Da Redação
Ao longo do mês de fevereiro, as Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, estarão com uma programação voltada para as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, um dos marcos do Movimento Modernista no Brasil. Todas as atividades são gratuitas.
Na Oficina Cultural Oswald de Andrade, um dos destaques é a exposição Parque 22, da artista plástica Iara Jamra. A exposição reúne pinturas, esboços e rascunhos que buscam refletir o mundo em 2022: personagens ocultos, sem rostos, sem olhares, inexpressivos e atônitos, diante de uma pandemia avassaladora. As obras remetem a Semana de Arte Moderna de 1922 como num parque de memórias. A exposição pode ser visitada até 30 de abril.
Outra exposição em destaque na Oficina Cultural é Meditações 22, que tem curadoria de Ângela Barbour, idealização de Altina Felício e a participação de 22 artistas convidados a pensar a questão da Água, o Rio Tietê, inspirados no texto de Mário de Andrade, “A Meditação sobre o Rio Tietê”, e refletir sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna em 1922. As obras ficam expostas até 15 de março.
De 14 a 19 de fevereiro a Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe o espetáculo Dos Escombros de Pagu. Com texto de Tereza Freire e direção de Roberto Lage, a peça apresenta a vida de Patrícia Galvão de forma a dar voz a Pagu, musa dos modernistas, militante, inquieta, lúcida, mãe, filha, poeta e jornalista. Ao longo da peça, a “personagem Pagu” conta sua história e reflete sobre tudo o que viveu, desde a infância até o final de sua vida. Apresentações de segunda a sexta, às 20h, e no sábado às 18h.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Além do teatro, a dança também terá espaço na programação dedicada ao centenário. No intuito de homenagear o compositor Heitor Villa-Lobos, que teve papel fundamental na Semana de 22 e nos desdobramentos do modernismo, a atividade Solos Brasileiros: Danças para Villa-Lobos reúne 9 artistas da dança contemporânea para criar experimentos cênicos que possuem como ponto de partida as Bachianas Brasileiras.
Até 19 de fevereiro, Allyson Amaral, Ângelo Madureira, Beatriz Sano, Eliana de Santana, Ivan Bernardelli, Jorge Garcia, Luis Ferron, Mariana Muniz e Morena Nascimento mostrarão os resultados do convite para mergulhar no universo do modernismo e de suas reverberações em solos inéditos que serão apresentados ao público nos diferentes espaços da Oficina Cultural Oswald de Andrade. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência. Confira a programação:
18/2 – SEXTA-FEIRA | 13h
– Paisagens 1.2.3 – Mariana Muniz (Rua interna/Convivência)
– Oferenda Coreográfica para Villa Lobos – Filme de Morena Nascimento (Cineclube)
18/2 – SEXTA-FEIRA | 19h
– ONILÉ – Ângelo Madureira (Área de Convivência)
– VERMELHO COMO BRASA OU ME MOSTRA ONDE DÓI – Jorge Garcia (Casinha 41)
– tudo de novo – Beatriz Sano (Sala 7)
19/2 – SÁBADO | 13h
– tudo de novo – Beatriz Sano (Sala 7)
– Bocaaaaaaa – Allyson Amaral (Área de Convivência)
– Oferenda Coreográfica para Villa Lobos – Filme de Morena Nascimento (Cineclube)
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Já a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano recebe o “Projeto Expográfico” de Luis Guimarães, que traz uma Releitura Contemporânea da Semana de 22. As obras apresentadas trazem técnicas de pintura, assemblage, marcenaria e escultura em metal. Dentre as referências a Tarsila do Amaral, ilustração do Poema de Manuel Bandeira declamado na ocasião, o projeto ainda apresenta retratos de Oswald de Andrade, Di Cavalcanti e Mário de Andrade produzidos à mão, que chegam a grande proporção de 2,20mt.
As obras ficam expostas até 11 de março, podendo ser visitadas de segunda a sexta, das 11h às 17h, e aos sábados, das 10h às 13h.
SERVIÇO:
OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
EXPOSIÇÃO: PARQUE 22
Artista: Iara Jamra
Cenografia: Murillo Carraro
Até 30/4 | De segunda a sexta, das 11h às 20h; e aos sábados das 11h às 16h;
Público: Interessados em geral
Indicação: Atividade Livre
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
EXPOSIÇÃO: MEDITAÇÕES 22
Coordenação: Ângela Barbour | Idealização: Altina Felício
Até 15/03 | De segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Aos sábados das 11h às 16h.
Atividade livre.
Artistas participantes: Altina Felício, André Érnica, Andréa Barbour, Ângela Barbour, Cildo de Oliveira, Eliana Anghinah , Evandro Carlos Jardim, Hugo Fortes, João Manccini, Lourdes Sakotami, Lucas Schlosinski, Lygia Eluf, Maura Takemiya, Mônica Rubinho, Nori Figueiredo, Paulo Pt Barreto, Pitiu Bomfin, Raquel Cintra Fayad, Regina Carmona, Ruth Kelson, Sidnei Philocreon de Mendonça e Sissi Fonseca.
ESPETÁCULO: DOS ESCOMBROS DE PAGU
Direção: Roberto Lage
Até 19/2 — segunda a sexta-feira às 20h, e sábado às 18h.
Público: Artistas, estudantes e interessados em geral.
Indicação: Maiores de 14 anos
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
SOLOS BRASILEIROS: DANÇAS PARA VILLA-LOBOS
Com: Mariana Muniz | Jorge Garcia | Beatriz Sano | Allyson Amaral | Morena Nascimento | Eliana De Santana | Ivan Bernardelli | Luis Ferron | Ângelo Madureira
De 15 a 19/2 — terça-feira a sábado, com sessões às 13h e às 19h.
A cada sessão será apresentado um programa distinto. Ingressos distribuídos com 1h de antecedência.
Indicação: Maiores de 16 anos
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO
A CONTEMPORANEIDADE DA SEMANA DE 22: PROJETO EXPOGRÁFICO DE RELEITURA
Coordenação: Luis Guimarães.
11/2 a 11/3 — De segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e sábados, das 10h às 13h
Atividade livre.
Local: Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – Rua Joaquim Pimentel, 200 – Brasilândia – São Paulo/SP
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 — Bom Retiro — São Paulo
Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.
Pessoas que desejam visitar exposições e grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente pelo site, onde também encontram informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19; ou agendar pelo WhatsApp (11) 94343-9338
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.
Programação gratuita. Parte da agenda é mantida de forma virtual. Saiba mais no hotsite +Cultura. Para conferir o que está disponível presencialmente, acesse o site do programa Oficinas Culturais.
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Rua Joaquim Pimentel, 200 — Cohab Taipas — São Paulo
Telefone: (11) 3994-3362 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para visitar a Oficina, agende antecipadamente pelo WhatsApp (11) 3971-3640, onde também encontram informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação da Covid-19.
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes e barras de segurança no sanitário
Programação gratuita. Parte da agenda é mantida de forma virtual. Saiba mais no hotsite +Cultura. Para conferir o que está disponível presencialmente, acesse o site do programa Oficinas Culturais.
SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela POIESIS — Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura. O programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI — Festival Literário e MIA — Festival de Música Instrumental), Ciclos de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa Qualificação em Artes (qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança), o Programa de Formação no Interior e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação. Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).