Da Redação
De 7 a 30 de outubro, a Padocaria SP, uma premiação inédita que terá a participação direta do público para escolher os estabelecimentos campeões de 7 categorias – como Pão na Chapa e Sanduba – além de entregar os troféus para a Melhor Padaria de São Paulo e para os destaques de cada região da cidade
São Paulo é imbatível no quesito padarias. Por aqui, elas são chamadas de padocas, e fazem parte do cotidiano dos paulistanos. São 6 mil padarias produzindo diariamente 20 milhões de pães franceses na Capital, e anualmente são 45kg per capita no Estado de São Paulo. A média nacional anual é de 37,5kg.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Se Londres é conhecida pelos pubs e Paris, por seus bistrôs, São Paulo tem nas padarias uma de suas maiores instituições gastronômicas. É difícil, mesmo, encontrar alguém que não tenha sua “padoca” do coração ou alguma boa história ao balcão de uma delas. Para muitos, o dia não começa antes de um bom pão na chapa acompanhado de um pingado.
Foi pensando nisso que a dupla Eduardo Maya (chef e criador do Projeto Aproxima e do Festival Comida Di Buteco) e Miguel Icassatti (jornalista, colunista do UOL e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco) resolveu criar o Padocaria SP, premiação que vai eleger pela primeira vez A Melhor Padaria de São Paulo, e premiar outras que se destacam por servir alguns itens que não podem faltar nesses estabelecimentos.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Funciona assim: A eleição se dará em duas etapas. Na Fase 1, que vai de 7 a 16 de outubro, o público vota (sempre via www.padocariasp.com.br) nas categorias Pão na Chapa, Sanduba, Time de Chapeiros, Serviço de Frios, Doce, Café, Pãozinho e Melhor Padaria. O voto é espontâneo, isto é, o público é livre para escolher qualquer padaria de sua preferência – desde que ela esteja nos limites da cidade de São Paulo. E é permitido indicar uma padaria diferente para cada categoria. Já na Fase 2, o objetivo é eleger as melhores padarias de cada região da cidade, selecionadas entre as 5 mais votadas na Fase 1 em cada região de São Paulo (Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste). Nessa fase, além do público, um corpo de jurados também participa da eleição que acontece entre os dias 21 e 30 de outubro. No dia 9 de novembro, serão conhecidos os vencedores em todas as categorias, as melhores padarias de cada região (voto popular e júri), além do grande prêmio para A Melhor Padaria de São Paulo.
SERVIÇO
Padocaria SP 2021
Votação: 1ª fase, de 7 a 16 de outubro; 2ª fase, de 21 a 30 de outubro
Premiação: 9 de novembro, com transmissão pelo instagram @padocariasp
www.padocariasp.com.br