Da Redação
Localizado no campus Barra Funda da Faculdade Impacta Tecnologia, reúne mais de 5 mil itens em seu acervo, como relíquias de 1950, e é o primeiro do mundo a contar com visita guiada no universo virtual
15 de agosto, dia da informática, foi o escolhido para a reinauguração do Museu da Informática, fundado em 1998 por José Carlos Valli, empresário do setor de computação, e que está localizado desde 2019 na sede da Faculdade Impacta Tecnologia, no tradicional bairro da Barra Funda, em São Paulo.
Dentre os mais de 5 mil itens do acervo, destaque para uma memória de ferrite (1950), mainframe de 1959, mouse de madeira (1962), Osborne 1 — primeiro computador portátil, entre outras relíquias.
Estes podem ser observados na visita presencial ou no universo virtual. O Museu da Informática é o primeiro do mundo a ter uma exposição no metaverso.
“Tivemos a nossa primeira visita guiada no metaverso em junho de 2022. Com um óculos de realidade virtual, a história da informática é contada do ábaco até o futuro por meio do canal do Youtube”, explica José Carlos Valli.
“Revolucionamos a forma como recebemos os nossos visitantes e expandimos o alcance, pois eles não precisam mais estar em São Paulo para acompanhar a fascinante história da informática”, complementa.
Na visita física, os visitantes também têm contato com o resumo no metaverso e, depois, visitam o acervo.
“Para a Faculdade Impacta, que respira tecnologia, é um privilégio ter o museu em nossa sede. Nossos alunos podem visitar e acompanhar a evolução, bem como aproximamos as empresas de nossa instituição”, afirma Celio Antunes, fundador e CEO do Grupo Impacta Tecnologia.
O Museu da Informática será reaberto para as visitas a partir de 16 de agosto.
Local: Faculdade Impacta Tecnologia – Campus Barra Funda. Av Rudge, 315, LOJA 1 – Bom Retiro, São Paulo/SP