Da Redação
Os destaques ficam por conta da exposições de Flávio de Carvalho, ReDescobrindo O Rio Pinheiros e das inscrições da Bienal Sesc Videobrasil
Flávio de Carvalho: Experimental no Sesc Pompeia – Como parte do programa Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões realizado pelo Sesc São Paulo, ao longo do ano, em celebração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e ao Bicentenário da Independência do Brasil (1822), será inaugurada no Sesc Pompeia a exposição Flávio de Carvalho (Amparo da Barra Mansa RJ 1899 – Valinhos SP 1973) Experimental, com curadoria de Kiki Mazzuchelli e curadoria adjunta de Pollyana Quintella. A mostra revisita a produção de Flávio de Carvalho e traz um panorama das suas importantes contribuições no período de transição entre as vanguardas do início do século XX e sua relação com o experimentalismo radical da década de 1960, tais como a Tropicália, Cinema Novo e o Concretismo.
Serviço
Quando: De 30 de agosto a 29 de janeiro de 2022
Horário: Terça a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 10h às 19h
Local: Sesc Pompeia – R. Clélia, 93 – Água Branca, São Paulo
ReDescobrindo O Rio Pinheiros no Sesc Santo Amaro – A exposição Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros, que abre em 20 de agosto no Sesc Santo Amaro, apresenta uma viagem no tempo pela história de um dos principais rios da capital paulista, provocando um olhar cuidadoso para a relação do rio Pinheiros com o processo de urbanização da cidade. Por meio de instalações, mapas, maquetes, projeções, depoimentos e muita história, a mostra instiga o público navegar por um vasto conteúdo distribuído por todo o espaço expositivo. As curiosidades, fatos e informações são apresentados com possibilidade de construção de narrativas diversas pelo próprio visitante proporcionando experiência direta com os conteúdos.
Serviço
Quando: De 20 de agosto a 18 de dezembro de 2022
Horário: Terça a sexta, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, 11h às 18h.
Local: Sesc Santo Amaro – Espaço das Artes – Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Exposição Máquina Kalunga de Aline Motta no Sesc Belenzinho – Exposição incrível – Máquina Kalunga (instalação de Aline Motta) no Sesc Belenzinho, que foi aberta ao público para visitação no último dia 29, com curadoria de Claudinei Roberto da Silva.Aline Motta em sua Máquina Kalunga, por meio de fotografias e projeções, reafirma o leitmotiv de sua obra: a busca por suas origens e uma conexão profunda com a natureza. Na grande lateral de vidro do espaço, com 15,50 metros de altura e 21 de largura, foi ampliada e plotada uma foto da série “(Outros) Fundamentos” (2017-2019). Como Aline esclarece, “máquina kalunga é uma máquina de ver o invisível com seus olhos d?água”. Segundo cosmologias centro-africanas, o que separa as dimensões dos vivos e dos mortos é uma linha fina de água chamada Kalunga.
Serviço
Quando: De 29 de julho a 11 de dezembro de 2022
Terças e sábados, das 10h às 21h – Domingos e feriados, das 10h às 18h
Sesc Belenzinho – Endereço: Rua Padre Adelino, 1000.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Exposição “Lilás” de Maíra Freitas apresenta abordagens sobre temas relacionados à maternidade e diversidade de gênero no Sesc São Caetano – O Sesc São Caetano apresenta uma exposição bem interessante da artista Maíra Freitas (que é de Campinas) e traz elementos envolvendo temas atuais e que fazem o visitante refletir sobre o papel da maternidade, gênero, mãe solo e violência obstétrica. Essa é a proposta da exposição “Lilás”, que estará aberta a partir do dia 11 de agosto. Lilás também é o nome da filha de Maíra. Os temas abordados em sua mostra fizeram e fazem parte da vida da artista, que coloca em primeiro plano os traços que a singularizam como mulher cisgênero, lésbica, não branca e mãe solo, tendo na “maternagem” o elo das intersecções entre essas características.
Serviço
Quando: 11 de agosto a 10 de dezembro de 2022
Segunda a sexta: 9h às 21h – Sábados: 9h às 17h30
Sesc São Caetano – R. Piauí, 554 – Santa Paula, São Caetano do Sul
Bienal Sesc_Videobrasil abre convocatória para sua 22ª edição, que acontecerá em outubro de 2023 em São Paulo – A 22ª Bienal Sesc_Videobrasil, que acontecerá em outubro de 2023 no Sesc 24 de Maio, em São Paulo e tem chamada internacional aberta para seleção de artistas entre os dias 1º de agosto e 2 de setembro.A Bienal recebe inscrições de obras em qualquer formato e idioma de artistas e/ou coletivos nascidos em países do Sul Global, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ou radicados neles há pelo menos cinco anos, e artistas indígenas de quaisquer nacionalidades. a 22ª Bienal busca selecionar trabalhos que tratem das memórias coletivas, das lembranças e esquecimentos que constroem narrativas históricas e sociais, relativas a povos, nações e regiões geográficas.
Leia aqui o partido curatorial da 22ª Bienal Sesc_Videobrasil
Clique aqui para se inscrever nessa edição.
Em caso de dúvidas, escreva para 22bienal@videobrasil.org.br
Sesc Digital disponibiliza Websérie inédita “Sem Título – Conversas no Acervo Sesc de Arte”, com participação de diversas personalidades – Websérie produzido pelo Sesc onde personalidades de diversas áreas foram convidadas a lançar seus olhares sobre obras do Acervo Sesc de Arte em uma websérie com 10 episódios. Nomes como André Abujamra, Antônio Nóbrega, Daniel Munduruku, João Gordo, Jup do Bairro, Leandrinha Du Art, Preta Ferreira e Tifanny Abreu estão entre os que convidam o espectador a interpretar as obras através dos sentidos, da percepção e da memória. Eles expressam com liberdade e diversidade de fruição suas análises e, rompendo com os tradicionais formatos de discussão de obras de arte, nos convidam a interpretá-las através dos sentidos, da percepção e da memória.
Disponível no Sesc Digital a partir de 5 de julho de 2022. Grátis. Livre.