Da Redação
Com curadoria da fotógrafa Karina Bacci, do MAM-SP, a mostra segue em cartaz até 7 de abril na Estação República do Metrô
Em cartaz desde o início de março, a exposição “A Cidade Através da Lente” se despede da capital paulista em 7 de abril . A mostra é derivada de um projeto homônimo, que propõe protagonismo e transformação social por meio da fotografia. Realizada pela Pink Produções e produzida pela Elo 3, em parceria com o Consulado da Mulher e patrocínio da Whirpool, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, esta iniciativa fortalece o processo da descoberta das afetividades, valorizando seus produtos e potencial gastronômico de cada uma das participantes.
Localizada na Estação República do Metrô, a mostra é resultado do trabalho de 40 mulheres empreendedoras paulistanas, que participaram de oficinas online de capacitação profissional em arte e fotografia ministradas pela artista e educadora Flávia Mielnik, responsável ainda pelo educativo do Museu da Casa Brasileira. Com curadoria de Karina Bacci, fotógrafa do Museu de Arte Moderna de São Paulo, a exposição valoriza a sabedoria gastronômica destas mulheres que tiveram a oportunidade de aprender, de forma teórica e prática, como captar as texturas, cores e sensações de suas comidas através da fotografia, além de melhorar a comunicação de suas empresas.
As empreendedoras Thaís Alves e Hortense Mbuyi Mwanza são duas das expositoras presentes na mostra. Thaís é proprietária do Qumbe Doces Africanos, uma confeitaria, em São Paulo, especializada em culinária africana que busca resgatar a ancestralidade através do paladar. A congolesa Hortense é proprietária do Espaço Wema, uma cozinha comunitária localizada na Ocupação 9 de Julho, que tem como objetivo principal a culinária afetiva e ancestral, apresentando o cotidiano e o valor dos ingredientes africanos.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
“É muito importante estimular o protagonismo e fortalecer a autoestima dessas mulheres, para que possam perceber que são capazes de produzir coisas incríveis, e ocupar um papel de destaque dentro da comunidade onde vivem”, conta Soraya Galgane, diretora da Pink Produções. “As participantes desta edição do projeto são empreendedoras do ramo gastronômico, e puderam aplicar as técnicas aprendidas dentro do ‘A Cidade Através da Lente’ para impulsionar a comunicação e as vendas de suas empresas”, completou a empresária.
“Esta mostra tem o objetivo de despertar sensações e memórias afetivas relacionadas à comida, utilizando como recurso a fotografia. O projeto cria novas formas de olhar para o alimento, usando a arte como ingrediente para impulsionar a divulgação e expansão dos pequenos negócios que apoiamos. Estamos muito orgulhosos dos resultados obtidos e esperamos que os visitantes possam também se deliciar com a qualidade das imagens”, diz Leda Böger, Diretora do Consulado da Mulher.
Além de São Paulo, a exposição “A Cidade Através da Lente” segue presente nas cidades de Manaus, Rio Claro, com início em Joinville em maio – cidades em que atua o Consulado da Mulher. Cada cidade terá o trabalho das empreendedoras locais exposto na mostra. Após o encerramento nestas cidades, ainda serão doados materiais didáticos e máquinas fotográficas para as integrantes do projeto, além de catálogos da exposição para bibliotecas e escolas destes municípios.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Serviço “A Cidade Através da Lente”
Tema: Descoberta da Gastronomia Afetiva
Curadoria: Karina Bacci
Projeto Educativo em Fotografia e Arte: Flávia Mielnik
Endereço: Estação República do Metrô
De 08/03 a 07/04
Entrada Gratuita