Para comprar clique aqui