Da Redação
Concerto especial sob a direção musical de Gabriel Levy apresenta músicas paulistanas que tiveram influência no movimento modernista de 22
Durante o mês de maio, o Museu Judaico de São Paulo (MUJ) oferece ao grande público uma série de atividades educativas, visitas teatralizadas e um concerto com direção musical de Gabriel Levy, que apresenta músicas paulistanas que tiveram influência no movimento modernista de 22. Veja, a seguir, a programação completa, sempre com entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados na recepção do MUJ, 1 hora antes de cada evento):
PROGRAMAÇÃO MUJ | MAIO 2022
Acervo Levy e o modernismo Paulistano
Live: Segunda-feira, 16 de maio, às 18h, com mediação de Roberta Sundfeld
Concerto: Sábado, 21 de maio, às 17h, no térreo
No contexto do centenário da Semana de Arte de 22, o Museu Judaico desenvolve o ciclo “Acervo Levy e o modernismo paulistano” e convida o músico Gabriel Levy a apresentar ao público o Acervo Levy, um acervo familiar sobre a música na cidade de São Paulo, focando nos trabalhos culturais e musicais de Henri-Louis Levy e seus filhos Alexandre Levy e Luiz Levy, e como suas obras influenciaram o modernismo paulistano. O evento consiste em uma live no dia 16 de maio e uma apresentação musical no dia 21 de maio. A live é uma introdução à apresentação musical que irá acontecer no dia 21.
O concerto A música dos Levy: a música instrumental da Belle Époque paulistana chama atenção para a interface entre a música erudita e a popular na obra de Alexandre Levy (1864-1892) e Luiz Levy (1861-1935), revelando aspectos da cena musical da cidade de São Paulo na segunda metade do século XIX e começo do século XX através da música e atuação transformadora dos integrantes da família Levy. Serão apresentadas adaptações desse rico repertório construído a partir de partituras originais que integram o Acervo Levy. O concerto tem direção musical e arranjos de Gabriel Levy, que também toca acordeão, com Ana Luiza Amaral (voz), Milton de Mori (bandolim), Neymar Dias (viola caipira), Toninho Carrasqueira (flauta) e Thomas Howard (violão de 7 cordas).
Atividade educativa
14/05 – 16h Sábado: Livro Vivo com Libras: “13 palavras”, de Lemony Snicket, com ilustrações de Maira Kalman.
Visita teatralizada – 14/05 Sábado 14h
Atores com roupas de época são os mestres de cerimônia desse percurso pelo prédio que hoje abriga o Museu Judaico e foi uma sinagoga. Os visitantes do museu são transportados para a primeira metade do século XX e conhecem a trajetória de imigrantes que chegaram a São Paulo de navio e aqui construíram uma nova vida. Atividade para toda a família. Indicação: a partir de 8 anos.
15/05 – 16h Domingo: Livro Vivo: “Aldeias, palavras e mundos indígenas”, de Valéria Macedo, com ilustrações de Mariana Massarani.
15/05 – 11h30 Domingo: Contação de História (com Libras) Utilizando bonecos, adereços e músicas, os educadores apresentam histórias da tradição Judaica, da cultura popular e da literatura universal que dialogam com conceitos do Museu.
“O projeto “Educação e Participação” é uma realização da Sapoti Projetos Culturais em parceria com o MUJ e conta com o patrocínio do Grupo CCR e com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei 8.313/1991.”
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Serviço
Museu Judaico de São Paulo (MUJ)
Local: Rua Martinho Prado, 128 – São Paulo, SP
Ingressos: gratuitos, distribuídos 1 hora antes de cada evento
Contribuição sugerida R$ 20
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com mobilidade reduzida