Da Redação
O Sesc São Paulo está promovendo a mostra OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros, composta por uma seleção de filmes nacionais dirigidos por negras e negros, em cartaz no CineSesc ou de forma on-line, através da plataforma Sesc Digital. O projeto iniciou no dia 19 de janeiro e vai até o dia 9 deste mês.
Além da representatividade, a mostra destaca a rica cadeia produtiva e criativa do cinema brasileiro. O projeto visa, ainda, ampliar e aprofundar a discussão sobre as questões raciais.
O título da mostra tem um significado que vai ao encontro da proposta do Sesc. No idioma Yorubá, “ojú” significa “olho”, o ponto de partida para o cinema, mas também uma metáfora para o espectador enxergar o outro.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A programação completa conta com curtas, médias e longas-metragens nacionais, além de debates, cursos e oficinas on-line gratuitos.
Entre os destaques: “Cabeça de Nêgo”, dirigida por Déo Cardoso, e o documentário “Chico Rei Entre Nós”, de Joyce Prado. Inspirado no livro dos Panteras Negras, Cardoso estreia na direção de longa-metragem com a história de um aluno que, após sofrer insultos racistas na sala de aula, tenta impor mudanças em seu colégio ao enfrentar a direção e colocar em foco o racismo presente na instituição de ensino.
Já Joyce Prado faz sua estreia na direção de longas, ao narrar a história e legado do rei congolês escravizado que lutou pela liberdade — a sua e a de seu povo — durante o Ciclo do Ouro em Minas Gerais. A documentarista faz de Chico Rei o ponto de partida para explorar os diversos ecos da escravidão brasileira na vida dos negros e negras de hoje, entendendo seu movimento de autoafirmação e liberdade a partir de uma perspectiva coletiva.
A comédia “O Pai da Rita”, de Joel Zito, é outro longa de destaque na programação da mostra. No filme, Ailton Graça e Wilson Rabelo interpretam dois amigos que partilham o amor pela escola de samba Vai-Vai e um amor de juventude.
Ao todo, a mostra terá 43 sessões presenciais no CineSesc, em São Paulo, com venda de ingressos pelo site da unidade e na bilheteria do cinema. Na plataforma Sesc Digital estão disponíveis nove títulos da mostra, que poderão ser assistidos gratuitamente pelo público de todo o Brasil, no endereço sescsp.org.br/oju.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});