Da Redação
Especializada em game arte interativo, a Mostra PLAY! convidou artistas para desenvolver obras de jogos que brincassem com a conceito de metaverso (termo utilizado para indicar um modelo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais).
A “brincadeira” está disponível até o dia 30 de janeiro, das 14h às 20h, em uma tela instalada no Vale do Anhangabaú, no centro, com três jogos bem interativos feitos por VJs, ilustradores e programadores.
Em “Aya e Seu Lindo Black Power”, por exemplo, o gamer precisa plantar na cabeça da personagem as sementes ancestrais que representam sonhos e podar os pesadelos. A obra discute o afeto, a ancestralidade e a beleza do cabelo crespo.
O jogo foi criado pelo estúdio de afro games Sue The Real, utilizando a tecnologia Leapmotion, na qual um sensor interpreta os movimentos das mãos dos jogadores, sem que haja qualquer contato físico.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Outra opção para os jogadores é o “PixelPong”, de Ricardo Palmieri, inspirado no clássico do Atari: “Pong”. Nesse tênis de mesa virtual, cada jogador controla, por meio da captura de movimento de seus corpos, uma barra para defender seu campo.
O game arte “Vice-Verso” completa a Mostra. Desenvolvido por Dimitre Lima e Koral Alvarenga, o jogo é uma espécie de filtro de imagem coletivo, que transforma os rostos das pessoas que passam a até 4 metros de distância da tela em uma versão virtual. A instalação é inspirada no livro de ficção “Snow Crash”.
O intuito é entreter quem passa pelo Vale do Anhangabaú e provocar reflexões.
A Mostra PLAY! também está presente na pista de skate do CEU Inácio Monteiro, nas noites dos dias 29 e 30, das 19h às 22h30. A intervenção “Pista Pixel: SK8 Mapping na Cidade Tiradentes” mescla a imagem dos skatistas do local, com uma projeção de arte em vídeo. As atrações são gratuitas.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});