Da Redação
Na década de 1980, as indústrias Matarazzo, o maior complexo industrial da América Latina na época, fechou suas portas. Em São Paulo, a Casa das Caldeiras era responsável pelo fornecimento de energia para as Indústrias. Após seu fechamento, o local permaneceu em pé, porém produzindo outro tipo de energia: foi transformado em um centro cultural, movido a expressões artísticas e criatividade.

O prédio, com arquitetura histórica da década de 1920, foi tombado em 1986, como patrimônio histórico da cidade de São Paulo, restaurado e revitalizado em 1999, se tornando um Centro Cultural de Produções Independentes. Hoje, ele é palco e residência de artistas das mais variadas vertentes que o utilizam como fonte de inspiração, meio de produção, local de criação e apresentação.
Por meio de diversos programas de ocupação, a Casa das Caldeiras abre suas portas para a comunidade e hoje é um ponto de referência e resistência cultural no bairro da Água Branca. Todos os domingos a associação recebe produtores independentes que realizam eventos gratuitos para a comunidade, dentro do programa TODO DOMINGO. Já durante a semana, a associação é ocupada por artistas residentes, com seus diferentes projetos dentro do programa Obras em Construção.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A Associação Cultural Casa das Caldeiras (ACCC) foi criada em 2005 nesse espaço, e é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos de ocupação artística e cultural. Todos os anos são abertas novas vagas para residência artística. Coletivos musicais, de cinema, grafite, teatro, dividem o mesmo espaço, em uma grande mistura de arte e cultura.

A casa é autossustentável, vive da cultura que produz, dos espetáculos teatrais que lá nasceram, das exposições de arte, das festas promovidas pelos DJs e B-boy’s que treinaram entre as caldeiras. A proposta é que a ocupação do espaço sirva não só para produção cultural, mas também para reflexões sobre a cidade e a sociedade em geral.
Serviço
Associação Cultural Casa das Caldeiras
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 2000 – Água Branca – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3873-6696.
Fonte: cidadedesaopaulo.com