Da Redação
Exposição online e gratuita exibe afinidade entre os artistas em mergulho no universo da escultura metálica
Com apenas um clique, amantes das artes do mundo inteiro podem ter acesso à mostra “Julio González, Pablo Picasso e a desmaterialização da escultura”, apresentada na Sala Recoletos, da Fundación MAPFRE, em Madrid, Espanha. A visita está disponível virtualmente na plataforma da organização até o dia 8 de janeiro, e pode ser acessada neste link.
A parceria entre os artistas espanhóis nasceu em 1928, quando ambos colaboraram na criação do momento funerário dedicado ao poeta Guillaume Apollinaire. A escultura de ferro resultante do processo se tornou um marco da arte do século XX, por introduzir a abstração na esculturação.
Pela primeira vez, no entanto, essa obra conjunta é apresentada em uma exposição enquanto resposta a influências do movimento de transparência e desmaterialização que agitou diferentes formas de criação no final dos anos 1920 e 1930. O projeto é assinado pelo historiador de arte Tomàs Llorens, que dedicou boa parte de sua carreira a esta linha de pesquisa.
A exibição presencial contém mais de 170 obras entre desenhos, pinturas e esculturas, algumas delas indisponíveis para reprodução. Sua versão virtual pode ser explorada de modo livre ou guiado pela curadora de artes plásticas Casilda Ybarra Satrústegui. O folheto completo sobre o projeto pode ser acessado pelo site da Fundación, bem como os textos originais que acompanham as obras.
A mostra é um verdadeiro mergulho no universo da escultura metálica, em que os visitantes podem conhecer com mais profundidade as características desse estilo e a relação entre os artistas, viajando pela Barcelona modernista, passando pelos anos em Paris, até a morte de Julio Gonzáles, em 1942.
A exposição foi organizada pela Fundación MAPFRE, em parceria com o Musée Nacional Picasso-Paris e a Administração González, que reúnem grande parte do acervo de obras dos artistas.